Qual o Significado das Flores? Significados Espirituais e Psicológicos!

O significado das flores vem de tempos longínquos. Segundo a história, um inglês, quando visitava a Turquia no século XVIII teria afirmado: “aqui, pode brigar, mandar cartas de paixão, amizade, civilidade, censurar ou mandar notícias sem ter que sujar os dedos de tinta!” Essa afirmação ocorreu porquê os turcos tinham o hábito de usar flores para expressar os mais diversos sentimentos. Cada espécie de flores tinha um significado peculiar. Sendo assim, uma carta bem produzida tinha o poder de manter uma excelente comunicação.

Esse hábito ganhou notoriedade e chegou a França. Lá inventaram uma linguagem onde o significado era expressamente com símbolos florais. A linguagem foi publicada em 1819 e intitulada de Le Langage des Fleurs. Esta nova forma de linguagem chamou a atenção dos românticos poetas ingleses. Assim, Thomas Hood em seu poema intitulado “A Linguagem das Flores” citou: “Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar.”


Na época vitoriana o significado das flores passou a ter maior significação. Além do que queriam dizer ao serem entregues também passaram a ter significado dependendo da maneira como eram recebidas. Se a rosa vermelha estivesse aberta, esta significava admiração através da beleza feminina. No entanto se a oferta fosse de um botão com folhas e espinhos alertava a seguinte mensagem: “Temo, porém com esperança”. Se a resposta a esta carta retornasse com um botão virado para baixo então a resposta era: “Não deves temer, nem tampouco ter esperanças”. Se a rosa fosse colocada nos cabelos, o gesto tinha o significado de cautela. No entanto se fosse posicionada sobre o coração o amor estava sendo correspondido.

Se você, assim como tantos outros, é um apaixonado por flores, acompanhe este artigo e conheça o significado das flores e todo o encanto que elas tem a oferecer.

uma flor em um pedaço de madeira para simbolizar o Significado das Flores

Significado das flores

As flores em suas riquezas de espécies, tem cada uma delas, significado especial. Cada uma tem particularmente um perfume, cor, tamanho e textura. O significado das flores á natureza, a vida, a pureza, o sucesso, a paz, a riqueza, o bem estar, a energia, o alimento, o amor, a qualidade de vida, a cura, dentre tantos outros. Elas são exemplo excepcional da divina beleza da natureza e mantém em demonstração sua exuberância de formas, perfumes variados e cores.As flores estão diretamente associadas a natureza representando o que  a divindade proporcionou de harmonia e beleza. As mensagens que as flores representam também são espirituais.

As rosas por exemplo, tem viajado de gerações em gerações significando o amor. Se elas forem vermelhas tem a simbologia das emoções apaixonadas. Se forem cor de rosa porém, significam o amor sublime. As brancas significam amor puro e incondicional e as amarelas são a representatividade do mistério. Algumas pessoas porém, afirmam que as rosas amarelas significam o ciúmes e outros que significam o amor afortunado.

Até a maneira como você organiza as flores no vaso podem apresentar um significado das flores diferente. Se for colocada apenas uma rosa terá p significado de intimidade e elegância. Porém, se optar por distribuir em um vaso várias rosas, elas representarão confraternização e alegria.

Significados espirituais das flores

Se pretende presentear alguém é interessante pensar em qual recado pretende transmitir no momento. Conheça um pouco mais sobre o significado espiritual das flores.

A Azaleia significa o sentimento de amor puro e romântico. O Amor Perfeito significa a perseverança, a resistência, companhia e  pura energia da reflexão. A Carmélia Rosada tem o significado de emanar a grandeza da alma, já a Carmélia Branca está relacionada ao desprendimento, a beleza perfeita e a liberdade. As Flores Rosa demonstra o desejo de estar junto, a admiração e o amor. A Tulipa Vermelha, a beleza, prosperidade e o indivíduo louco de amor.

A Violeta representa a lealdade e modéstia. A flor Copo de Leite significa a inocência, a pureza e o sagrado. O Cravo Vermelho representa o sentimento de rejeição, a paixão viva e o amor incompreendido. No Caso do Cravo Amarelo, a fragilidade, o desprezo e o sentimento de ter sido deixado de lado. O Crisântemo Vermelho demonstra a paixão, o amor a flor da pele. O Crisântemo Branco demonstra a energia que emana da sinceridade e o Crisântemo Amarelo o amor fragilizado, desdenhado.

A Clematite demonstra a beleza espiritual. A Gerânio Escura demonstra o sentimento de tristeza, enquanto que a Gerânio Rosa que você é preferido. O Girassol tem representatividade de alegria, glória, integridade, dignidade, paixão e riqueza de sentimentos. A Margarida é a flor da inocência doce. A Orquídea é uma flor bastante comprada por representar a beleza da mulher, a luxúria, perfeição e pureza espiritual. A Rosa Vermelha lidera o ranking das mais compradas e significa o amor, desejo e casamento, enquanto que a Rosa Amarela representa ciúmes e medo. Além delas, ainda tem a branca representando o amor espiritual, a pureza, a paz e o silêncio.

Simbologia das flores

Flor de Lótus rosa boiando na água

Embora as flores sejam um símbolo universal e antigo, utilizados muitas vezes para a cura de diversos males e até em rituais sagrados, sua simbologia difere bastante a depender da cultura associada a elas. Se as flores estiverem abertas estarão representando a natureza esplêndida. Representarão também a glória e a feminilidade. Tudo que estiver relacionado a beleza, paz, juventude, a primavera e ao espírito.

A beleza das flores também simbolizam a glória e juventude passageiras. A depender da cor poderão também simbolizar tendências psíquicas e sua orientação. As amarelas por exemplo, simbolizam o sol, as vermelhas simbolizam o sangue e o amor, já as azuis simbolizam os sonhos. As flores tinham uma simbologia sagrada e representada perfeição para os astecas, maias e povos pre colombianos. Para eles, o jardim com variadas flores não representavam apenas uma boa ornamentação, como também a simbologia dos deuses e a criação de todo o universo.

Curiosamente uma mesma flor tinha significados diferentes para diversos povos. A flor Frangipana significava fornicação, fertilidade e sol para os Maias. A mesma flor para o Cristianismo tinha significado oposto, pois representada a perfeição, surgindo diversas vezes em passagens bíblicas como a representação do paraíso. E na cultura oriental, a flor significa o poder da renovação espiritual associados a evolução interior.

As Tatuagens e o significado das flores

As flores são belas e românticas e suas versões e cores encantam a diversas gerações. Por serem tão cativantes, delicadas e possuírem significados variados, são cada vez mais utilizadas em tatuagens como sendo parte de uma arte ou como a arte central, a tatuagem em si.

As rosas, embora sejam as mais escolhidas no critério tatuagem, possuem uma história no mínimo intrigante. Ela é comumente utilizada nos funerais simbolizando a memória dos mortos e o respeito pelo momento. Ela tem um significado espiritual ao representar o sangue de Jesus Cristo e também o significado sentimental ao representar a paixão.

As flores havaianas também são muito escolhidas na hora de fazer uma tatuagem. A exemplo tem o hibisco, uma flor linda existente nas cores vermelha e amarela. Ela possui uma estrutura onde sua semente se mantém no interior protegida por suas pétalas. A tatuagem da flor do hibisco é tão popular quanto a de rosa.

Pergunta dos leitores

uma tatuagem de flores

Qual flor que simboliza a fertilidade?

A Helicônia Psittacorum simboliza a fertilidade e tem um charme todo tropical.

Qual o Significado das rosas?

As rosas são as flores que por tantos anos e até hoje caem cada vez mais no gosto popular. Ela tem toda uma representatividade. As rosas significam o amor, a paixão, o coração, a perfeição, o romantismo, a beleza, a sensualidade, a pureza e o renascimento. Se as rosas forem brancas simbolizarão a lua; se forem amarelas, o sol e se forem vermelhas, simbolizarão o fogo. De maneira universal ela é o símbolo do amor e da união. Tão conhecida por sua beleza e perfume peculiares, o botão da rosa, quando está desabrochando simboliza o mistério e o segredo da vida.

Para a mitologia greco romana a rosa associa-se a Afrodite, também conhecida como Vênus, deusa do amor e da beleza. Por isso, a rosa é também um elemento da natureza sagrado que representa também a beleza, virgindade e fertilidade. Os gregos diziam que a rosa era uma flor branca que acabou ficando vermelha no exato momento em que o deus Adônis foi morto. Sua amada Afrodite, ao picar-se num espinho teria modificado a cor das rosas para vermelhas. Por isso, a rosa vermelha também simboliza a renegação.