Símbolo de Força – Significado, Força Bruta e Espiritual, Tatuagem

A palavra força é denominada como “qualidade do que é forte; robustez, vigor físico”. Ou ainda “agente físico capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento uniforme de um corpo material”. Mas, você sabe qual o símbolo de força? Veja aqui!

Tendo como base seus significados presentes no dicionário é possível perceber que força está presente em diversas áreas da vida. Seja em uma equação de física ou como desejo para uma pessoa querida, esperando que ela alcance seus objetivos. A palavra também é muito usada pelos amantes da atividade física, que exclamam sempre: “Foco, força e fé!”.

Ela também tem sua história muito relacionada aos deuses, senhores de força inigualável e inatingível, especialmente nas histórias gregas. Para conhecer algum dos diferentes significados de força e suas aplicações em áreas distintas criamos este artigo.

A força bruta, a coragem, a força espiritual, a força armada, tatuagens e simbolismo japonês são os itens que pesquisamos para que você aprofunde mais seu conhecimento em relação aos símbolos de força.


Símbolo de força brutaDesenho do Símbolo de Força

A nossa força física pode ser denominada também como força bruta. É aquele sentimento de poder, de utilizar as mãos e os músculos. É poder conquistar com seu próprio corpo.

Para simbolizá-lo usamos a imagem do leão, que une-se também ao sentido de força espiritual, que falaremos abaixo. Em sua representação, o animal é domado por uma virgem, representando juntos a moral, bravura, liberdade e confiança.

Símbolo de coragem

Muitas vezes os animais são utilizados também para representar sentimentos, como é o caso da coragem. O tigre, para os chineses, simboliza a força e a coragem.

Histórias antigas contam que cinco tigres simbolizam a força protetora, sendo que cada um deles representa os guardiões dos cinco pontos cardeais e o centro.

Na maioria das vezes são associados aos guerreiros corajosos que protegiam os Impérios. Os samurais japoneses utilizavam o tigre como um emblema colocado na cabeça simbolizando força, equilíbrio e realeza.

Símbolo de força espiritual

Mais do que força física, necessitamos também da espiritual, para manter acessa a chama da nossa crença e da luta por tudo o que acreditamos. Assim como tudo que podemos representar, o símbolo de força espiritual irá mudar conforme a sua religião.

Um exemplo é o uso da águia, considerado o Espírito Eterno ou o Grande Espírito. Dentro do Cristianismo é popularmente conhecida como representação de tudo, a soberana, o discípulo que alcançou a árvore da vida.

Porém ela não é o único símbolo existente. Há pessoas que utilizam a cruz ou algum outro símbolo bíblico para representar a força e crença espiritual, independente da religião que segue.

Símbolos da força armada

As Forças Armadas do Brasil é constituída pela Marinha, Exército e Força Aérea. Todas são instituições nacionais que tem como missão zelar pela defesa da Pátria, garantia dos poderes constitucionais, lei e ordem.

Seu símbolo conta com uma estilização da bandeira do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas e em seu torno há faixas escritas Marinha, Exército e Força Aérea.

Tatuagem do símbolo de forçaTatuagem de um leão no peito de um homem

As tatuagens são ilustrações na pele que reforçam uma ideia, conceito, que transmitem uma mensagem. Entre as inúmeras possibilidades, há quem deseja eternizar a palavra força. Seja a força física ou aquela que não nos deixa desistir do que acreditamos, que nos motiva a correr atrás dos nossos sonhos. O importante é ter seu sentido resgistrado para sempre.

Você pode representar a força com um símbolo seu, que remeta ao sentido desejado. Ou pode ainda usar o kanji japonês, como explicaremos abaixo. É ideal que a tatuagem seja representativa em sua vida.

Há outros símbolos que são usados normalmente para representar a força, como águias e tigres. Na maioria das vezes são adotadas por homens, nas costas e braços. Os desenhos são robostuos e com traços fortes, os mais realistas possíveis.

Pergunta dos leitores

Qual o símbolo japonês de força?

Símbolos japoneses são muito usados em tatuagem. Seja pela beleza, cultura ou pela representatividade do significado, é uma ilustração comum entre as pessoas.

Infelizmente muitas pessoas são enganadas na hora de escolherem suas tatuagens, por não conhecerem o kanji, o sistema de ideogramas chineses.

Cada um dos desenhos representam uma palavra diferente, por isso deve ter muito cuidado antes de escolher o seu. Força no simbolismo japonês é 力.