O Que é um Tridente? Qual o Significado? Tatuagens, Tipos e Variações!

O Tridente e um símbolo encontrado em diversas culturas. No entanto, em cada uma delas ele possui uma simbologia diferente e um significada específico.

Então, se o que você deseja á saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

O que é um Tridente?

Um tridente nada mais é do que um objeto que possui três pontas ou três dentes. O seu conceito pode ser utilizado em com uma grande variedade de significados que mudam conforme o contexto.

Ele é considerado também um símbolo mágico e solar. Ele pode simbolizar poder, força e também o universo, sendo muito utilizado pelos antigos gladiadores.


Qual o significado deste símbolo?

O tridente é um símbolo que pode ter inúmeros significados. Isso irá variar de acordo com quem o utiliza e o contexto no qual ele está inserido.

Por exemplo, é o símbolo da psicologia. Isso porque representa a 23ª letra do alfabeto grego, que se chama “Psi”.

No que diz respeito ao aspecto simbólico, o tridente traz consigo as forças do inconsciente. De acordo com Sigmund Freud, é a representação da tríade das forças:

  • Id – Inconsciente
  • Edo – pré-consciente
  • Super ego – consciente

Mais do que isso, cada uma das pontas podem servir ainda para representar as correntes da psicologia, que são:

Um Tridente

  •  Comportamento
  • Psicanálise
  • Humanismo

Pode significar ainda as pulsões humanas, que são sexualidade, espiritualidade e conservação. Além disso, é um símbolo que pode possuir diversos outros significados que veremos a seguir nos próximos tópicos.

Na cultura cristã, por exemplo, é a representação de Satanás. No budismo, por sua vez, o tridente pode simbolizar as três joias de Buda. Elas representam a destruição dos males que corroem o espírito, que são preguiça, raiva e também o desejo.

O que é o Tridente de Exu?

Para algumas religiões de matriz africana, Exu nada mais é do que um orixá mensageiro do movimento e da comunicação. Ele é o portador de um tridente que simboliza mistérios, poder e força.

Dessa forma, as três pontas simbolizam a busca pela evolução espiritual através do equilíbrio e da sabedoria. Isso porque Exu utiliza para dominar espíritos perdidos trazendo a luz.

É importante destacar também que, dentro desse contexto, o tridente ainda pode representar aqueles que são os quatro elementos primordiais, que são: o fogo, a água, o ar (que são as três pontas voltadas para cima) e a terra, que é a base central que fica voltada para baixo. Sendo assim, pode ser ainda a representação da junção do universo em sua totalidade.

Tridente de Poseidon

Poseidon é o nome dado ao deus dos mares e das águas subterrâneas e submarinas na mitologia grega. Já na mitologia romana, o deus de mesma função recebe o nome de Netuno.

Ambas figuras eram representadas sempre portanto um arpão de 3 pontas ou um tridente. Era com esse instrumento que eles puniam aos demais e ainda capturavam as almas dos seus inimigos.

Mais do que isso, ele era considerado também uma arma de guerra. A base do tridente era ficada na terra para criar mares agitados ou calmos. Assim, a peça também servia para simbolizar a inconstância.

uma estátua grega com um Tridente

Tridente de Shiva

Shiva é considerado o deus supremo para o hinduísmo, da Índia. O seu emblema é um tridente denominado “Trishula”. Ele representa a força e a união, sendo um objeto carreado pelo Deus da energia criativa, da destruição e também da transformação.

O tridente de Shiva é um símbolo solar, que representa esse deu, os raios e também os seus três papéis, que são a preservação, destruição e criação.

Ele também serve para representar as tríades de passado, presente e futuro, e equilíbrio, inércia. Da mesma forma, uma outra divindade hindu que é representada com isso na mão é o deus do fogo, denominado Agni. Ele também sempre aparece montado em seu carneiro.

Tatuagem

A tatuagem de tridente, assim como o símbolo do objeto pode ter diferentes interpretações. Obviamente isso irá variar de acordo com o contexto no qual ela está inserida e à interpretação que cada cultura faz do mesmo.

No entanto, se existem algo que é praticamente unanimidade, é que o tridente é um forte símbolo do poder.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o tridente, o que é, o que ele significa em diferentes culturas e representações e qual a sua interpretação. Aproveite essas informações!