Trevo de 4 Folhas – Qual o significado? Tatuagem de trevo, Origem, Lenda

O trevo de 4 folhas é sinal de sorte. Para alguns, encontrá-lo é sinal de bom presságio, embora a lenda diga que as pessoas só tem sorte realmente se ganharem a plantinha de alguém.

Difícil de ser encontrado (a maioria deles tem apenas 3 folhas), o trevo pertence ao gênero botânico Trifolium e à família Fabaceae. Além disso, faz parte da subfamília faboideas. Acredita-se que existam mais de 300 espécies de dessa subfamília do trevo. Os trevos são comuns no Hemisfério Norte.

Para se desenvolverem bem, os trevos precisam de bastante chuva. Caso cultivados em ambientes fechados se faz necessária a rega constante da planta. Embora gostem também da meia luz, as suas folhas crescem de acordo com a quantidade de luz que recebem. Ou seja, quanto mais luz, maiores são as suas folhas.

Origem do trevo de 4 folhas

A origem do trevo de 4 folhas data a época de 300 A.C. – quando Magos Druídas da Inglaterra acreditavam nos seus poderes de trazer sorte e prosperidade.


As civilizações antigas dos povos celtas também prestavam culto à planta. Para eles, quem encontrasse um trevo de 4 folhas recebia bençãos, como a boa sorte.

Qual o significado do trevo de 4 folhas?Desenho de um Trevo de 4 Folhas

O trevo de 4 folhas, de acordo com lendas antigas, é sinal de boa sorte, prosperidade e poderes. Para receber todas as bençãos que o trevo traz é preciso que você ganhe a plantinha de alguém.

A lenda do trevo da sorte

Registros apontam que a lenda do trevo da sorte é bastante antiga. Os Magos Druídas da Inglaterra, por volta de 300  A.C. já acreditavam nos poderes do trevo de 4 folhas.

Outros registros também apontam o culto a planta pelos povos celtas. Eles também acreditavam na boa sorte que a planta trazia.

Para os Magos, o trevo tinha a capacidade de captar os poderes dos Deuses e das florestas. Encontrar um trevo de 4 folhas ainda trazia prosperidade. No entanto, para que toda essa sorte do trevo de 4 folhas funcionasse, a pessoa teria de ganhar a pequena plantinha de outra pessoa.

Além disso, cada uma das 4 folhas do trevo simbolizavam uma virtude. Seriam elas: esperança, amor, sorte e fé. As 4 folhas ainda representariam as 4 estações do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno), os 4 elementos do universo (Terra, Fogo, Água e Ar) e as 4 fases da Lua (Nova, Cheia, Minguante e Crescente).

Cruz de trevo

Se percebemos, as 4 folhas do trevo formam a figura de uma cruz, cujo os mais místicos consideram que simbolizam o sagrado, a unidade e o equilíbrio. Por esse motivo, o trevo de 4 folhas é considerado um verdadeiro talismã e um amuleto de sorte.

Em relação a sua forma, muitas lendas e significados estão ligadas à planta. Em algumas culturas antigas, por exemplo, as 4 folhas que compõem o trevo simbolizam a fé, a sorte, o amor e a esperança; além das 4 estações do ano; das 4 fases da lua e dos 4 elementos essenciais da natureza: fogo, ar, terra e água.

Tatuagem de trevo de 4 folhas

Algumas pessoas querem imprimir toda a boa sorte que o trevo de 4 folhas traz, desenhando sua imagem no corpo. A tatuagem da planta é mais escolhida pelas mulheres, devido ao seu desenho delicado.

Geralmente quem faz uma tatuagem no corpo do trevo de 4 folhas está de olho na sorte que o desenho pode trazer. Os principais locais do corpo onde as pessoas tatuam o trevo de 4 folhas são: o tornozelo, o ombro e o pulso.

Como cultivar o trevo de 4 folhasTatuagem Trevo de 4 Folhas

Se você quer cultivar em casa trevos de 4 folhas, deve primeiramente procurar sementes da planta. Elas são encontradas em lojas especializadas.

O melhor é cultivar os trevos em um jardim, mas também é possível semeá-los em vasos, dentro de casa.

Para plantar os trevos, siga os passos a seguir;

  1. Prepare uma área de terra previamente arada e um local onde bata sol ou que fique à meia sombra.
  2. Sobre essa área, espalhe cerca de meio balde de cal para cada metro quadrado. Misture o cal na terra, com o auxílio de uma enxada ou uma pá.
  3. Mantenha o cal repousando junto a terra por uma semana, Isso faz com que a terra aumente o seu nível de alcalinidade – o que é bom para o desenvolvimento dos trevos.
  4. Depois da pausa de uma semana, distribua as sementes na terra, de maneira uniforme.
  5. Agora, cubra as sementes espalhadas com uma pequena camada de terra.
  6. Regue de forma moderada o espaço, sem encharcá-lo.
  7. Os trevos costumam durar cerca de 4 anos.
  8. Regue sempre que sentir que a terra está seca. A rega ideal é que ela fique úmida.