Símbolo da Medicina – Qual o Significado? Origem, Variações do Símbolo

Enquanto ainda estamos no ensino superior, muitas vezes, nem imaginamos ou simplesmente não nos importamos com o significado dos símbolos. Mas tenha em mente que eles representam tudo o que você como profissional sonha em ser e tudo o que você, com muito esforço, conseguirá alcançar. Se você é da área da saúde e não conhece ainda o significado do símbolo da medicina acompanhe este artigo até o final. Aqui você aprenderá um pouco mais sobre a história de sua origem.

Origens do Símbolo da Medicina

O prática do culto as serpentes era bastante comum entre as civilizações antigas. Segundo Joffre de Rezende, membro da Sociedade Brasileira de História da Medicina e professor na Universidade Federal de Goiás “A cobra seria o bem e o mal, a sagacidade e a imortalidade, o elo entre o mundo conhecido (a superfície da terra) e o desconhecido (os subterrâneos)”.

As serpentes tinham o hábito de circular pelos templos do deus da Cicatrização e Medicina Asclépio. As cobras eram vistas como benéficas as pessoas que se encontravam enfermas. Após a peste atacar Roma, em 293 a.C. os romanos foram em busca das cobras a fim de conseguir a cura. Quando a epidemia começou a diminuir, passaram a acreditar que o animal era a representatividade do poder do deus Asclépio.

Ainda segundo Joffre de Rezende “Nas esculturas descobertas em escavações arqueológicas da civilização greco-romana, Asclépio sempre está segurando um bastão de madeira no qual está enrolada uma serpente”. Este bastão representa a árvore da vida, a subsistência do ciclo da morte e do renascimento, o que ocorre normalmente na natureza. Sem o bastão, o simbolo não ficaria completo e perderia o sentido.


Significado do Símbolo da MedicinaDesenho do Símbolo da Medicina

A capacidade de cura do deus da Medicina Asclépio ganhou tamanha notoriedade. Assim conquistou a reputação de ressuscitar pessoas enfermas. Depois de tudo o que foi dito fica fácil entender o significado do símbolo da Medicina.

Por ser a cobra um réptil capaz de trocar sua pele, o símbolo da medicina surge para representar o renascimento e a fertilidade. Embora neste primeiro contexto ela represente a vida, este símbolo também representa a morte e a destruição. Opondo-se completamente ao que se refere a cicatrização, renovação e vida.

O bastão se encontra como um símbolo que representa a autoridade e o poder divino. O poder divino tem maior força nesta representatividade. Pois cabe a ele decidir o que deve permanecer vivo ou não, mesmo que os esforços dos médicos sejam extremos para manter o sopro de vida no indivíduo.

Zeus, o grande deus dos deuses não tivera aceitado o poder que Asclépio tinha em conseguir ressuscitar pacientes e por isso o mata no intuito de demonstrar sua autoridade.

Variações do símbolo da Medicina

Enfermagem

A enfermagem possui um símbolo em forma de lâmpada a óleo acesa, mais parecido com uma lamparina grega. Deste símbolo fazem parte também a cobra e a cruz vermelha. Estes três elementos juntos caracterizam o zelo, cuidado e respeito que a profissão de Enfermagem mantém.

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, conforme a Resolução COFEN – 218/1999 atribui os seguintes significados aos componentes do símbolo de Enfermagem:

  • Cobra representa a magia e alquimia, o renascimento ou a cicatrização;
  • A lâmpada representa o caminho e o ambiente;
  • A cobra e a cruz representam a ciência;
  • A Seringa representa a técnica.

Nutrição

A balança existente no símbolo da nutrição representa o equilíbrio. Possui um eixo centralizado e a base, a metade esquerda do eixo e os pratos são de cor verde. Esta tonalidade foi escolhida por representar a profissão e os cursos relacionados a área da saúde. A serpente representa a saúde e o trigo representa o alimento. Desta maneira o consumo dos alimentos devem ser equilibrados para que a saúde do indivíduo não sofra danos.

Veterinária

A veterinária é representada pela cobra e o bastão de Asclépio deus da Medicina. Este símbolo mantém a cobra entrelaçada no bastão e a letra V como complemento. Acaba sendo semelhante ao símbolo da Medicina, a única diferença é a letra V indicando a profissão de veterinário.

Fisioterapia

O simbolo é caracterizado por duas serpentes entrelaçadas de cima para baixo. Sendo uma da esquerda para a direita e a outra da direita para a esquerda. As serpentes se entrelaçam a fim de demonstrar o elo existentes entre a natureza humana, profissional e social.

O raio, outro item do simbolo é a maneira utilizada, desde tempos remotos, de transmitir e identificar os valores e as práticas corretas da vida. Ele fica entre as serpentes representando a união entre a consciência individual e as técnicas elétricas utilizadas na terapia. Sua cor amarela significa a claridade e luz. O verde simboliza a saúde. O camafeu representa a capacidade de atrair saúde e boa sorte. E o anel simboliza a honra e louvor pelos serviços prestados. Também pode representar o grau de instrução no campo de atuação.

Essas combinações formam um estado harmônico e necessário para reflexão dos profissionais sobre tudo que se propõem a fazer.

FarmáciaDesenho dos Símbolos da área da saúde

A taça é a representatividade do símbolo da farmácia. Ela vem entrelaçada por uma serpente. A taça representa a cura, enquanto que a serpente representa a ciência e o renascimento. Ele também representa a cicatrização em oposição ao veneno.

Odontologia

O simbolo da odontologia é um bastão marrom e uma serpente amarela de Esculápio a Colluber Ersculappi. A serpente se enrosca na direção da direita para a esquerda dentro de um círculo de cor grená. Para descrever o significado deste símbolo acompanhe a citação de Amadeo Bobbio e Elias Rosenthal. Você poderá conferir o trecho na íntegra no livro A Odontologia no Brasil no Século XX, página 414.

“Esculápio, ao sair da casa de um doente, para a qual tinha perdido toda a esperança de salvação, cruzou com a serpente de cor amarela, não venenosa, que lhe cerrou o passo. Esculápio, acreditando-se atacado, matou-a. Porém, no mesmo instante, apresentou-se outra de igual tamanho e cor, e só então observou que o réptil levava na boca uma planta, com a qual pode curar a doente desenganada. Desde então, foi a inseparável companheira do Deus da Medicina, e se representa enroscada ao redor de um bastão”.

Tatuagem do Símbolo da Medicina

Como forma de amor e orgulho a profissão, diversos profissionais de Medicina estão fazendo tatuagem do símbolo da Medicina no corpo. E os tatuadores estão sendo cada vez mais criativos nos detalhes. A tatuagem é também uma homenagem a umas das profissões mais respeitadas que existem no mundo. Afinal o sopro da vida passa literalmente pelas mãos dos médicos!