Símbolo da Paz e Amor – Descubra Seu Verdadeiro Significado e Origem!

Muitas são as especulações sobre a história e a origem do símbolo da paz. Muitos conceitos errados também estão ligados à criação desse símbolo.

O símbolo oficial da paz, ao contrário do que muito imaginam, não se trata de um pombo branco. O original símbolo da paz foi criado pelo designer e artista britânico Gerald Holtom, no ano de 1958.

A confusão também se dá porque o criador do desenho não o registrou, assim, diversas culturas e movimentos se apoderaram do símbolo original.

A seguir, você fica sabendo a verdadeira história da criação do símbolo original da paz, onde ele surgiu e porque.


Qual é o símbolo da paz?

O símbolo da paz se trata de um círculo dividido ao meio. Do meio de seu diâmetro para o fim há outros traços, que formam  uma espécie de “V” ao contrário.

Significado do símbolo da paz

Na verdade, o significado do símbolo da paz é algo muito pessoal, podendo ter diversos significados. Alguns atribuem ao símbolo o significado de união, amor, fim de guerras, harmonia, entre outros. Geralmente, o símbolo da paz nos remete a coisas, pensamentos e fatos de ordem positiva.

A origem do símbolo da paz, porém, é um tanto obscura. E não tem seu significado tão positivo e feliz como possamos imaginar.

símbolo da justiça

Origem do símbolo

O símbolo oficial da paz foi concebido e criado pelo designer e artista britânico Gerald Holtom, no ano de 1958. O desenho foi criado como forma de representação da angústia e do desespero que o britânico sentia frente ao mundo que o rodeava.

Gerald Holtom criou o símbolo durante uma época de grandes protestos. Na ocasião, as pessoas se posicionavam contra a implantação de armas nucleares na Inglaterra.

Anos após o fim da 2 ª Guerra Mundial, o designer e artista britânico ainda se encontrava em um momento de sua vida em que se via diante de uma fase em que a ânsia por destruição fomentava o começo da implantação de armas nucleares pelo mundo. O desejo de destruição alimentava o início de um movimento a favor das armas,

Holtom, então, começou a criar o simples símbolo. Porém, poderoso o suficiente para expressar a indignação que o artista sentia. Também  remetia a tudo o que estava acontecendo no planeta naquela época. Dessa forma, o britânico empenhou-se em utilizar as letras D e N  – que representavam “nuclear disarmament”. Em português “desarmamento nuclear” em português. E era esse o desejo Gerald Holtom e de muitos outros cidadãos de naquele momento.

Como fazer o símbolo da paz no teclado

Os mais experts em computação indicam que existem algumas formas de como fazer o símbolo  no teclado do computador. Para fazer o símbolo é preciso acionar, simultaneamente, as teclas  alt+9774 ou, então, ou alt+9996. Experimente e conte para a gente!

Curiosidades

Confira a seguir algumas curiosidade sobre a criação do símbolo da paz e seu criador, Gerald Holtom:

  • Embora o símbolo da paz nos remeta coisas boas, o seu criador, Gerald Holtom, o concebeu em um momento de desespero. Foi quando o mundo rumava a diversas implantações de armas químicas nucleares.
  • Para Gerald Holtom, os traços de dentro do círculo do símbolo da paz poderiam, também, ser entendidos como partes do corpo de um boneco. O desenho representaria o ser humano de ponta cabeça. Isso remetia ao desespero da humanidade frente aos conflitos que aconteciam no mundo na década de 1950 e 1960.
  • Gerald Holtom chegou a revelar que o símbolo da paz por ele criado também foi inspirado no quadro do artista plástico Goya. A obra de inspiração foi a famosa “Três de Maio de 1808”.
  • Gerald Holtom não registrou direitos de imagem do símbolo. Assim, qualquer pessoa pode utilizá-lo.
  • O símbolo foi adotado pelo movimento de contracultura, também conhecido como “hippie”, durante os anos de 1960.
  • Muitas pessoas e religiões consideram o símbolo oficial da paz como um desenho pagão. Isso porque ele surgiu sem qualquer vínculo ou denotação religiosa.
  • Ainda há confusão em relação ao símbolo da paz com o símbolo de Nero. A diferença é que o símbolo de Nero não contém o circulo que delimita o desenho original do símbolo da paz de Gerald Holtom.

Mais curiosidades sobre o símbolo da paz

símbolo da paz

  • O símbolo foi utilizado também por aquelas pessoas que lutavam contra o Apartheid, na África do Sul.
  • O símbolo também foi usado para representar os direitos civis na luta contra a tirania. Ainda contra a desigualdade e opressão em diversos países do mundo.
  • Conta-se que, apesar de toda repercussão, Gerald Holtom teria se arrependido de ter concebido o símbolo da paz. Isso após que seu desenho passou a ser associado somente a ideia de paz.  O artista considera que seu significado foi, então,  distorcido, pois representava o sentimento de indignação com os acontecimentos ruins da década de sua criação.
  • O símbolo da paz também foi utilizado para expressar a luta contra a Guerra Vietnã – que durou 1955 a 1975.
  • O movimento punk também chegou a utilizar o desenho da paz como um de seus símbolos.
  • Se observamos o alfabeto da bandeira marinha, o significado do símbolo CND trata-se das letras “N” e “D” sobrepostas.
  • O Cristianismo e o Judaísmo não consideram como símbolo o desenho de Gerald Holtom. Para essas religiões, o símbolo da paz é representado por um pombo branco. Ele segura um ramo de oliveira no bico.

Pergunta dos leitores

O símbolo da paz é o mesmo que o símbolo da paz e amor?

Não. Embora os dois símbolos possuam o mesmo desenho, foi o movimento da contracultura, conhecido como “hippie”, durante a década de 1960, que incorporou o símbolo de Gerald Holtom aos seus ideias. Colocaram o nome no desenho de símbolo da paz e do amor.

Diferentemente do símbolo original, criado por Gerald Holtom, o símbolo hippie da paz e amor não tem qualquer uma denotação negativa – como tem o símbolo oficial da paz concebido pelo artista britânico. No movimento hippie, o desenho remete apenas a coisas positivas, como amor, paz, igualdade, harmonia, entre outras virtudes.