Símbolo Om – Significado, Om no Ioga, Origem do Símbolo, Tatuagem

Seja protegido e abençoado. A tradução mais próxima do significado da palavra Om, derivada do dialeto Veda. Uma escrita muito antiga, anterior aos primeiros povos hindus. O símbolo Om representa a harmonia e a paz do universo. Tudo está contido em uma expressão que, bem pronunciada, torna-se uma canção de harmonização da alma e do ambiente.

Com instrumentos musicais bem afinados ou equipamentos de avançada tecnologia, é possível reproduzir as cinco notas que compõem a pronúncia correta do símbolo Om. Monges hindus costumam treinar durante anos para proferir em cantos o que é muito mais do que uma simples palavra.

Saiba mais sobre o símbolo Om e as crenças que cercam esta palavra tão curta e ao mesmo tempo, tão cheia de significado.

Significado do símbolo Om

O símbolo Om, também pronunciado como Aum, é para ser dito quase como uma canção. De todos os mantras hindus, Om é o mais significativo. De acordo com as tradições do hinduísmo, a palavra ‘Om’ é usada ao começo e ao final de cada oração.


A tradição hindu diz que o símbolo Om contém, em sua pronúncia, o sopro daquele que tudo criou, sendo o som mais poderosos de todos. Om estava presente na criação do universo e dentro de Om estão contidos todos os outros sons do universo.

Origem do símbolo OmDesenho do Símbolo Om

Om é encontrado nos 4 textos vedas. Pergaminhos que trazem a origem do alfabeto sânscrito. É neste dialeto que os povos indianos escrevem. Dentro do símbolo, estão representados os cinco elementos primordiais da criação do universo: Água, fogo, terra, ar e éter. O símbolo Om é na verdade um conjunto de cinco palavras representadas por ideogramas, agrupadas.

Os quatro pergaminhos que formam os textos vedas têm origem estimada em aproximadamente dois mil anos antes de Cristo. Os textos sagrados. Neles estão contidos rituais complexos, hinos, cantos, mantras, mágicas, rituais sagrados e místicos, encantamentos e ensinos tradicionais. Tudo com riqueza de detalhes.

Com a quantidade instruções contidas nos textos vedas, é possível dizer que havia uma cultura muito mais completa e mais antiga utilizando aqueles conhecimentos. Os textos vedas seriam apenas uma enciclopédia de conhecimentos utilizados por um povo muito mais antigo e de origem desconhecida.

Om no Ioga

Para o hinduísmo, Brahma é o criado de todo o universo. Ao meditar, a pessoa que entoa o mantra sagrado do símbolo Om está entrando em harmonia com toda a criação. Entoar Om durante a meditação serve para curar o corpo, equilibrar as energias, trazer paz, harmonia e crescimento espiritual.

Dentro da prática dos exercícios físicos da Ioga, a meditação é como um ato religioso. O mesmo que seria para o católico ir a uma missa. O objetivo do uso do símbolo Om durante a meditação. Após o exercício físico, atingir um estado de perfeição e equilíbrio entre o corpo físico e o mundo espiritual.

Para muitos religiosos hindus, sejam monges ou líderes espirituais chamados de gurus ou iogues, pronunciar o símbolo Om durante a meditação serve para proteger a mente de todos os males.

Tatuagem do símbolo Om

Tatuar o Om no próprio corpo tem vários significados:

Na tradição hindu, o discípulo ou seguidor do hinduísmo tatua Om no corpo por reconhecer Om como grande força do universo. É um sinal de crença, de fé. Ocidentais que acreditam ao menos um pouco no significado do símbolo Om podem tatuar a palavra no corpo para pedir por paz, harmonia e iluminação.

Os tamanhos da tatuagem do símbolo Om ou os locais do corpo onde Om pode ser tatuado variam muito. não há no entanto, nenhuma regra escrita ou indicação de onde seria melhor tatuar Om. As áreas mais comuns são os braços, alto das costas ou peito. E a tatuagem é muito usada por homens e mulheres.

É comum que os homens prefiram usar uma tatuagem do Om combinada com adornos de pessoas, rostos e artes gráficas hindus. Já as mulheres costumam unir a tatuagem do símbolo Om com desenhos de arranjos de flores.

Como fazer no teclado?

Gosta do símbolo Om e quer usar em suas conversas? No iPhone, o mais prático é baixar uma atualização de símbolos. Você encontra Apps na loja virtual. O mesmo recurso está disponível para Android. Já para usar no PC, o ideal é usar os caracteres especiais do Microsoft Word, copiar e colar em um chat ou página da web.

Para inserir o símbolo Om usando o Microsoft Word, vá em ‘Inserir’ na barra de ferramentas superior. A dica é para usar o padrão Microsoft. Procure a palavra ‘Símbolos’. Fica junto da ferramenta ‘Equação’. Procure Om nas listas de símbolos de escrita e símbolos matemáticos. Estes caracteres especiais estão agrupados por uso ou por linguagem. Basta clicar.Tatuagem do Símbolo Om

Se você não conseguir encontrar o símbolo Om no Word, pode escrever diretamente no teclado e usar na internet. Basta usar a combinação de teclas ALT + 2384. Só cuidado para não confundir o símbolo hindu com ‘OHM’, representado pela letra grega ômega, que é uma medida elétrica.

Curiosidades

O éter, representado por um pequeno quadrado no símbolo Om é a parte mais abundante do universo, uma vez que onde não há nenhum dos outros quatro elementos, há o éter. Para os hindus, este elemento místico está presente no mundo material e no mundo espiritual.

Os mesmos elementos podem ser encontrados na cultura grega como os quatro elementos primordiais do universo, chamados Ápeiron. A força inicial do universo era Terra, fogo, ar e água. O éter foi usado por algumas vertentes gregas, mas oficialmente, retirado dos conhecimentos canônicos.

O símbolo Om é muito usado atualmente na cena eletrônica. Serve para determinar experiências sensoriais muito fortes, estimuladas por música e drogas. Neste caso, o significado ficou por conta de uma cultura psicodélica. Os praticantes do hinduísmo contestam este uso. Para os hindus, consumo de drogas não está associado à pureza das experiências da meditação. Os benefícios espirituais são proporcionadas pela repetição do mantra de Om.

Para os hindus, o uso de drogas neste caso é uma corrupção do conceito original de bem-estar e elevação espiritual.