Suástica – Origem e Significado, Cruz, Símbolo Nazista, Usos do símbolo

A suástica – conhecida também como cruz suástica – trata-sede um símbolo místico. Ele pode ser encontrado em  muitas culturas e religiões em períodos diferentes da História. Índios, Celtas, Budistas, Gregos, Hindus e outros povos usavam o símbolo de forma positiva.

Registros indicam que o símbolo da Suástica tem mais de 5 mil anos. Autores creem que a suástica detém um significado especial por ser encontrado em muitas culturas.

Já a suástica usada pelo nazismo tem seus braços apontando para o sentido horário. Ou seja, indo para a direita e rodando a figura de modo que os braços ficam no topo. Devido a adoção da suástica pelo nazismo, hoje ela considerada uma figura negativa.

O que é a Suástica?

A suástica é um símbolo místico, que originalmente simboliza a busca pela salvação, felicidade e boa sorte.  Em algumas culturas, o símbolo refere-se ao conceito de um movimento cíclico de renovação da vida.


O símbolo é formado por uma cruz. Duas extremidades cruzadas ficam posicionadas em torno de um centro.

Desenho do símbolo Suástica

Em algumas culturas a suástica representa o conceito do movimento cíclico e de regeneração da vida.

A suástica é chamada também de cruz suástica ou cruz gamada. Tal símbolo está presente em diferentes e antigas culturas, como dos Celtas, dos Astecas, dos Gregos, dos Budistas, dos Hindus, entre outros povos.

Há diversos tipos de suásticas, que depende da cultura em que ela era usada. Porém, essencialmente, todos os símbolos da suástica possuem uma estrutura semelhante, em formato de cruz.

Existem, por exemplo, pelo menos dois tipos principais de suástica: uma com os braços direcionados para a direita (representando a energia masculina) e outra com os braços que apontam para a esquerda – que representa a energia feminina.

Origem do símbolo

Estudiosos acreditam que o símbolo da suástica existe há pelo menos mais de 7 mil anos. Acredita-se que a simbologia era empregada por povos que habitavam a região da Eurásia, no Período Neolítico. Também eram usadas por civilizações antigas ,  da América Central e da América do Norte.

Etimologicamente, o termo suástica vem do sânscrito: svastika – que significa conduta do bem- estar ou boa sorte.Tradicionalmente, acredita-se que grande parte das civilizações em que o símbolo era usado, ele detinha um significado ligado ao sol – representando, assim, o nascimento e o renascimento. Ainda simbolizava para esses povos uma fonte de energia com a capacidade de criar tudo no mundo.

Significados da Suástica

A suástica é um símbolo místico. Sua origem originalmente significa a boa sorte, a salvação e a busca pela felicidade.

O símbolo do cruz, porém, se tornou maus conhecido quando o Movimento Nazista Alemão o adotou. Isso aconteceu a partir de 1920. Para o movimento alemão, a suástica representava que ele estava acima de outros povos e deviam exterminar os judeus.

Diversos usos do símbolo

Como já mencionamos, o símbolo da suástica possui, originalmente, significados positivos, como a boa sorte e a busca da felicidade. Porém, como a partir de 1920 o símbolo foi adotado pelo Movimento Nazista, hoje se observa pouco uso da figura.

Algumas pessoas pertencentes a grupos esotéricos permanecem usando o símbolo da suástica, devido aos seus significados positivos. Outras, porém, que não tem ligação com movimentos esotéricos, evitam usar os símbolos em seu corpo, em razão do Movimento Nazista.

Alterações da SuásticaSímbolo nazista

A suástica passou por poucas alterações desde sua criação, que segundo estudiosos, data mais de 7 mil anos.

Porém, podemos observar hoje dois tipos distintos dos símbolos. Um deles representa a energia masculina e tem os braços da cruz apontados pela direita. Já o outro símbolo da suástica possui os braços da cruz direcionados para a esquerda, representando a energia feminina.

A Suástica atualmente

Nos dias atuais, devido a adoção do símbolo pelo Movimento Nazistas e suas atrocidades cometidas, o símbolo ganhou um significado negativo entre as pessoas. Porém, ainda pode ser visto o símbolo sendo usado por poucos grupos que ainda levam o Nazismo como forma de vida, sendo que alguns desses membros até possuem tatuagens com suástica usada pelo nazismo.

Algumas pessoas, porém, não se importam com a adoção do símbolo do Nazismo e utilizam a figura em tatuagens, pingentes, estampas de camisetas, etc.

No Brasil, o uso do simbolo da suástica para finalidades nazista é considerado um crime. A lei que rege tal ato criminoso é a lei  9.459, conforme dispõe o parágrafo primeiro do seu artigo 20. A lei foi sancionada em 1997.