Significado dos Números – Iguais, Numerologia Pitagórica, Na Bíblia

Tudo no universo tem seu significado. E o significado dos números na numerologia de Pitágoras, ou Numerologia Pitagórica, é o de que cada número tem em si um valor metafísico. Este valor, mais que o simples valor numérico, atribui a cada número grandes significados e diferentes qualidades.

Cada algarismo representa um dom ou uma série de qualidades que podem ser facilmente detectadas. A Numerologia Pitagórica atribui qualidades não matemáticas aos números, e sim qualidades pessoais. E também atribui valores numéricos a cada letra. Isso serve para que, ao fazer somas cálculos, a pessoa seja capaz de calcular sua própria numerologia.

Significado dos números da Numerologia Pitagórica

“O princípio de tudo é o número”. A Frase de Pitágoras é típica de um matemático. Mas a Cabala hebraica concordava com a numerologia de Pitágoras em vários aspectos. Um deles era o de que há um poder místico contido em cada número. E para alcançar a plenitude do universo, complicados cálculos matemáticos deveriam ser feitos para combinar formas, cores e palavras para abrir as chaves do conhecimento sobre tudo no universo.

Segundo a numerologia pitagórica, o significado dos números é na verdade a grande ciência que contém as revelações para o poder sem limites com o qual os deuses, como Zeus, criaram tudo o que existe. Opinião compartilhada com Galileu Galilei, que disse certa vez que “A matemática é a ciência com a qual Deus escreveu o universo.”


Para entender melhor o significado dos números, vamos estudar a numerologia Pitagórica caso a caso:

Número 1

A tabela de Pitágoras une as letras em grupos de 3 e lhes atribui valor numérico. As letras de cada palavra ou nome devem ser substituídas por algarismos para se obter o significado dos números. Neste sentido, agrupe as letras de acordo com os exemplos:

Número 1 – A, J, S – Seus atributos são a audácia, o vigor, a ambição. Originalidade no que faz e a invenção. Pessoas regidas por 1 são ótimos gerentes, chefes de pessoas. São professores, médicos e advogados. O significado dos números ímpares é que estes serão sempre masculinos. De energia YANG.

O significado dos números pitagóricos atribui a 1 o elemento fogo. Seu regente é o sol. Suas cores são amarelo, laranja e dourado. Seu metal é o ouro e suas pedras preciosas harmonizadoras são o diamante, o topázio e o rubi. O símbolo de 1 é o ponto.

Número 2

Número 2 – B, K, T – É o número dos poetas, dos músicos, dos artistas e desenhistas. Também é o número daqueles que se dedicam a curar, como enfermeiros. As características principais das pessoas regidas pelo 2, de acordo com o significado dos números são de serem pessoas muito diplomáticas. São pessoas cooperativas, gentis. São pacientes e respeitam os demais. São pessoas atenciosas.

Os números pares são femininos, Sua energia e YIN.

Desenho dos números de 1 a 0

O romantismo do número 2 é regido pela lua. Seu maior símbolo é o YIN YANG. Suas cores são verde-claro, prateado e branco. O metal é prata. O elemento é água. As pedras preciosas são selenita, jade e pérolas.

Número 3

Número 3 – C, L, U – É o número das letras e artes literárias. Artistas, escritores, atores, advogados, juízes e professores recebem a influência do 3. Em geral, são pessoas vistas como bondosas e são muito queridas. São homens e mulheres criativos, sociáveis. De vida afortunada.

Seu símbolo é o triângulo. é um número que fala de segurança e certezas. O planeta regente é Júpiter, o maior de nosso céu. As cores são lilás, violeta, púrpura e azul-celeste. O elemento é o ar e seu metal é o estanho. Para suas pedras, prefira topázio e turquesa.

Número 4

D, M, V – Se seu número for 4, o significado dos números para você é de alguém digno de confiança. Pessoa determinada. Alguém trabalhador e honesto. Determinação é uma das palavras de seu caráter. Você gosta de atividades práticas. Engenheiros, fazendeiros, escultores e arquitetos recebem influência do número 4.

Seu símbolo é o quadrado e o elemento é terra. Os regentes são Urano e Saturno. O ouro é seu metal e topázio e safira são as pedras deste algarismo.

Número 5

E, N, W – Especialistas em comunicação, como repórteres e entrevistadores, pessoas astutas como detetives e entrevistadores e instrutores têm em si as características do número 5. O significado dos números reserva para 5 as qualidades de alguém esperto. É uma pessoa adaptável, versátil, culta e que sabe se comunicar e passar ideias. Outro ponto favorável é ser uma pessoa otimista.

A cruz é seu símbolo. Seu planeta é Mercúrio. O mesmo para o metal. Mercúrio, novamente. O elemento é o ar e suas pedras são a safira amarela e o diamante.

Número 6

Letras F, O, X pertencem ao 6. O regido deste número tem personalidade magnética. É carinhoso, leal, responsável. Seu temperamento é caseiro e é também um amante da arte. O significado dos números para 6 se aplica a profissões como artista, professor, dentista, médico, advogado, cantor e até quem trabalha com maquiagem.

Tem a Estrela de Davi ou os dois triângulos opostos como símbolo. Seu planeta é Vênus e as cores são todas as nuances de azul. Seu elemento é ar e o metal é cobre. Suas pedras são, safira, esmeralda e turquesa.

Número 7

G, P, Y – O significado dos números místicos e perfeitos. Profissões como astrônomos e astrólogos, mágicos, curadores de toda a sorte, inclusive os místicos, líderes religiosos e numerologistas recebem os poderes de 7. São Pensadores intuitivos, cheios de espiritualidade. São donos de grandes poderes psíquicos e são esotéricos. Seu temperamento é mais reservado.

Uma estrela de 7 pontas é seu símbolo. E o planeta Netuno é seu regente. Suas cores são violeta e púrpura. O elemento é a água e o metal é a prata, indicando pureza. As pedras mais harmônicas são rutilo violeta e a ametista.

Número 8

H, Q e Z – O significado dos números relacionados a liderança, força e lealdade. Descreve uma pessoa determinada, eficiente em seus trabalhos, ambicioso para o bem ou para o mal. São profissões do número 8 – corretores de imóveis, banqueiros, advogados, políticos e arqueólogos.

Simbolizada pela roda da fortuna, seu planeta é Saturno e o elemento é a terra. Para o metal, prefira chumbo e use cinza, preto e marrom como cores harmonizadoras. Como sua pedra, você via amar a turmalina negra e o ônix.

Número 9

Letras I e R – Os significados são ligados a pessoas com potencial humanitário, de espírito universal. A descrição correta para pessoas criativas, generosas, prestativas. Os regidos pelo número 9 são muito intuitivos e liberais em suas ideias. O oposto dos conservadores. Pensam no bem comum e também são vistos como sendo inspirados.

Profissões perfeitas para os que têm o número 9 como seu símbolo são músicos, editores de jornais e revistas, políticos, cirurgiões e até engenheiros especializados em arte balística.

Seu símbolo de representação é de três triângulos. O planeta Marte é o regente. O que combina com as cores vermelho e branco. O metal é o ferro e o elemento é o ar. Para pedras, use ágata e granada.

Número 10

Para Pitágoras, os números de 1 a 9 são puros. Quer dizer, são a essência e o princípio de tudo. Os números de 10 em diante, já são considerados segundo o significado dos números, algarismos de origem. Por deles sair uma soma para gerar todos os números puros. Os números de origem devem ser transformados em apenas um único algarismo de 1 a 9 para terem o significado correto.

O número 10 representa a soma e o significado dos números puros. Este número é uma representação mística de uma pirâmide, formada por pontos. Começa com o 1 na ponta, seguido por 2, por 3 e por 4 na base, com todos os pontos em equidistantes, ou seja, todas as distâncias entre um ponto e o próximo serão idênticas.

Número 11

Os números que vêm após o algarismo 10 são chamados de “Números de Origem”. As exceções ficam por conta dos números 11 e 12, que não devem ser transformados para somarem apenas um único algarismo puro. Neste caso, o significado dos números 11 e 12 deve ser interpretado de acordo com o contexto.

Os números 11 e 12 são chamados de números mestres. Veja mais abaixo, no significado dos números iguais, o que é o algarismo 11 com mais detalhes e com relação a outros números que se repetem.

Número 12

Número mestre e indivisível pela numerologia pitagórica, analisado pelo significado dos números, 12 é uma cifra plena. Suas vibrações místicas são carregadas de influências sobre a sensibilidade das pessoas. É este algarismo que contém os 12 signos do zodíaco grego. É também cheio de referências bíblicas, como as 12 pedras no peitoral do sumo sacerdote e a coroa com 12 estrelas na cabeça da mulher celestial. É o número que representa a Mãe Terra.

Qual o significado dos números na bíblia?Bíblia com óculos de leitura em cima

A Cabala, a arte de ter poder em magia através de encantamentos baseados em números, palavras mágicas geradas por cálculos matemáticos e o conhecimento sagrado do significado dos números, foi retirado da Bíblia católica e da Bíblia cristã por ter sido considerada uma afronta ao Deus cristão. Por ser magia, era paganismo. Motivo que manteve a Cabala pouco conhecida durante os séculos do cristianismo.

Mesmo assim, o significado dos números na Bíblia descrevem rituais e ações, cânticos e objetos. Veja exemplos:

Número 3 – Todo o perfeito bíblico vem em três. São 3 dias de repouso de Cristo após a crucificação. Lázaro ressuscita no terceiro dia. A trindade apresenta o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.

Número 5 – O Pentateuco, ou Torá são os 5 livros de Moisés. São os 5 primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Que são a base das religiões Cristã e Judaica.

Número 7 – Perfeito. Mágico e indivisível. Eterno. São 7 as pontas do Menorah, um candelabro ritual e um dos principais símbolos do judaísmo. A Estrela de Davi, formada por 2 triângulos sobrepostos em sentido contrário é um símbolo que representa o número 7.

São 7 as vacas magras e 7 as vacas gordas do sonho do Faraó do Egito interpretado por José. Sete é o número de pragas do Apocalipse. Também são 7 as trombetas do fim do mundo. Sete anjos e sete selos.

Número 12 – As 12 tribos de Israel. Também 12 multiplicando 12 vezes mil para dar a medida dos justos do apocalipse. Que são 144 mil. A cidade celestial de Nova Jerusalém, após o Fim dos Tempos terá 12 portas. Cada uma feita de apenas uma única e gigantesca pedra preciosa.

Significados dos números iguais

Ao chegar em números repetidos em suas contar, como 11, 22, 33 e assim por diante, pare. Não diminua estes números para apenas um algarismo. O significado dos números repetidos diz que:

11 – Seu significado pode ser destruição. Mas também recomeço.

22 – Poder, trabalho, otimismo, construção. Também significa criar algo ou alguém.

33 – O “Mestre dos Mestres” para a Cabala. O significado dos números que se repetem é sempre cheio de significados fortes e com grande potencial para o bem ou para o mal. Temos a idade do messias cristão, como seu último ano de vida, mas começo de uma fé mundial. É a soma dos 3 números 11. É um número sempre ligado a eventos grandiosos.

Outro número que não faz parte desta lista é o algarismo zero. O significado dos números para Pitágoras não inclui o ZERO por ser impossível somar dois números puros e se obter ZERO. Na numerologia pitagórica, os números puros têm cada um seu grupo de poderes. Exceto ZERO, que tem em si todos os outros algarismos e contém o significado dos números de 1 a 9, sendo a representação de Deus.

Zero começa e termina em si mesmo. Contém todos os outros 9 algarismos. O que combina com os mitos judaicos e cristãos de que Deus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega.