Símbolo da Psicologia – Qual o Seu Significado? De Onde Surgiu?

Derivada da letra grega PSI, com aparência de tridente, o símbolo da psicologia tem significados muito fortes em sua criação e a ocupação da psicologia, Considerada ciência, é uma das mais repletas de estudos e esforços, uma vez que é a psiquê humana – os medos, sentimentos e desejos – que move o mundo. A psicologia também é chamada de “a ciência que estuda a alma humana”.

Saiba mais sobre a letra grega PSI e descubra tudo sobre o símbolo da psicologia nas próximas linhas. E não se assuste se o tridente por acaso te lembrar de algo ruim. Talvez você apenas não goste de ser analisado.

Origem do símbolo da psicologia

PSI, a letra símbolo da psicologia, associada à palavra logos – do grego ‘estudo’. O estudo do PSI, que foi a letra que, na idade pós-moderna, foi escolhida como o símbolo da psicologia por seu significado de origem. PSI em grego significa ‘vida’ ou ‘sopro’, a alma. PSI e logos significam o estudo da alma.

Ainda combinando letras gregas, ao unir PSI e Alfa, primeira letra do alfabeto grego, temos uma palavra que pode ser traduzida como ‘psicanálise’. Ou seja, analisar a psiquê humana é o princípio do conhecimento. E o símbolo da psicologia, o tridente, é a representação de força, poder e universo. O PSI é também um símbolo solar usado para cálculos astronômicos.


símbolo da psicologia

Significado do símbolo da psicologia

PSI é a letra grega que representa a atividade da psicologia mundial. É a vigésima terceira letra grega, chegando apenas antes do ômega, o fim do alfabeto, o fim de tudo. A mensagem é: Entender a si mesmo para compreender o universo. Espertos estes gregos.

O símbolo da psicologia é desenhado na forma de um tridente. Arma de combate utilizada pelos antigos gladiadores romanos e em batalhas. Sua utilidade era manter a lança e a espada dos inimigos afastadas do usuário desta ferramenta de combate. Isso dava vantagem de ataque e ao mesmo tempo, defesa ao guerreiro que manuseasse o símbolo da psicologia como arma.

O tridente também foi atribuído a Poseidon, deus grego das águas e senhor dos mares. Para os gregos, era Netuno. Ambos usavam o tridente, símbolo da psicologia, como cetro. Na interpretação de sonhos, águas profundas falam do inconsciente das pessoas.

O símbolo da psicologia no Brasil

No Brasil, o símbolo da psicologia sempre foi visto como a letra grega PSI. Porém, o uso da pedra de Lápis Lazúli e da cor azul só foram oficialmente declarados parte oficial do símbolo da psicologia em 31 de março de 2006, em uma determinação do CFP – Conselho Federal de Psicologia.

Esta mesma determinação acrescentou também aos três elementos do símbolo da psicologia o juramento da profissão. Foi também a CFP 002/206 que instituiu a letra grega PSI oficialmente como símbolo da psicologia no Brasil. Antes disso, o uso da letra era de costume, mas não era oficial.

Todos os significados citados são usados no Brasil. Porém, a ligação com deuses e mitos é pouco utilizada, uma vez que mitologias e religiões têm pequena participação dentro das ciências. Uma verdadeira ciência se atém aos fatos e deve ser prudente com crendices e superstições populares.

 

Cor da psicologia

A cor oficial da psicologia, ao menos no Brasil é o azul. Cor da pedra preciosa Lápis Lazúli, joia associada à psicologia. Mas em Portugal, o Conselho Nacional de psicologia utiliza a cor laranja. E mesmo em países das Américas, a cor roxa pode ser associada ao PSI.

A ideia de usar a cor azul como fazendo parte do símbolo da psicologia era que esta cor é considerada como “a cor dos deuses”, e por isso, guarda os segredos que apenas os deuses sabem. Do mesmo modo, acreditava-se que a pedra de Lápis Lazúli possuía poderes mágicos. O portador desta joia, símbolo da psicologia, seria capaz de ler as mentes de outras pessoas.

No começo do século 20, a cor da psicologia era o verde. E em algum momento, migrou para o atual azul. Associar o PSI à cor azul é defendido por muitos por ser uma cor que traz serenidade. O tom é relaxante, harmônico e recomendado para ambientes que devem transmitir calma.

Tatuagem do símbolo da psicologia

símbolo da psicologia desgastato

Algumas pessoas acreditam que símbolos têm poder. Uma tatuagem com o símbolo da psicologia é a transmissão dos poderes do signo PSI para a pessoa. E claro, há os psicólogos que realmente amam sua profissão e chegam a tatuar sua paixão, ou o símbolo da psicologia como uma conquista, para mostrarem orgulhosos a carreira que seguem.

Há quem diga que a escolha do tridente como símbolo da psicologia se deve a uma brincadeira com as doenças mentais serem atribuídas ao demônio. Para os primeiros psicólogos da era das luzes e da ciência, se as doenças mentais vinham do diabo, o melhor a fazer era roubar o tridente do diabo para tratar a mente das pessoas.

Curiosidades

  • Os gregos também usavam as letras para fazer contas. Cada letra tinha um valor como algarismo numérico. Para o PSI, símbolo da psicologia, o valor numérico atribuído era 700.
  • A pedra de Lápis Lazúli, joia símbolo do PSI, era a favorita dos antigos faraós egípcios.
  • Associado na idade média ao diabo, o símbolo da psicologia, em forma de tridente, sofreu muitos ataques por ser considerado um instrumento de tortura. E a prática de usar o tridente para machucar pessoas presas veio da inquisição da Idade Média. A técnica consistia em machucar a pessoa para fazer a vítima confessar que de fato era uma bruxa.
  • Shiva, o deus hindu, também tem o tridente como cetro.
  • O irônico é que o símbolo da psicologia é um tridente. E sua função é justamente interrogar pessoas e fazer com que falem, contem seus segredos. Ao menos nos tempos modernos, o símbolo da psicologia é visto como um tratamento com fins terapêuticos. E ninguém mais precisa temer o tridente. Seja de Netuno, Poseidon, ou do tinhoso.
  • O dia do psicólogo no Brasil é comemorado em 27 de agosto.