Qual o Significado do Filtro Dos Sonhos? Veja Todos os Seus Significados!

O Filtro dos Sonhos, também conhecido como “cata-sonhos”, “apanhador de sonhos”, “espanta pesadelos” ou “caçador de sonhos” é um símbolo místico de  uma tribo  indígena chamada Ojibwa, que se localiza nos Estados Unidos. O significado do filtro dos sonhos é um artefato que se tornou bastante apreciado por pessoas que creem em misticismos e simbologias voltadas ao mundo dos sonhos. O Filtro dos Sonhos é aceito por aqueles que possuem grande intimidade ou espiritualidade o misterioso mundo dos sonhos.

 

Qual o significado do filtro dos sonhos?

O significado do Filtro dos sonhos é o de uma espécie de amuleto que tende a proteger todo aquele que o carrega consigo.  Ele protege seus donos dos sonhos perversos que invadem noite a dentro, assim como elimina as más energias e vibrações ruins. Cada peça que o compõe apresenta um significado. Veja o que quer dizer cada uma:

  • Círculo – O círculo é um elemento feito com vara de salgueiro-chorão  e revestido com tiras de couro.  Esse é o principal elemento do Filtro dos Sonhos e representa o sol. O círculo da vida e da eternidade.
  • Teia – A teia é o elemento que simboliza a alma.  Representa ainda o livre arbítrio. Ou seja, as nossas escolhas, as nossas relações interpessoais, o caminho que seguimos.
  • Centro – O centro do Filtro dos Sonhos significa a força do universo. O princípio criador, a nossa individualidade e espiritualidade.
  • Penas – A leveza desse elemento corresponde o ar ou respiração, elementos complementares e essenciais para toda a vida. Há porém, um elemento místico que nem todos conhecem. A pena  de coruja fêmea irá simbolizar a sabedoria. Se a pena for de uma águia macho, simbolizará a coragem.

Para que o amuleto apresente um significado ainda mais particular, você pode acrescentar a esses símbolos elementos particulares, como um patuá de sua preferência.


um filtro dos sonhos mostrando o Significado do Filtro Dos Sonhos

O que significa as cores do filtro dos sonhos?

O Filtro dos sonhos é um artefato especial pois pode desencadear um significado o único e especial. Cada cor traz um significado e você poderá montar o seu de acordo com seus objetivos  e interesses. Para montar e deixá-lo de acordo com sua espiritualidade e personalidade, veja o significado de cada cor:

  • Laranja: Desapego
  • Verde: Cura, verdade e harmonia
  • Violeta: Liberdade
  • Magenta: Gratidão e comprometimento
  • Marrom: Estabilidade
  • Vermelho: Poder, motivação, paixão e criatividade
  • Amarelo:Sabedoria e inteligência
  • Branco:Iluminação
  • Azul: Fé  e determinação
  • Rosa: Amor incondicional, pureza  e beleza

Origem do artefato

O Filtro dos Sonhos não possui sua origem no Brasil, mas nos Estados Unidos. Com o nome original de “dream catchers”, esses belos objetos são utilizados como amuletos visando a proteção e outros benefícios espirituais por muitas pessoas.  Seu uso tem sido bastante versátil, seja na decoração da casa ou até mesmo por meio de tatuagens, dentre outras formas de uso. A ideia contida no objeto é a de purificar as energias. Desse modo, evita que sonhos ruins invadam a sua noite de sono. Além dessa proteção, acredita-se que o amuleto possa trazer sonhos bons, sabedoria e sorte.

Usos do filtro dos sonhos

Segundo os lakotas (povo indígena das grandes planícies da América do Norte), os Filtros dos sonhos funcionam no período da noite enquanto giram no teto do quarto. Eles capturam as energias negativas que ficam presas a teia. Tais energias são desintegradas na manhã seguinte com o nascer do sol.

Já os bons sonhos vão nascer a partir das energias positivas que entrarão no centro da teia. Essas energias escorrem pelas penas e entram na nossa cabeça permitindo os sonhos bons.

Mas como podemos ver, o significado do Filtro dos sonhos não está mais restrito apenas às paredes do quarto. Hoje eles ganharam o mundo, aparecendo até mesmo em roupas,brincos, tatuagens, colares, bolsas, etc.

Tatuagens de filtro dos sonhos e seu significado

As tatuagens com Filtro dos sonhos além de lindas estão super em alta. É o tipo de tatuagem que pode apresentar vários significados e detalhes. Lembra lá na frente quando falei das cores? Então, elas possuem vários significados não é mesmo? É nesse exato ponto que quero chegar: as cores de cada mandala ou melhor, filtro, irão determinar seu significado e, por consequência, simbolizar o desejo ou expressões de afetividade do tatuado. Podendo este desejo ser o de fé, estabilidade, liberdade, gratidão, etc.

A tatuagem de filtro de sonhos, nesse sentido, é bem mais que um adorno a embelezar o corpo, mas uma espécie de amuleto permanente, que protege e  fornece fortaleza espiritual para aqueles que nele acredita.

Onde colocar o artefato?

um filtro dos sonhos ao por do sol

O Filtro dos sonhos é um artefato que deve ser colocado, preferencialmente, sobre a direção da cabeceira da cama. Pode também ser colocado em qualquer outra parte do quarto que  possa tomar sol.

Pergunta dos leitores

As perguntas mais frequentes em relação ao filtro dos sonhos se referem a seu significado, ou seja, se é maligno ou não. Há também perguntas sobre como é feito o artefato, onde compra-lo e sobre o significado de suas cores.

Qual o significado do filtro dos sonhos para os evangélicos?

O filtro dos sonhos é apreciado por muitas pessoas mas para os evangélicos seu uso é uma prática extremamente condenável. Segundo os crentes, como eles mesmos costumam  se autodenominar, existem muitos erros ao se fazer uso desse artefato. Em primeiro lugar, a crítica que se reforça é pelo fato de que ao usar o filtro dos sonhos, há uma forma de cultuar outra religião: o xamanismo.

Para os evangélicos fazer uso de um objeto para manipular espíritos consiste em feitiçaria. Além disso, eles acreditam que somente Deus é capaz de nos salvar das aflições sejam mundanas ou espirituais. Segundo a crença dos evangélicos, um objeto inanimado jamais poderá proteger nossos sonhos. Essa reflexão nasce a partir da constatação de que a mandala é um objeto inanimado. E, por essa razão, não possui poder para proporcionar qualquer tipo de proteção, diferente do Deus vivo.

Outro ponto destacado pelos evangélicos diz respeito a mensagem que se transmite ao usar o filtro dos sonhos em casa. Pois, mesmo sendo utilizado para fins decorativos, deixa entrever que misturar diversas formas de crenças não é algo errado. E por fim, os evangélicos entendem que o uso desses objetos de forma “desleixada” e despreocupada coma  religião alheia, desrespeita a cultura indígena que é maior que qualquer modismo.