Tartaruga Maori: Qual a sua Simbologia? E Seu Significado? Como Fazer?

Certamente você já percebeu que desde 2010 é crescente a onde de tatuagens maori que vem aparecendo, não é mesmo. Nelas, podemos encontras espirais, tubarões, símbolos e ate tartaruga maori, sendo que cada uma delas possui um significado especial.

Para quem não sabe, os Maoris nada mais são do que uma tribo de nativos, com origem na Nova Zelândia. Para eles, o significado dessas pinturas corporais vai muito além da estética.

Nos dias de hoje, embora a tatuagem seja um adorno estético, ela ainda carrega o significado que as formas tinham para esse povo.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!


O que são tatuagens maori?

Quando atingiam a vida adulta, os membros da tribo Maori eram tatuados. A partir de então, passavam a receber desenhos em seus corpos, incluindo quando ficavam mais velhos.

Cada desenho realizado simbolizava o que tal indivíduo possuía na sua tribo. Justamente por isso e que era fácil conhecer a historia de um membro apenas olhando as suas tatuagens.

Essas tatuagens também tinham o papel de representar a posição de um determinado indivíduo na tribo que pertencia. Assim, elas podiam significar bravura, batalhas e guerras vencidas, bem como outros feitos importantes.

Mais do que isso, as imagens ainda poderiam simbolizar a linhagem da qual um guerreiro descende. Podiam representar a família, como é o caso da tartaruga maori, e também outros feitos e detalhes da vida de um integrante.

As tatuagens maori são feitas com diversas formas, tais como espirais que se encaixam um no outro, triângulos círculos e outros. Cada um deles, representando algum aspecto e com um significado próprio.

Normalmente esses desenhos eram feitos na região das pernas, nádegas e rosto nos homens. Já nas mulheres, eram feitas mais no pescoço, lábios, costas e queixo.

Atualmente, no entanto, os projetos de tatuagem maori são feitos mais nos braços e pernas.

uma tartaruga maori tatuada

Significado da Tartaruga Maori

Existem muitas formas, símbolos e animais que são contemplados nas tatuagens maori. No caso da tartaruga maori, ela representa a longevidade e a calma. No entanto, serve também como um símbolo para a família e o respeito à mesma.

Como fazer uma tatuagem de tartaruga maori?

Na sua origem, a tatuagem maori era feita com material desenvolvido na tribo mesmo. Usava-se tinta natural e a “agulha” era feita de materiais naturais que penetravam a pele para inserir a tinta. Era o próprio “tatuador” que fazia manualmente os repetidos movimentos de perfuração que as máquinas atuais fazer mecanicamente.

Nos dias de hoje, a melhor forma de fazer uma tatuagem maori é procurar um tatuador especializado nessa arte. Existem diversos profissionais que são especialistas nesse tipo de obra e desenho.

Então, procure um profissional qualificado e experiente pra realizar o seu projeto de tatuar, por exemplo, uma tartaruga maori.

Outros símbolos em maori

A simbologia maori e bastante extensa e possui uma grande variedade de símbolos. Como já foi dito, cada um deles tem um significado. Esses símbolos poderiam ser combinados, para formar algo maior ou tatuados de forma individual mesmo. Vamos conhecer logo a seguir mais alguns símbolos maori.

Espiral (Koru)

Simbolizando harmonia e crescimento, o desenho desse símbolo se baseia e uma folha de samambaia desfraldada. Vale lembrar que o tipo de samambaia chamado “fern” é típico da Nova Zelândia.

Hei matau (anzol)

Os peixes constituíam a base da alimentação da tribo. Então, para eles, o anzol é um símbolo principalmente de prosperidade, mas também de determinação, força e saúde.

Torção simples

Quando o símbolo apresenta apenas uma torção, ele significa o caminho da vida. Para os maoris ele é o símbolo da eternidade.

Torção dupla ou tripla

uma tartaruga maori

Esse é o símbolo que representa a união eterna de duas pessoas, bem como de duas cultura. Sua representação diz que mesmo que essas pessoas enfrentem dificuldades, a ligação delas pela amizade e pela lealdade será para toda a vida.

Manaia

Essa figura antropomórfica possui cabeça de pássaro, rabo de peixe e corpo de homem. Esse ser é um guardião espiritual que detém superpoderes, guardando o mar, o céu e a terra.

Hei tiki

O tiki é tido como um talismã maori que traz fertilidade e sorte. Sua forma é a representação de um embrião humano que não nasceu. Ele possui uma mente clara, leal, perspicaz e sábia.

Pakati

Sua forma imita os pelos de um cão e é um padrão usado para representar os guerreiros da tribo, sua coragem, batalhas enfrentadas e força.

Hikuaua

A sua forma é uma representação do rabo do peixa chamado cavala. Esse padrão e um símbolo na região da Nova Zelândia de Taranaki, simboliza a prosperidade.

Unaunahi

Esse padrão serve para representar as escamas de peixe e simbolizam a abundância e a boa saúde.

Taratarekae

É um padrão que representa os dentes de uma baleia visto que a Nova Zelândia é famosa por abrigar 38 das 88 espécies de baleia que existem no mundo inteiro.

Ahu ahu mataroa

Formas que servem para simbolizar as conquistas e o talento esportivo ou atlético dos membros da tribo. Representa também os novos desafios.

Além desses símbolos, o maori é um estilo que pode ser aplicado de diversas formas. Além deles, existem ainda os animais que podem ser representados nas tatuagens, como é o caso do tubarão e da tartaruga maori.

Pergunta dos leitores

O que significa fazer uma tartaruga maori na panturrilha?

Na verdade, o que tem significado são as formas da tatuagem em si, visto que cada uma possui um significado próprio. O local do corpo onde a tatuagem será realizado não influencia muito no seu significado.

Dessa forma, uma tartaruga maori feita nas costas ou na panturrilha, terá o mesmo significado que já foi explicado anteriormente, que é de longevidade e respeito à família.