Símbolos de Músicas – Origem dos Símbolos musicais, Significados

Não há como negar, a música está presente na vida de todo mundo. Não importa o estilo, ela é capaz de marcar qualquer pessoa. Mas conhecer como o som é produzido, o que é preciso para que isso aconteça, exige pelo menos um pouco de estudo a respeito. Conheça aqui os símbolos de músicas.

Para os leigos, ter uma partitura em mãos não significa nada. Parece somente um amontoado de símbolos sem significado. Mas é aí que a gente se engana. Os símbolos de músicas são os elementos mínimos para que se formem os sons.

Na vibração de uma corda, por exemplo, ela provoca o movimento de moléculas de ar à sua volta. A agitação dessas moléculas acontece com a mesma frequência que a vibração da corda. O nosso ouvido então, capta a vibração do ar, processa e atribui um som ao cérebro. Para cada uma das frequências de vibrações, o nosso cérebro é capaz de atribuir um som distinto, ou seja, uma nota diferente.

O que são os símbolos de músicas?

Os símbolos de músicas são as representações gráficas de notas musicais. Normalmente usados nas partituras, como uma maneira de orientar o maestro e os músicos. Vários são os símbolos musicais, divididos entre notas e claves.


Nome de todos os símbolos de músicasDesenhos de Símbolos de Musicas

Alguns símbolos de músicas são representados pelas notas musicais, na medida em que são usadas na composição de melodias. Em países de língua anglo-saxônica, essas 7 notas musicais dão lugar às letras do alfabeto, de acordo com a correspondência abaixo:

A = LÁ; B = SI; C = DÓ; D = RÉ; E = MI; F = FÁ; G = SOL ou H = SOL.

Existem vários símbolos musicais. E esses estão divididos, principalmente, entre as notas que vimos acima e as claves. As principais claves são:

– Clave de Sol, Clave de Fá, Clave de Dó

Encontramos também notas musicais nas partituras, além das claves, como:

– Semibreve, Minima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa.

Símbolos de dinâmica

Entende-se por dinâmica a variação da intensidade do som, ou o volume. Usada como uma forma de expressividade da música. Para indicar a intensidade na música, usa-se siglas, que representam expressões italianas sob a pauta. Seguem abaixo os símbolos de dinâmica musical:

  • pianíssimo (pp): a intensidade é ainda mais baixa do que no piano
  • piano (p): executa-se o som com intensidade baixa
  • mezzo piano (mp): de intensidade moderada, mas não tão fraca quanto o piano
  • mezzo forte (mf): de intensidade moderadamente forte
  • forte (f): de intensidade forte
  • fortíssimo (ff): de intensidade muito forte

Origem dos símbolos de músicas

Na Idade Média, a música sofreu grandes mudanças. Guido d’Arezzo, um monge italiano, um regente do coro da Catedral de Arezzo, situada na região de Toscana foi o grande responsável por tantas mudanças.

A música, durante muito tempo, foi passada de uma pessoa para outra de forma oral, até que foi criada a escrita musical. Fato que se só foi concretizado no século IX.

Guido d’Arezzo então, sugeriu a utilização do tetragrama. Desse fato, surgiram então, as primeiras partituras, nas quais os compositores começaram a gravar o que compunham. Mas é óbvio que tudo isso não foi feito tão rapidamente. Até chegarem à configuração usada na composição sacra, do período medieval, passaram por inúmeras mudanças. O formato atual só foi atingido no século XV.

As notas musicais e seus nomes foram mais uma contribuição de Guido d’Arezzo. Ele usou as primeiras sílabas de um hino, o de São João Batista, para dar nomes para as notas que hoje conhecemos. Esse foi um fato de grande importância para a história da música.

Com o passar do tempo, foram feitas algumas pequenas alterações como forma de facilitar tanto o aprendizado quanto a execução. Algumas das alterações feitas no sistema de Arezzo foram: a nota UT passou a se chamar DÓ, como uma maneira de facilitar o canto, e a terminação da sílaba em uma vogal. Acredita-se que essa alteração tenha sido feita por Giusepe DONI, que era um músico italiano.

Como digitar os símbolos de músicas no computador

É possível digitar os símbolos de músicas no computador através de teclas de atalho. Confira abaixo:

♪ – Alt + 13

♫ – Alt + 14

♩ – Alt + 9833

♬ – Alt + 9836

♭ – Alt + 9837

♮ – Alt + 9838

♯ – Alt + 9839