Qual o Significado de Elefante? Qual Sua Simbologia? E da Tatuagem?

O elefante é um dos maiores mamíferos terrestres. O animal, que se destaca na natureza pelo seu grande porte e sua tromba, pertence à família das Elephantidaes. Este animal é conhecido por ter em diversas tribos o Significado de Elefante.

Existem atualmente 3 espécies de elefantes: duas africanas e uma asiática. Havia também os mamutes – mas que hoje estão extintos.

Além disso, em diversas culturas e religiões são atribuídos significados especiais ao animal.

Significado místico de elefante indiano

Para os indianos, os elefantes são considerados animais sagrados e são venerados, além de tidos como um verdadeiro suporte para o mundo. Os indianos têm, de forma mística, o elefante como algo que sustenta o universo em seu lombo. Assim, o elefante é considerado, para os indianos, um animal com função cósmica – representando um dos quatro pilares que sustentam o mundo


Além disso, na Índia, o animal representa a sabedoria, a paciência, longevidade, a prosperidade, o bem e o poder.

Elefante para o hinduísmo

um simbolo de elefante

Para o hinduísmo,o elefante é um animal sagrado, que serve também de meio de transporte. Na antiga mitologia induísta, esses animais tinham asas e brincavam e se divertiam entre as nuvens.

Inclusive, o Deus Indra – considerado o Deus da Chuva e das ventanias – andava sob um elefante. O Deus Krishna e a sua mulher, Radha, tinham o poder de se transformarem em elefantes. Isso simbolizava a personificação do amor do Criador.

Já para os ocidentais, o elefante representa um animal pesado e lento. Se colocado em cima de pilares, a figura está invocando um ato de despertar.

Como já mencionado, os elefantes são sagrados para os  hindus. Outro Deus do hinduísmo, Ganesh (uma das mais importantes divindades) é representado por um elefante. Ganesh é tido como o Deus do conhecimento, da ciência, da força, da beleza, o equilíbrio e da superação.

Assim, o Deus Ganesh teria sido concebido pela rainha Maya. Ganesh é representado por uma cabeça de elefante e corpo humano – que representa o microcosmo. O elefante, na figura de Ganesh também refere-se ao início e ao fim das coisas.

Significado de sonhar com elefante

Sonhar com elefante significa bons presságios e sorte. Mesmo que o animal seja pesado e lento, sonhar com ele é algo muito bom. Muito embora na nossa cultura o elefante represente um peso, sonhar com o animal é um bom presságio.

A sorte trazida com o símbolo do elefante pode ser em diversas áreas da vida. Podem ocorrer mudanças benéficas nas áreas: financeira, profissional, familiar, relacionamentos, amizades, entre outros. De qualquer forma, se você sonhar com um elefante é motivo de alegria. Estão prometidos momentos bons e de muita sorte.

Significado de elefante na decoração

O significado de elefante tem diversos significados quando usados na decoração. De acordo com a arte do Feng Shui, que vem do taoismo e visa organizar e decorar espaços para atrair boas energias, ter um elefante em casa trazer muitas influências boas para o seu lar.

Isso porque o animal é um símbolo de harmonia para o Feng Shui. Além disso, o elefante representa um animal tranquilo, silencioso e majestoso – trazendo paz e tranquilidade aos ambientes.

Ter um elefante decorando a casa também, de acordo com o Feng Shui, ajuda a melhorar a memória. Sim, considera-se o elefante um dos animais com melhor capacidade de memória. Ele pode ser colocado, então, em locais de trabalho. Ou ainda em lugares onde você considera que te traz esquecimentos – dinamizando sua capacidade de se lembrar das coisas.

O elefante ainda, para o Feng Shui, representa a fertilidade. Assim, ele ajuda muito aqueles casais que querem ter filhos, podendo ser colocados no quarto, por exemplo. Mas atenção, nesse caso, indica-se que a imagem do animal esteja com a sua tromba para baixo, representando a concepção.

Significado de elefante na decoração – Parte 2

Esse animal ainda é ótimo para trazer proteção e estabilidade aos ambientes, segundo a arte do Feng Shui. Bons locais para colocar a imagem do elefante para esse fim é na sala ou nos quartos. Se sua casa tem mais de um quarto, recomenda-se colocar um elefante em cada um dos dormitórios.

Como podemos ver, manter elefantes na decoração da casa pode trazer coisas muitas positivas para nós e para o ambiente. Mas ainda uma dúvida permeia entre as pessoas: a tromba deve ficar para cima ou para baixo?

Algumas pessoas acham que o animal só traz coisas boas se estiver com a tromba para cima. Porém, isso não é exatamente assim. A posição da tromba varia de acordo com o que queremos atrair.

Para atrair boas energias em geral, por exemplo, a imagem do elefante pode estar com a tromba para cima ou para baixo – isso é indiferente. Já se você quer mais sucesso e prosperidade, o Feng Shui recomenda que a tromba do elefante esteja posicionada para cima.

Para a fertilidade e proteção é melhor que a tromba esta virada para baixo – armazenando energias e espalhando-as pelo ambiente e pessoas.

Elefante representando o significado de elefante

Significado de elefante tatuagem

A tatuagem do elefante possui um significado especial. Uma pessoa que decide tatuar o animal em seu corpo pode estar querendo imprimir em si virtudes como:sabedoria, paciência, sucesso e poder.

A tatuagem de elefante pode ser feita em qualquer parte do corpo, em homens e mulheres. Uma tatuagem grande de elefante, por exemplo, fica muito bonita tatuada nas costas, em tamanho grande.

Além disso, o elefante pode ser tatuado no corpo apenas em preto ou em diversas cores. Para um bom resultado, porém, é preciso escolher um bom profissional tatuador, pois a figura do elefante possui muitos detalhes. Lembre-se de que tatuagens são permanentes, por isso, pesquise bastante antes de decidir tatuar um elefante no seu corpo – para que você fique satisfeito com o desenho.

O elefante indiano da sorte?

Podemos considerar que o elefante indiano traz sorte sim, pois ele simboliza energias de prosperidade, poder, bem, sabedoria, paciência, entre outras virtudes positivas.