Significado Triângulo – Qual o Seu Significado Espiritual? E da Tatuagem?

O triângulo é uma das figuras geométricas mais antigas. Ele provém do encontro de três retas, formando uma área interna com três ângulos. Veja neste artigo, o Significado Triângulo.

Qual o Significado triângulo?

O significado triângulo se trata de uma figura geométrica, que ocupa o espaço interno limitado por três retas. As retas se cruzam em três pontos diferentes. Assim, formam uma figura de três lados e de três ângulos internos, que resultam, juntos, em 180 °.

Outra significado para o triângulo é a união de três três pontos, não-colineares. O pontos devem pertencer a um mesmo plano e ser formado por três segmentos.

O triângulo, quando aos seus lados, podem ser classificados em:


  • Triângulo Equilátero: figura que apresenta os três lados de forma congruentes.
  • Triângulos Isósceles: nessa figura, apenas dois dos lados são congruentes.
  • Triângulo Escaleno: figura onde dois de seis lados não são congruentes.

Já em relação aos ângulos internos que os triângulos formam, podemos categorizá-los em:

  • Triângulo Retângulo: apresenta um ângulo reto.
  • Triângulo Obtusângulo: a figura apresenta um ângulo obtuso (maior que 90 º) . Os outros dois,  agudos ( menor que 90º).
  • Triângulo Acutângulo: apresenta três ângulos agudos (menor que 90 º).

um triangulo feito de energia

Origem do triângulo

Atribui-se a origem do significado triângulo ao filósofo grego Pitágoras. Ele teria dado o nome a forma geométrica no ano de 582 a.C. Acredita-se que ele teria viajado e pesquisado muito para chegar a definição da figura geométrica. Tendo, assim, contado com conceitos da Ásia Menor, Egito, Índia e China.

Assim como dizia Pitágoras, em geometria nunca teremos uma figura perfeita, nem mesmo as feitas com linhas retas. De acordo com Pitágoras, porém, a figura do triângulo é a única que pode ser considerada perfeita dentro da geometria.

Significado de dois triângulos juntos

Dois triângulos juntos podem ter dois significado triangulo diferentes. Um deles é que representam mudanças e fluidez.

Já o outro significado para dois triângulos juntos tem mais relação com religião. Para as pessoas mais religiosas, o desenho de dois triângulos juntos representam o cristianismo. Também remete à fé nos seus preceitos. Como os triângulos são formados por três lados e três cantos, a junção das duas figuras representaria: Pai, Filho e Espírito Santo.

Triângulo é um simbolo maçônico?

O triângulo também é um dos diversos símbolos da maçonaria. Para os maçons, como o triângulo é formado por  três lados. Assim, a figura geométrica é´usada para remeter: à Fé, à Caridade e à Esperança.

Além disso, para a Maçonaria, a figura do triângulo retângulo refere-se à Água. O triângulo escaleno remete ao Ar – enquanto o triangulo isósceles representa o Fogo.

Significado de Tatuagem de triângulo

Significado Triângulo

A tatuagem de triângulo anda em alta. Geralmente, quem opta por desenhar essa figura geométrica no corpo faz referência à  letra grega delta. Essa letra grega, por sua vez, seria a representação da fluidez e da mudança, ou, então, o retorno ao princípio.

Assim, muita gente que tatua um triângulo celebra ou está à procura de uma vida nova, que flua com mais facilidade e satisfação.

Além disso, tatuar um triângulo no corpo também pode ter o significado de três coisas que devemos fazer: pensar, falar e fazer as coisas certas. Seria uma espécie de lema para a vida de quem optou por imprimir o triângulo em seu corpo.

Curiosidades

Agora que você já sabe um pouco sobre a origem, história, quem criou, tipos e significados dos triângulos, observe algumas curiosidades sobre essa figura geométrica:

  • Na Matemática e na Geometria existem números que são considerados triangulares, pois se dispostos em formas de figuras, foram triângulos. São eles: 1, 3, 6, 10 e 15.
  • Quando um número considerado triangular é multiplicado pelo número 8 e somado a 1, resulta em um número quadrado. Exemplos: 3.8 + 1 = 25. A descoberta foi feita durante o ´seculo 100 d.C, por Plutarco.
  • O Triângulo das Bermudas, região localizada no Oceano Atlântico (Flórida), entre as ilhas de Porto Rico, das Bermudas e de Fort Lauderdale – e onde ocorrerem centenas de acidentes de aviões que desapareceram na região – recebe esse nome pois a área tem a forma de triângulo, além de ser rodeada por três ilhas.
  • A área de um triângulo é calculada levando em consideração a metade do produto da medida da altura da figura, dividida pelo tamanho da área de sua base. A fórmula da área do triangulo, então, pode ser representa pela fórmula matemática: A  =(B x h) / 2. Onde: h é igual a altura do triângulo e b representa a medida da base da figura.