Símbolo de Aquário – Qual o Significado? Qual a Origem? Tatuagem

Você é do signo de aquário? hoje vamos falar do símbolo de Aquário, signo do ar, regido pelos planetas Urano e Saturno. Seu período vai de 21 de janeiro a 19 de fevereiro. Sua ordem é a 11ª casa do zodíaco grego. Seu elemento é o ar. Juntamente com Leão, Escorpião e Touro, tem a qualidade de ser um signo fixo.

Quem lembra da canção ‘Aquarius’ do musical Hair? Na Broadway e no cinema, a ‘Era de Aquário’ foi cantada como uma época de entendimento e harmonia. Parece que eles não acertaram muito na previsão. Ainda temos são os mesmos problemas dos anos 1970 e mais alguns, mais novos e complicados.

A ‘Era de Aquário’ dita na música é a crença de que o sol vai nascer regido pela constelação de aquário. Uma era de ouro para a humanidade vai se iniciar. Os hippies dos anos 1970 acreditavam que esta data estava próxima, talvez nos anos 1990. Porém, os místicos e astrólogos colocam a data como em um futuro um pouco mais distante. Entre 2150 e 2178, mais ou menos.

Qual é o símbolo de aquário?

O símbolo de aquário pode ser tanto o desenho das duas ondas, com três elevações, como o aguadeiro, a pessoa que traz água em um jarro para servir durante uma refeição. E nos mitos de origem do signo, algumas histórias dão conta de que é o aguadeiro a verdadeira representação do signo.


Desenho do Símbolo do signo de Aquário

O desenho das duas ondas no símbolo de aquário é preferido como ilustração por ser sintético e representar bem o elemento místico em escrita, mapas astrais e na roda celestial, que representa a cartografia dos signos zodiacais. As duas ondas são o paralelo entre razão e emoção, significando a dualidade da vida e a harmonia entre os extremos. É também a representação da maneira tranquila e até passiva de contemplar a vida.

Significado do símbolo de aquário

As duas ondas do símbolo de aquário são relacionadas às dualidades universais. Uma representa a lógica, o conhecimento, o entendimento obtido através de muito estudo e a capacidade de dialética. Ou seja, de formar um bom discurso, um texto coeso e informativo. Uma narrativa lógica e bem planejada contando fatos, histórias e descobertas científicas.

A outra onda, no entanto é a representação da outra metade da vida humana. A das emoções. Sejam as positivas ou as negativas, como amor e medo, paixão e ansiedade, sentimentos fortes e impulsivos. Sentimentos que num momento são a força necessária para que o intelecto avance. Mas em outro momento, precisam ser controladas pela razão para não se tornarem descontroladas ou explosivas.

Origem do símbolo de aquário

Todos os mitos que envolvem a criação dos signos estão ligados e personagens e fatos cuja veracidade e existência não podem ser cientificamente comprovadas. O símbolo de aquário foi criado para representar uma constelação. Contam as lendas, que foi criada por Zeus, deus maior do Olimpo. Segundo os gregos, Zeus é o criador do mundo e do universo.

A religião grega, hoje considerada lenda e cultura étnica, apresenta relatos sobre a criação do símbolo de aquário com três possíveis personagens: Ganimedes, o mais famoso, que era um pastor levado ao Monte Olimpo para servir água aos deuses, ou néctar, dependendo dos relatos.

O historiador Hegesianax, diz que o símbolo de aquário na verdade representa Deucalião. O personagem é um rei grego que reinou em um período de muitas chuvas e fartura. Outro historiador, Eubulus, relata que o símbolo de aquário é uma homenagem ao rei Cécrope. O mito diz que este outro rei usava água nos rituais de sacrifícios aos deuses. Quando Cécrope foi rei, ainda não existia o vinho, que mais tarde seria usado em rituais aos deuses.

Elemento do signo de aquário

Apesar de falar de água, remeter a mares e peixes, o elemento do signo de aquário é na verdade o ar. Isso causa muita confusão. O símbolo de aquário é formado ou pelo aguadeiro, aquele que serve água, ou pelas duas ondas paralelas. Ou seja, toda representação gráfica do símbolo de aquário parece mesmo remeter à água. Mas é um erro.

Água é pensada para falar de subconsciente, sentimentos profundos, segredos e mistérios. Enquanto o signo de aquário é frequentemente associado a nativos distraídos, pouco emotivos ou que não demonstram tantas emoções. A água é muito mais o elemento dos sentimentos. Enquanto que o ar é o elemento ligado a pensamento, estudos, fala, conversação e opiniões críticas e bem estudadas.

Desenho do símbolo de aquário

As duas ondas, em paralelo, são a soma de tudo o que é humano. Falam também do dia e da noite, da lua e do sol, do masculino e do feminino, ainda que o símbolo de aquário carregue em si uma força originalmente masculina, representando a justiça e força e a busca pela igualdade e harmonia em tudo o que faz.

Diz a lenda que de todos os signos, o símbolo de aquário é o juiz, por ser o mais imparcial e justo de todos.

Tatuagem do símbolo de aquário

Tatuagens do Símbolo de Aquário

Pessoas que tatuam o símbolo de aquário podem ser nascidas no período de regência deste signo ou podem querer trazer para si os significados místicos do símbolo, como entendimento, sabedoria e habilidade com as palavras, a escrita e a lógica e racionalidade para compreender as pessoas e o mundo á sua volta. O símbolo de aquário é frequentemente relacionado a iluminação.

As formas de representar este signo podem ser tanto com o desenho simples das duas ondas paralelas ou com a figura masculina do homem com o jarro. Há algumas representações que trocam o homem por uma mulher, significando fertilidade e novidades. E é também comum que o jarro seja trocado por uma cornucópia, ou um enorme chifre de carneiro, ideal para falar de poder e fartura. A tatuagem pode ser apenas preta, ou colorida.

Como fazer o símbolo de aquário no teclado

Para escrever o símbolo de Aquário, você pode ir ao Microsoft Word e pegar a imagem no banco de Caracteres Especiais. Abra um documento do Word, vá r em “Inserir” depois em “Símbolo” e procure na lista. Ou, aperte a tecla ALT do teclado, segure e digite, 9810 para o Word 2016. Outras versões podem usar a combinação ALT+9811.

Depois é só copiar do Word e colar em uma página da internet. Mas se você prefere usar celular, melhor fazer o download das atualizações para caracteres especiais na loja da Android ou do iPhone. Tem os aplicativos certos para estes sinais e tem também atualizações com listas que ensinam com fazer as combinações para os diferentes modelos de smartphone.