Qual o Símbolo da Maçonaria? Veja Todos os Seus Significados!

A maçonaria existe a mais de um século e sempre despertou a curiosidade das pessoas. Seus membros, seus costumes, seus objetivos, seus rituais, o símbolo da maçonaria…entre outras coisas aguçam até hoje o interesse da maioria das pessoas.

Pouco se sabe sobre o que acontece nas reuniões dessa sociedade. Porém, outras coisas já foram há tempos reveladas, bastando procurar as informações nos lugares certos, como aqui.

Afinal, o que é a maçonaria?

A Maçonaria já foi uma sociedade secreta há tempos. Atualmente, porém, ela se denomina uma sociedade discreta. Suas atividades, porém, continuam reservadas aos seus membros, os maçons.

A maçonaria existe em praticamente todos os países do mundo. No Brasil, por exemplo, está presente, através das suas chamadas Lojas, em quase todas as cidades do país.


A Maçonaria, de acordo com seus membros – os maçons – explicam que a sociedade tem preocupação em prezar pelo classicismo, pela justiça social, pela humanidade em geral, pela igualdade, pela democracia. Ainda valoriza a fraternidade e aprimoramento moral, intelectual e espiritual – tanto de seus membros como da humanidade em geral.

De acordo com os princípios da Maçonaria, todo ser humano é livre e tem o direito de manter os seus costumes. Os maçons afirmam que os seus membros são orientados a não fazerem diferenciação entre raças, ideais políticos, religião ou posicionamento social.  Segundo os maçons, as únicas exigências que uma pessoa deve ter para poder ser convidado para a sociedade é ter um ideal filantrópico e um caráter de estar sempre em busca da evolução.

Quais são todos dos símbolo da maçonaria?

um Simbolo da Maconaria

Muitos são os símbolo da maçonaria – o que gera até controvérsias do que é ou não uma figura ligada à sociedade. Portanto, a seguir, você confere todos os símbolos oficiais da maçonaria. Isso porque a sociedade tem outros símbolos, mas que não são oficiais, ou seja, não são usados mundialmente pela ordem.

  • Esquadro e Compasso: representa uma figura de um esquadro e um compasso sobrepostos. O esquadro simboliza o caminho correto que os maçons devem seguir em busca do civismo e da moralidade, Já a figura do compasso está associada ao instrumento para os planos desenhados pelo Grande Arquiteto do Universo (como os maçons chamam Deus).

Além disso, a figura do esquadro e do compasso juntos se trata do emblema do Grão-Mestre. O símbolo possui a letra G em seu centro, se observarmos bem. Esse detalhe remete-se ao Grande Arquiteto do Universo e aos conhecimentos seculares da geometria.

Vale perceber que o símbolo do esquadro e do compasso lembram a Estrela de Davi – do Judaísmo.

  • Nível: esse emblema está associado à igualdade e à justiça. Para os maçons, tais virtudes é o que dá o tom de irmandade entre eles. Segundos eles, de uma forma fraternal, os membros da Maçonaria convivem sem levar em consideração a riqueza que a cada um deles possui, status ou profissão.
  • Escada: se trata de um símbolo que ligaria o céu e a terra. Os degraus não podem, porém, ser vistos por todos. Um ou dois degraus é a maioria da quantidade deles que podem ser visto pela maioria dos maçons existentes em todo mundo.

Quanto mais um maçom se desenvolve, mais degraus ele pode avistar. Maçons graduados, por exemplo, conseguem ver mais do que dois degraus. Já os três primeiros degraus impressos na figura simbolizam: a caridade, a fé e a esperança.

Outros símbolos interessantes e oficiais da Maçonaria

  • Mosaico: há um pavimento no mosaico preto e branco, que representa dois princípios em que acredita a sociedade: o positivo e o negativo. O desenho representa a dualidade entre a luz e a escuridão. Além da eterna luta entre o bem e o mal.
  • Sol e Suástica: para os maçons, o Sol que arde represente o amor do Grande Arquiteto do Universo. Representa ainda a caridade. Trata-se de um dos símbolos mais comuns de serem vistos nos altares-mor da maçonaria.

O sol do símbolo ainda apresenta um rosto, que se trata da face do Grande Arquiteto do Universo. Também faz referência ao Grão-Mestre da ordem.

Ao encontro do sol, a suástica. Ela também se trata de um símbolo solar, que traduz os processos de nascimento e de renascimento.

  • Colmeia: o desenho representa a indústria. É um importante símbolo para os maçons, pois está associado ao cooperativismo, a colaboração e a organização.
  • Triângulos: a figura geométrica possui três lados, assim como três importantes princípios da maçonaria. São elas: a fé, a caridade e a esperança. Cada classificação da figura geométrica tem um simbolismo próprio. O triângulo retângulo, por exemplo faz referência à água, o triângulo escaleno representa o ar. Enquanto o triângulo isósceles está atrelado ao fogo.

Símbolo da maçonaria nas igrejas

Alguns estudiosos dizem que os símbolos da maçonaria estão bastante ligados ao símbolo das igrejas, especialmente, a Católica. Isso porque os primeiros maçons vieram do catolicismo.

Não há registros, no entanto, de símbolos oficiais da Maçonaria na Igreja Católica. O que podem existir são figuras semelhantes.

O sol, por exemplo, é  uma figura usada tanto pela maçonaria como pela Igreja Católica. Ambas representam o amor de deus. Além disso, diversas outras religiões utilizam a figura do sol, afinal, é o astro que aquece a terra e nos dá os dias claros.

Outros estudiosos alegam que a Biblioteca do Vaticano tem o seu chão recoberto por um piso em xadrez – assim como nas Lojas Maçônicas. Mas isso ainda é muito pouco para dizer que há símbolos da maçonaria nas Igrejas Católicas. Estamos falando apenas de um tipo de piso – que possivelmente é usado em locais de outras crenças e religiões também.

Já alguns falam sobre a concha, que é usada como símbolo na Maçonaria e na Igreja Católica. Bom… não há registros do uso de conchas como símbolos de nenhuma das duas.

Outros falam também da Cruz de Malta. Porém, além da figura não ser usada pelo Catolicismo, a Cruz de Malta não se trata de um símbolo maçônico. Ela era usada pelos Templários.

Portanto, nada há de comprovado, até o momento, que símbolos da Maçonaria se cruzem, de alguma forma, com símbolos da Igreja Católica. Há muita especulação e pessoas querendo criar alardes nesses tipos de assunto.

Existe algum símbolo da maçonaria satânico?

Não. Por muito tempo os maçons foram alvo de preconceito por fazerem parte de uma sociedade secreta. Assim, muitos dos símbolos da maçonaria eram tidos como satânicos. Conforme os maçons, a sociedade é discreta agora e não mais secreta.

Além disso, é voltada para a caridade. Além de ensinar aos seus membros boas virtudes e a evolução deles como seres humanos. Tanto que os símbolos oficiais da sociedade são tríades e representam a fé, a caridade e a esperança.

um dos símbolos da maçonaria

Segredos e significados do símbolo da maçonaria

Ao longo do século 20 a Maçonaria passou de uma sociedade secreta para discreta. Alguns rituais e ensinamentos continuam, assim, sendo conhecidos somente pelos seus membros. Mas com essa abertura maior da sociedade, a grande maioria dos maçons afirmam de que não existem segredos nos símbolos da Maçonaria. Isso seria um mito.

O fato da sociedade ter segredos fora criado há séculos, para os que seus membros, da época, não sofressem perseguições – como acontecera ao longo da história com participantes de outras associações. Muitos maçons dizem que existem muitas especulações e muito boatos – alguns bem equivocados sobre a sociedade e o que acontece em suas reuniões.

Pergunta dos leitores

O bode é um símbolo da maçonaria?

Muitas pessoas provavelmente já escutaram dizer que a Maçonaria costuma adorar os bodes e sacrificá-los. Realmente, na Idade Média, o animal era sacrificado para marcar os encontros de seus membros.

Há tempos, porém, os maçons garantem que tal ritual já não é mais praticado. Os maçons explicam que séculos atrás diversas religiões e culturas também faziam o sacrifício de animais.

Já a adoração ao bode se deve ao fato que, durante a Era Medieval, seus membros tinham receio de serem perseguidos. Assim, passavam acompanhados por um bode, indicando aos outros maçons de que haveria reunião do grupo.