Significado do Tau – Qual Sua Simbologia? Qual Sua Origem? Tipos!

Você já deve ter ouvido no Tau, o símbolo usado pelos Franciscanos e por outros membros da igreja católica. Pois bem! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse símbolo tão antigo e com grandes e importantes significados para os cristãos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não significa a morte. Pelo Contrário, ela representa o Deus vivo, que entregou-se por seus filhos como a maior prova de amor.

Além de representar uma letra grega, ele também representa um símbolo bíblico. É a grafia mais antiga em forma de cruz e quer dizer verdade, luz, poder, palavra e a força da mente para um bem maior.

Acredita-se que o melhor Tau deve ser ganhado de alguém, e não comprado. Pois, quando se ganha, entende-se que a pessoa que o deu vê no outro as qualidades dos três nós.


Qual a origem?

O Tau tem valor simbólico e representa a última letra no alfabeto hebraico, e a 19ª do alfabeto grego. Representa o encontro entre o divino e o humano, encontro entre a terra e o céu. E um dos símbolos franciscanos mais famosos. É possível encontrá-lo hoje em um cordão pendurado no peito, em escultura na parede, em broche, etc.

Desde a antiguidade, este é simbolo que representa o crucifixo. É muito utilizado quando se faz referência a São Francisco de Assis e a aos Franciscanos.

Quando Santa Bárbara tratava de doentes, com a imposição do símbolo, ela invocava para que Deus curasse as pessoas que estavam padecendo.

um pingente de Tau

Qual o significado do símbolo TAU?

  • O Tau é um sinal da devoção dos cristãos.
  • Acima de tudo, é um símbolo que representa a vida de Cristo que foi crucificado.
  • Representa a proteção contra o mal
  • É também o reconhecimento do cristão de que o Filho de Deus foi salvo do perigo.
  • Representa a Cruz de Cristo, é o símbolo da dignidade de seus filhos.
  • Um símbolo que mostra que também devemos ser fortes diante das provações, como Cristo foi. Além de humildes e submissos para com as vontades de Deus.
  • É um sinal de salvação.
  • Em direção a uma espiritualidade sadia.
  • Filhos de Deus.
  • Representa a penitência e a conversão interior.
  • Recordação do batismo.
  • Um sinal de dor pelos pecados do mundo.
  • Sinal daqueles que sofrem.
  • Lembrança do Amor, da redenção e da cruz.

Qual o significado do TAU na maçonaria?

Na maçonaria, o Tau aparece como um ferramenta de arquitetura, uma régua-T, ou um esquadro-T. Aparece também nos aventais de alguns cargos ou graus, com a “cabeça” para baixo, para identificar a autoridade da hierarquia maçônica.

O TAU de Ezequiel

O profeta Ezequiel usou o Tau na Bíblia: “Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem” (Ez 9,4).

O Tau representa a salvação devido a identificação com a letra grega do símbolo de Ezequiel marcado na fronte daqueles que já estavam salvos.

O TAU de São Francisco

São Francisco tinha um sinal muito querido. Ele tinha a convicção de que, somente na cruz de Jesus Cristo, é que o homem encontraria a sua salvação.

O Papa Inocêncio III, em 2015, pregou um símbolo cristão novo. São Francisco estava presente na reunião e resolveu assumir o símbolo Tau como o brasão oficial da sua Ordem Religiosa, que era a Ordem dos Frades Menores. Há três nós no Tau de São Francisco, cada um com o seu significado: Pobreza, Obediência e a Castidade. E ele é pendurado no pescoço por um cordão.

Tudo o que São Francisco escrevia, era selado com o Tau, como forma de demonstrar a densidade do amor do Pai, por meio da Cruz de Cristo, que representa o sinal da salvação. Tudo isso demonstra a importância dada ao Tau por São Francisco. O Tau Franciscano verdadeiro é feito todo em madeira. A ele não se fixa nenhum apetrecho, como foto, desenho, nada.

O que ele não é:

um Tau

Muitas pessoas usam o Tau da maneira incorreta, como uma joia, um pingente, e outros. Isso não deve acontecer, pois ele é um símbolo sacramental, e seu uso tem muitos significados importantes, como vimos anteriormente. Confira abaixo o que o Tau não é:

  • Não é um amuleto de boa sorte, onde as pessoas devem possuí-lo somente por trazer o bem.
  • Não é um amuleto mágico.
  • Não é um brinquedo e menos ainda um fetiche.
  • Não é feito em metal duro e nem em aço.

Pergunta dos leitores

Por que o TAU é feito de madeira?

A madeira é um material pobre, frágil e simples. Dessa forma, Deus chama os seus filhos para viverem de forma simples, com um espírito humilde. Também é um material fácil de se trabalhar. Onde o cristão que é batizado deve se deixar modelar conforme a vontade do Pai.