Significado de Aliança – Veja Toda a Simbologia Envolvida! É Biblico?

Dar um anel de compromisso de presente é a representação do desejo de estabelecer um vínculo permanente com alguém. Sem dúvidas, esse é o principal significado de aliança, seja ela de casamento, namoro ou somente de compromisso.

Isso porque desde os tempos mais remotos os anéis são usados como um símbolo de status, inclusive de relacionamento, ou também como um talismã para boa sorte.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o significado de aliança e seus usos em diferentes culturas, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

 

Qual o significado de aliança de casamento?

Sem dúvida, o mais significado de aliança é o compromisso que duas pessoas assumem uma com a outra. A origem dessa tradição vem da Europa, quando somente a mulher fazia uso da mesma. Posteriormente os homens passaram a usá-la também.


Já a palavra aliança, provém do latim alligare, que se refere a uma condição de união. Logo, fazer um acordo ou um pacto com alguém, é fazer também uma aliança. O mesmo vale para o pacto feito entre um casal.

Já o formato circular da aliança, representa a eternidade, visto que não tem princípio nem fim.

No pedido de casamento, a aliança ainda pode vir acompanhada de um anel. Ele normalmente possui diamantes, mas claro que isso depende das posses de cada um. Vale lembrar que essa é uma tradição proveniente da Roma Antiga, embora possa ser anterior a isso ainda.

Tanto o anel de noivado quanto a aliança de casamento são usados no dedo anular. A explicação é que antigamente se acreditava que esse dedo tinha uma veia com ligação direta ao coração.

No entanto, o anel de noivado usa-se na mão direita e o de casamento usa-se na mão esquerda. A explicação para essa troca de mãos também é antiga. Uma das teorias aponta que a mão esquerda representa a submissão ao cônjuge. Já a outra afirma que o anel passa para a mão esquerda por que essa se encontra mais perto do coração.

 

Qual o significado de aliança de namoro?

O significado de aliança, de uma forma geral, é compromisso, sempre com o seu formato circular, representando a eternidade. Uma forma que não possui início ou fim.

Sendo assim, o significado de usar uma aliança no namoro, também é a representação do compromisso que o casal estabeleceu.

No entanto, vale lembrar que nos namoros, as pessoas usam mais comumente uma aliança de aço ou de prata, sempre na mão direita.

Já com o aprofundamento da relação, o noivado formaliza o desejo de união, Nesse caso, a aliança de prata é substituída pela de ouro, mas segue sendo usada na mão direita.

Então, no casamento, a aliança sairá da mão direita e irá para a esquerda. Então, o significado de aliança, seja ela qual for, é de união e vontade de ficar junto.

significado de aliança na bíblia

Significado hebraico da aliança

Em hebraico, a palavra aliança se escreve bérith, representando também um pacto ou compromisso. No entanto, significado de aliança em hebraico é a união do homem com deus.

Significado de aliança na bíblia

Como já foi dito anteriormente, no hebraico, o significado de aliança é compromisso e pacto. Então, no sentido Bíblico, a aliança significa o pacto entre os homens e Deus, que decide salvar a humanidade com sua graça.

A Escritura Sagrada é dividida em duas partes, chamadas Antigo Testamento e Novo Testamento. É também chamada de  Antiga e Nova Aliança.

Na Antiga Aliança, foi feito um pacto entre Deus e Noé, sendo representada pelo arco-íris. Depois, houve também um pacto entre Abraão e Javé, na qual Javé pedia que Abraão dividisse os animais ao meio e depois os unisse com uma corda.

Essa corda citada no texto bíblico representa a aliança, que tem a função de unir o que possui o mesmo sangue e está separado.

Significado espiritual da aliança

No plano esotérico, a aliança possui poderes mágicos. O significado de aliança é a proteção de um objeto ou pessoa, aquela que guarda um segredo ou um tesouro.

A revelação da vontade de ter um compromisso com outra pessoa, implica também na confiança dada ao outro. Sendo assim, esse é o símbolo de união das almas gêmeas.

Já os hindus creem que o compromisso verdadeiro de um casal permite que vivam por muitos anos atingindo longevidade. Sendo assim, o maior e mais importante significado de aliança é a união e o compromisso entre duas pessoas.

Qual o significado de aliança no colar?

Que a aliança é um símbolo de união entre duas pessoas, já ficou bem claro, não é mesmo?! E quando uma dessas pessoas já não está mais presente?

O fato é que muitas pessoas utilizam a aliança pendurada em um colar quando já possuem um cônjuge falecido. Isso porque continuar usando no dedo perde um pouco o sentido, visto que a pessoa não é mais cada, e sim viúva.

No entanto, o compromisso de amor ao outro pode continuar vivo, carregando o símbolo da união de uma outra forma, ou seja, usando a aliança no colar.

Alianças em outros lugares e culturas

alianças da biblia

Casais usarem aliança é uma tradição bastante antiga, passada de uma cultura para a outra e de geração em geração. Os povos romanos firam os primeiros a usarem esse símbolo. No entanto, usavam-na na mão direita, acreditando que na esquerda traria má sorte.

Na Índia acontecia o mesmo e a aliança era usada somente na mão direita, visto que a esquerda é considerada suja. No entanto, atualmente isso mudou e os anéis são utilizados em ambas mãos.

Na Holanda, por sua vez, os apaixonados usam a aliança de compromisso na mão esquerda. Depois do casamento, a mesma passa para a mão direita.

Segundo a tradição judia, durante a cerimônia de união,  anel é colocado no dedo indicador direito da noiva. Somente depois da celebração é que o anel vai para o dedo anelar.

No Sri Lanka, a noiva irá usar o anel na mão esquerda e o noivo na mão direita. Já nos países muçulmanos, não há a tradição de uso de aliança. Nem mesmo ocorre a troca da mesma nos casamentos.

Antes da Segunda Guerra Mundial, a tradição na fazia os homens usarem a aliança. No entanto, eles passaram a usá-la como uma forma de lembrança das famílias das quais estavam afastados.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o significado de aliança, seus usos em diferentes culturas e a tradição que representa a união e o compromisso entre duas pessoas. Aproveite essas informações!