Símbolo da Educação Física – Significado, Origem, Emblema e Curiosidades

A educação física trata-se de um área do conhecimento que está ligada às atividades corporais. É  um conjunto de processos pedagógicos que visam a formação das pessoas. Tem como um dos objetivos principais orientar que o homem seja capaz de realizar atividades físicas plenamente. Também atua em um sentido bem mais amplo. A educação física que visa parte da reabilitação de doenças físicas e a promoção de sua prevenção. Veja aqui qual o Símbolo da Educação Física e seu significado!

Origem do Símbolo da educação física

O Símbolo da Educação Física trata-se do Discóbolo de Míron. O símbolo representa o a energia, a vitalidade e o vigor. Tais características estão relacionam com os profissionais da Educação Física.

Significado do Símbolo da educação física

O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Míron. Ele representa vigor, energia e vitalidade, que são características obrigatória aos atletas.

Símbolo da Educação Física

Frente a fama dessa escultura atlética, ela foi escolhida para representar a educação física no Brasil. O símbolo se tornou oficial para representar a profissão pelo Conselho Federal de Educação Física no Brasil. O símbolo foi oficializado no ano de 2002.


O Discóbolo é uma obra concebida em bronze  pelo escultor grego Míron, Ela representa um atleta que se prepara para lançar um disco. O destaque é a perfeição da posição do corpo do atleta para a prática desse esporte. Isso tornou a escultura como a representação esportiva mais famosa de todo o mundo.

É provavelmente que a escultura tenha sido feita 455 a.C. Acredita-se que ela foi concebida como forma de homenagem  algum atleta participante dos jogos esportivos da  Grécia. Vale ressaltar que o arremesso de disco é uma das modalidades mais antigas de esporte e a mais popular na Grécia Antiga.

Antigamente, os discos da escultura eram confeccionados em pedra e não eram circulares. Porém, atualmente os discos são concebidos em metal e com diâmetro de 22 cm.

A escultura original fora perdida, porém a beleza e a perfeição da obra ficaram conhecidas por meio das réplicas realizadas por artistas romanos.

Emblema da educação física

Além do símbolo oficial da educação física, também existe o emblema da profissão. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, o emblema representa a união e o compromisso dos educadores físicos com a profissão

O emblema é composto por cores que simbolizam virtudes e compromissos da profissão. São 5 cores:

  • Amarelo – poder
  • Azul – confiança
  • Branco – ética
  • Laranja – vitalidade
  • Verde – eficiência

Curiosidades

Afinal, o que é a Educação Física? Saiba mais sobre essa modalidade de edução:

  • Segundo com Marcello Montti, a educação física pode ser definida como uma junção de ações atividades físicas individual ou em grupo. A atividade devem envolver gasto de energia e alterações no organismo.
  • A educação física deve envolver movimentos corporais, com a aplicação de uma ou mais aptidões físicas.
  • A prática deve estimular o indivíduo mental e socialmente e obter resultados benéficos à saúde.
  • No nosso país, o sedentarismo é um problema de grandes proporções, pois poucas pessoas se exercitam.
  • Pesquisas revelam que cerca de 70% da população brasileira não praticam atividades físicas – o que aumenta o risco de hipertensão, obesidade, a hipertensão, colesterol e  diabetes.
  • Os hábitos atuais dos brasileiros, segundo pesquisas, são responsáveis por cerca de  54% do risco de morte por infarto e por cerca 50% do risco de morte por derrame cerebral. Dessa forma vemos como a educação física é uma questão de saúde pública.

Mais curiosidades sobre a Educação FísicaSímbolo da Educação Física tatuagem

  • A prática regular de educação física traz benefícios para todo o organismo.
  • Do ponto de vista músculo-esquelético, a prática da educação física ajuda no melhor desempenho da força, da flexibilidade e do tônus muscular.
  • Nas crianças, a prática da educação física contribui com o seu desenvolvimento das habilidades motoras.
  • A educação física também tem efeito sobre a saúde mental. A prática de atividades auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e melhora o fluxo sanguíneo cérebro.
  • A prática da educação física ainda ajuda as pessoas a lidarem com diversos problemas do dia a dia e com o estresse.
  • A educação física é um caminho para a recuperação de autoestima baixa. Ela ainda reduz a ansiedade e o estresse, além de contribuir com o tratamento da depressão.
  • A educação física ainda pode ter efeitos benéficos ao convívio social do indivíduo – seja no ambiente de trabalho ou no familiar.

Pergunta dos leitores

Quando este simbolo é usado?

O símbolo da Educação Física é usado em diversas ocasiões. Além de ser usado nas instituições e entidades voltada à profissão, ela pode ser usada em eventos esportivos, competições, nos jogos olímpicos, na formatura de estudantes de educação física e outros eventos relacionados.