Símbolo da Justiça – Qual o Seu Significado e Origem? Curiosidades!

O Direito tem ligação direta com o desenvolvimento da civilização. Desde o Egito antigo, o Direito já é caracterizado pela tradição, pela imparcialidade, e pela igualdade retórica e social. Muitas coisas que se sabe sobre o Direito vem da Grécia Antiga, em que se acreditava que a Justiça era emanada de Zeus, e os homens deveriam aplicá-la. Veja neste artigo o Símbolo da Justiça.

Nessa mesma época, surgiram os símbolos da Justiça, muito conhecidos, como a balança, a espada, a cegueira, Têmis, e muitos outros.


 

 

Quais são os Símbolo da justiça?

Nossa sociedade faz uso de símbolos como uma maneira de expressar conceitos que orientam o nosso comportamento em sociedade. A “justiça” possui vários símbolos associados a ela. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses símbolos. Conheceremos um pouco sobre o Martelo, a Balança, a Espada, a Cegueira, a Astréia, Têmis, e muitos outros.

Símbolo do Dólar

Significado dos Símbolos da justiça

São vários os símbolos da justiça. Vejamos abaixo:

  • Martelo (os conceitos relacionados são a ordem e o respeito): no direito, o silêncio é representado pelo martelo. Assim como o respeito e o alerta. Quanto à sua origem, a mesma divide opiniões. Alguns autores associam a sua origem à mitologia grega, principalmente ao deus Hefesto, divindade dos metais, do fogo e metalurgia.
  • Balança (os conceitos relacionados são a igualdade e a equidade): ela simboliza a justiça, a equação entre a culpa e o castigo, e a igualdade. É o símbolo do comportamento correto, da justiça e do equilíbrio.
  • Espada (os conceitos relacionados são o poder e a defesa da lei): a espada simboliza o estado militar e a sua virtude, a barreira e a sua função, que é o poderio. Esse poderia possui duplo sentido: destruidor (que se aplica contra a ignorância, a injustiça e a maleficência), e o construtor (responsável por estabelecer e manter a paz).
  • A cegueira: simboliza o abandono ao destino e a imparcialidade. Demonstra o desprezo pelo mundo exterior diante da “luz interior”.
  • Astréia (os conceitos relacionados são a justiça e a virtude): Astréia, filha de Zeus e de Têmis, identificada, em vários momentos como sendo a Justiça. E espalhava entre os homens sentimentos de virtude.
  • Têmis (o conceito relacionado é a imparcialidade): divindade grega, deusa da justiça, da ordem, da lei, deusa protetora da justiça e dos oprimidos.

Origem do Símbolo da justiça

Os símbolos da Justiça são representados por meio da figura de Têmis, uma deusa grega que é a personificação da Justiça. Que é imposta pela espada e equilibrada pela balança. A balança sem a espada seria a impotência do Direito. Já a espada sem a balança, representaria a força brutal.

Qual o símbolo da injustiça?

Podemos citar dois símbolos que representam algumas das maiores injustiças que o mundo já viu.

– Foice e martelo (comunismo-o flagelo da humanidade): simbolizam o pior flagelo que houve na humanidade. Representam a tortura, a opressão e a morte de bilhões de pessoas. O comunismo matou 100 milhões de pessoas.

– Símbolo do Nazismo (proibição injusta): o Nazismo foi responsável pela morte de 6 milhões de pessoas.

Curiosidades

símbolo da justiça estátua

– Balança: há uma lenda, segundo a mitologia grega, que diz que o deus da morte e da vegetação, Osíris, costumava pesar em uma espécie de balança, a alma dos mortos. Ele fazia isso para poder decidir o destino ultraterreno para os mortais. Em um lado da balança, ele colocava o coração do morto. Do outro lado, ele colocava uma pena de avestruz, que era o símbolo da justiça e da paz.

– A figura de Têmis, a deusa que simboliza a Justiça, apresenta-se empunhando a balança em uma de suas mãos, para equilibrar o julgamento e a razão. Em sua outra mão, ela segura a espada, para representar o poder da justiça. E ainda apresenta-se com os olhos vendados, como forme de simbolizar a imparcialidade.

– Em uma versão mais moderna, a deusa Têmis aparece sem as vendas nos olhos. Como forma de representar a Justiça Social.

– O Trono também é um símbolo da Justiça. Representa a manifestação da grandeza humana. Aquele que nele se senta, possui uma certa autoridade sobre as outras pessoas.

– A tábua da lei é um símbolo do Direito. Ela representa o claro comprometimento da profissão em cumprir as leis.

Pergunta dos leitores

A deusa da justiça é grega ou romana?

Têmis, na mitologia grega, é a deusa da Justiça. Era a filha de Gaia e de Urano.