Símbolo de Capricórnio – O Que Significa? Qual Sua Origem? Tattoo!

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio reserva significados especiais ao seu símbolo. O Símbolo de Capricórnio é a cabra, uma representação dos nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.

É o símbolo que marca as pessoas disciplinadas, ambiciosas e organizadas. A cabra de capricórnio tem origens na mitologia greco-romana.

Saiba um pouco mais dessa história e os seus significados místicos.

Símbolo de capricórnio

Situado entre os signos de Touro e Virgem, Capricórnio tem em seu símbolo uma união de fatores. A cabra com chifres e cauda de peixe representa o signo que forma, junto aos outros dois, a triplicidade entre os signos da terra.


Origem

Para entender o significado do Símbolo de Capricórnio é necessário retomar um pouco da mitologia greco-romana. Também chamada de “bode do mar”, a cabra do símbolo remete ao cabrito Aegipan. Conta a história que Aegipan fora amamentado junto com Zeus pela cabra Amalteia. Dessa forma, Zeus quis colocar Aegipan entre as constelações.

A mitologia explica ainda que o cabrito foi uma peça importante durante a famosa luta contra os titãs. Essa foi uma guerra de Cronos (titãs) contra seu filho Zeus (deuses do Olimpo). Como Cronos temia perder o reinado, devolvia seus filhos ao útero da mãe quando nasciam. Para salvar Zeus, a mãe o teria levado para ser amamentado pela cabra Amalteia.

Aegipan teria sido quem enfrentou os inimigos com o panikos. O seu poder era de jogar conchas (devido à cauda de peixe em seu corpo) nos inimigos que atentavam contra Zeus.

ícone do Simbolo de Capricornio

Significado do Símbolo de capricórnio

O símbolo traduz a personalidade dos capricornianos. Ele fala da capacidade de transitar emocionalmente pelos dois mundo (espiritual e material), assim como Capricornus, com a mesma força e sabedoria. Durante a Guerra de Titãs, ele se jogou no rio e modificou uma parte do seu corpo para um peixe.

Signo de capricórnio no amor

Você sabe como é o signo de Capricórnio no amor? Apesar de serem fiéis, os capricornianos não escondem o seu interesse pelo valor material. Com os pés no chão, é difícil surpreender as pessoas desse signo, já que são muito calculistas, objetivos e práticos. Uma ação, para ser executada por eles, é muito pensada antes, principalmente no amor.

Gostam de ter relações em que se sintam seguros, sem aventuras ou incertezas. Normalmente, por pensarem muito antes de decidirem algo, só se dedicam a relações que possam ser duradouras. É importante entender que eles privilegiam uma vida financeira segura a uma aventura de amor. Por serem ambiciosos, costumam esperar o mesmo do(a) companheiro(a).

Esse não é um signo de pessoas românticas ou que lidem bem com demonstrações de afeto. Os capricornianos costumam ser discretos na demonstração de amor, principalmente em público. Mas é um signo de muito fogo entre quatro paredes. É comum que, ao invés de demonstrar amor, estejam empenhados em ter sucesso em um casamento seguro.

Tatuagem do Símbolo de capricórnio

Simbolo de Capricornio

As tatuagens de signos são muito comuns. Os capricornianos que seguem o padrão do signo orgulham-se em ostentá-las. As ideias para a escolha do desenho podem variar de pessoas para pessoa. Cada um se fixa na característica do signo que o melhor traduz.

Entre as opções você pode escolher pontilhados representativos à constelação de Capricórnio, por exemplo. “Capricornus” tem um formato triangular e é formado por três estrelas, o que pode facilitar o desenho. A cabeça da cabra é outro desenho escolhido por muitos. Se você busca opções mais delicadas, pode optar pelo contorno simples da cabeça do animal.

Quem não se importa com tatuagens grandes pode apostar no desenho inteiro. Detalhando bem a cauda e os chifres, as tatuagens maiores costumam ser escuras e representar personalidade.

O que parece ser um número 6, é na verdade, outra das tatuagens mais comuns do Símbolo de Capricórnio. Ele representa o corpo e a cauda, podendo ser de tamanho maior ou menor. A flecha de capricórnio também costuma ser muito tatuada como Símbolo de Capricórnio.

Símbolo de capricórnio no teclado

Em uma primeira vista você pode pensar que não é possível escrever o símbolo de capricórnio no seu teclado. Contudo, um código simples permite que você o represente em programas como o Word. Para conseguir basta pressionar a tecla Alt e o número 9806 (Alt+9806).