Qual o Significado de Pena? Veja o Simbolismo Elemental e Indígena!

O significado de pena se trata de uma das estruturas da parte epidérmica que forma uma espécie de revestimento exterior ou uma plumagem nas aves. Apesar de não parecer, as penas são estruturas complexas e envoltórias, encontradas apenas nos animais vertebrados, ou seja, nas aves. Elas são uma das principais características que diferenciam o grupo das aves de outros grupos de seres vivos.

As penas parecem que recobrem todo o corpo das aves, mas não. Elas são estrategicamente posicionadas em partes da pele das aves. Além de servir como um isolante térmico para esses animais, elas auxiliam no processo de voo. Também apresentam impermeabilidade – protegendo as aves de possíveis encharcamentos de água- dão cor a elas e contribuem na comunicação de uma com a outra e no acasalamento.

A pena, durante os séculos, passou ainda a ser usada como objeto de ornamento pessoal e decoração, devido a sua beleza. É comum vermos acessórios que tem a pena como adorno. Também são usadas para enfeitar casas e são empregadas bastante em festividades atuais, como o Carnaval.

Além disso, possui significados místicos e espirituais, em algumas culturas e entre povos, principalmente, antigos.


Qual o Significado de pena?

uma pena preta

A o significado de pena, de uma maneira mística, está ligada à proteção, à forte, à clarividência, à fertilidade. à fecundidade e à proteção. Também está ligada à Lua, à imaginação, aos pensamentos e às fantasias.

Na Idade Média, por exemplo, a pena cumpria um papel de espécie de oráculo. Caso uma pessoa se perdesse em uma encruzilhada ou em caminhos em geral, bastava que ela soprasse uma pena no ar, que o caminho certo para a libertação era indicado de alguma forma.

Por isso, em muitas culturas e entre povoados antigos, a pena era associada à proteção, à forma dos pensamentos e à boa sorte.

A pena também sempre esteve presente em rituais de Xamanismo. Ela representa a proteção e clarividência. Já para povos primitivos, as penas de aves representam a proteção e o poder.

Para os povos egípcios, a pena simboliza a justiça. As penas eram colocadas nas pratos de balanças e, embora elas pesem pouco, eram suficientes para mover a balança de um lado para outro, determinando o que era justo.

Outro exemplo são os cocares de penas de água, por exemplo, simbolizam a clarividência e magia para a pessoa que o utilizasse.

Significado de pena das aves

Como já mencionado, a pena das aves tem significados diferentes, dependendo da cultura. Na Nova Guiné e na Austrália, por exemplo, o uso de penas significa obter um pouco do poder mágico das aves.Trata-se de uma maneira se tomar a forma de um pássaro e, assim, atrair virtudes como a liberdade e a clarividência.

Além disso, em algumas culturas, a pena de uma ave varia de acordo com a espécie do pássaro. Veja a seguir:

  • Coruja – simboliza a inteligência e sabedoria
  • Águia – representa virtudes imponentes, como a vitória e a autoridade
  • Andorinha – refere-se à boa sorte e à esperança

Outros tipos de pássaros possuem outros significados atribuídos as suas penas. Um exemplo é o pavão. De acordo com uma lenda grega, o gigante chamado Argos continha 100 olhos – que não fechavam-se para dormir simultaneamente. No entanto, o Argos veio a falecer e, assim, a rainha dos deuses, Hera, distribuiu as penas do pavão sobre os olhos do gigante para que ele descansasse em paz.

Significado de pena indígena

Os povos indígenas sempre fizeram muito uso das penas dos pássaros que caçavam. O cocar, por exemplo, é um emblema tradicional dos índios e é confeccionado com muitas penas. E as penas não são apenas para enfeitar o adorno, elas são consideradas, pelos índios, peças que indicam quem são os monarcas de uma tribo. O uso do cocar com as penas era uma espécie de poder, que quem o usava adquiria as qualidades das aves: liberdade, astúcia, imponência, etc.

Já a tribo do índios Zunis usavam bastões coberto por penas de aves, chamados de bastões de orações. Essas objetos representavam os antepassados da tribo, com o intuito de conseguirem boas colheitas para a alimentação.

Para os índios Zunis os bastões ornamentados com bastante penas eram considerados extremamente sagrados. O bastão, para eles, permitiam boas colheitas de milho também, além de proteger os índios caçadores em rios, nas montanhas e nos montes.

Dessa forma, os índios da tribo Zunis, acreditavam ainda que o bastão coberto com penas de aves tinham o poder de elevar as suas orações, por meio das penas. É como se as penas contribuíssem para que seus pedidos e mensagens chegassem aos deuses e fossem atendidas, além de obterem a proteção dos céus.

Além disso, vale lembrar que as penas são partes fundamentais também no filtro dos sonhos. Esse objeto tem origem indígena e suas penas de árvores simbolizam a proteção e o ar.

Significado da Tatuagem de pena

O significado de pena na tatuagem é bastante comum, tanto em homem como em mulheres. Geralmente são feitas em tamanhos pequenos ou médios, em várias regiões do corpo. Tatuar uma pena no corpo pode remeter à pessoa os seus significados primitivos. Entre eles: a proteção, a forte, a clarividência, a fertilidade. a fecundidade e a proteção. Também está ligada à Lua, à imaginação, aos pensamentos e às fantasias.

A pena é uma tatuagem não muito difícil de fazer, quando se trata de um bom profissional, é claro. Então, se você se identificou com os significados da pena e as suas histórias – além de apreciar sua figura – e deseja tatuar uma em seu corpo, pesquise primeiramente. Isso porque tatuagens são definitivas, não é?

Pesquise desenhos, tamanhos, cores e onde deseja tatuar a pena. Além disso, é sempre bom lembrar que é fundamental optar por fazer a tatuagem em bons estúdios e com profissionais experientes. Isso para preservar a sua saúde e para que o desenho da pena fique exatamente como você deseja. Não tenha pressa em se tatuar.

O significado de pena branca

Qual o Significado de pena no filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos é um objeto que se originou da cultura indígena. Muito popular, provavelmente você já viu um. Também deve ter escutado falar que ele tem funções especiais, como proteger a pessoa e afastar maus pensamentos. O filtro dos sonhos funciona como uma espécie de amuleto, além de decorar também ambientes. Podem ser colocados em diversos lugares. Muitas pessoas colocam no carro, para se sentirem protegidas enquanto guiam.

O filtro dos sonhos é formados pelos seguintes elementos:

  • Teia
  • Centro
  • Penas

Cada um desses elementos possuem significados especiais. As penas, por exemplo, representam a proteção e o poder e a vivacidade do ar.

Vale saber que ,nos filtros dos sonhos, além dos elementos essenciais, também podem ser adicionados a eles objetos pessoais significativos para você. Isso não tira os poderes do objeto, que se torna também mais pessoal.

Pergunta dos leitores

O Significado de pena pode ser o elemental do ar?

Sim. A pena é uma das estruturas que permitem as aves voar pelos ares. Em algumas culturas, como as indígenas, por exemplo, associam a pena ao ar.