Símbolo do Dólar – O Que Significa? Qual sua Origem? Curiosidades!

O símbolo do dólar norte-americano é a moeda mais importante em todas as economias do mundo. Por muitas vezes,  podemos até nos indagar porque o dólar exerce tanta influência nas nossas vidas. Isso porque a moeda oficial do nosso país é o Real.

Nesse âmbito, podemos dizer que o dólar tem o seu valor definido pelo Banco Central dos Estados Unidos. E ele tem influência em tudo o que fazemos durante o dia a dia, como usar transportes públicos, passear, viajar, comer, investir, consumir, etc.

O dólar norte-americano funciona como um padrão monetário mundial. Todas as moedas tem oscilações que dependem do valor do dólar. Assim, o dólar norte-americano é a moeda que funciona como meio de troca. Isso em diversas atividades comerciais e financeiras em todo o mundo.

Qual é o símbolo do dólar?

O símbolo do dólar norte-americano passou por algumas pequenas mudanças ao longo da história. Atualmente, o símbolo oficial do dólar é US$.


Origem

símbolo do dolar

O dólar norte-americano surgiu no ano de 1776. A necessidade de sua criação foi para financiar a Guerra da Independência dos Estados Unidos. Uma década depois, o dólar passou a ser usado como moeda oficial em 13 colônias independentes.

Nessa mesma ocasião, o dólar passou a ser uma moeda extensamente aceita na Inglaterra. Depois da 1 ª Guerra Mundial – que durou de 1914 a 1918 – a moeda passou a ter ainda mais importância na economia mundial.

Após cerca de 100 anos da criação do dólar norte-americano é que a moeda passou a ser considerada em outros países. Assim como no Brasil, por exemplo.

A palavra dólar (dollar) deriva do termo thaler. Thaler trata-se de uma famosa moeda de prata que circulou no continente europeu, durante o século XV.

Thaler se trata da abreviação da palavra Joachimsthaler – moeda usada em 1518. A moeda era obtida através da extração de minas da cidade de Joachimsthal – localizada no Vale de São Joaquim. Atualmente, a região é chamada de Jáchymov (pertencente, hoje, a República Theca).

Hoje, o dólar conta com 6 moedas e 7 notas em papel

Significado do símbolo do dólar

Para  o código do ISO 4217 nos Estados Unidos o símbolo da moeda é expressa da forma: USD (United States Dollar). Já o Fundo Monetário Internacional se refere à moeda com o símbolo US$.

Mas há mais de uma teoria sobre as origens do símbolo do dólar. Uma delas atribui o símbolo como o resultado de uma evolução do ícone. No final do século XVIII, usava-se a a sigla “ps” – que se referia ao peso. As letras P e o S seriam escritas uma sobre a outra, dando origem do símbolo $.

Outra corrente popular aponta que o significado do símbolo $ viria das Colunas de Hércules. O desenho estava expresso no brasão da moeda espanhola. As Colunas de Hércules tomaram o aspecto de duas barras verticais (||), com uma espécie de faixa que balançava, formando, assim,  um S.

A terceira explicação para o significado do símbolo do dólar aponta que ele foi concebido a partir das letras U e S – maiúsculas e impressas de forma que fique uma em cima da outra. Esse teoria existe, porém, é considerada descartada, já que ela não leva em consideração o fato de que o símbolo do dólar já estava, muito antes, em formação nos Estados Unidos.

Atualmente a explicação mais aceita para o símbolo do dólar é que ele se trata da letra S maiúscula, cortada apenas por uma linha na posição vertical. O símbolo ainda é a representação das letras p e s sobrepostas e minúsculas – que fazem referência ao peso.

Significados na nota do dólar

As 7 notas de dólares existentes atualmente, imprimem desenhos que têm significados importantes para a história dos Estados Unidos. As notas atuais e seus significados são:

  • nota de 1 dólar : desenho impresso na frente George Washington e desenho impresso atrás Grande Selo;
  • nota de 2 dólares: desenho impresso na frente Thomas Jefferson e desenho impresso atrás Declaração da Independência;
  • nota de 5 dólares: desenho impresso na frente Abraham Lincoln e desenho impresso atrás Lincoln Memorial;
  • nota de 10 dólares: desenho impresso na frente Alexander Hamilton e desenho impresso atrás Prédio do Tesouro;
  • nota de 20 dólares: desenho impresso na frente Andrew Jackson e desenho impresso atrás Casa Branca;
  • nota de 50 dólares: desenho impresso na frente Ulysses S. Grant e desenho impresso atrás Capitólio;
  • nota de 100 dólares: desenho impresso na frente Benjamin Franklin e desenho impresso atrás Independence Hall;

Símbolo do Dólar

Diferenças do símbolo do dólar e do real

A diferença principal do dólar e do real são os valores expressos por cada moeda. O dólar norte-americano, mesmo com suas oscilações, costuma sempre valer no mercado mais do que o real nos últimos anos. Em poucas ocasiões a relação entre o dólar norte-americano e o real foi de 1 para 1.

Além disso, circulam no mercado e servem de referência para a valorização de outras moedas, 3 categorias diferentes de dólar; São elas:

  •  Dólar Comercial: moeda empregada na realização de transações comerciais internacionais, feitas por empresas ou através da Bolsa de Valores. É utilizada também na exportação e importação de mercadorias e produtos.

A cotação do Dólar Comercial é feita por meio da Lei da Oferta e Procura – que procura equilibrar o montante de itens fabricados e vendidos nos Estados Unidos. O Banco Central do Brasil, que controla as flutuações do câmbio do dólar no país, costuma realizar intervenções sobre essa taxa, vendendo e comprando a moeda.

Outras categorias de dólar

  • Dólar Paralelo: não é legalizado no Brasil, diferentemente do dólar comercial e de turismo. Trata-se de um valor que fica às margens de negociações e é usado apenas por pessoas que não têm como negociar com a moeda comercial

É comum que nas transações com esse tipo de dólar existam a incidência de notas falsas. Há décadas, esse tipo de dólar chegou a ser empregado contra oscilações da economia.

  • Dólar Turismo: moeda utilizada para viagens e à turismo. Por exemplo, a aquisição de pacotes de viagens e passagens são realizadas de acordo com as flutuações dessa moeda.

Com o valor mais alto que o dólar comercial, o dólar de turismo só pode ser comprado em casas de câmbio. Outra maneira de usar o dólar de turismo é realizando pagamentos de contas com a moeda estrangeira, por meio de cartões de crédito.