Significado das Cores – Para o Ano Novo, Psicologia das Cores

Muitas pessoas visualizam as cores como sendo uma pseudociência. As cores demonstram as preferências pessoais dos indivíduos, bem como suas experiências, educação e diferenças de culturas. Além de tudo isso, já existem estudos capazes de explicar as reações das pessoas à determinadas cores, geralmente àquelas mais apreciadas. Esses estudos explicam também o significado das cores.

As cores aparecem como uma forma de linguagem com o poder de gerar os sentimentos mais variados como inquietação, bem estar, prazer e vitalidade. Os profissionais utilizam bastante as cores em seus projetos. Mas elas vão além de simples complementos desta profissão. As cores levam a reviver experiências pessoais adormecidas da infância de tal maneira que a ciência ainda tenta explicar.

O artista Claude Monet afirmava que o universo das cores transformava-se em uma obsessão diária, em alegria e no tormento. Visto deste ângulo, pode-se dizer que se até para o artista existem a dificuldade em perceber a sutileza dos tons e a combinação das cores, torna-se ainda mais difícil perceber e medir os impactos causados no indivíduo

Qual a finalidade da psicologia das cores?

Nosso cérebro consegue ser estimulado de diversas maneiras diferentes através das cores. Historicamente, os egípcios e os chineses utilizavam as cores para conseguir a cura de magnitude emocional. Favorecendo estados de consciência ou promovendo um novo estado emocional particular. Para os egípcios a cor vermelha representava o reflexo da vida, da vitória, da terra e da raiva e fúria dos deuses Seth ou Apófis, considerados hostis.


O significado das cores vai muito além do que enxergamos. Todas as cores causam um impacto único ao cérebro. Por isso, a psicologia das cores aparece como uma ferramenta de neuromarketing. Se as empresas conseguirem identificar como os clientes se comportam ao avistar determinadas cores, a empresa conseguirá aumentos significativos nas vendas. Claro, a psicologia das cores não é 100% infalível, mas os resultados demonstram que ela é bastante útil.

As cores estão sempre presentes em determinados efeitos na arte e no cinema. O diretor David Lynch adora o mundo do caleidoscópio das emoções. Desta forma ele, em suas produções sempre contrasta o preto e o branco. Essas cores para ele, simbolizam a viagem do mundo real para o mundo das imaginações, os sonhos.

Significado das cores primárias

Vermelho

Imagem de várias Cores

O vermelho é uma cor bastante utilizada para o marketing. Ele é utilizado para atrair atenção, já que consegue se destacar entre as diversas cores e desperta poder de convencimento. Ela representa também um alerta. Desta forma, causa a ação de aumento dos batimentos cardíacos, criando a necessidade de urgência, perigo e imediatismo.

Pode ser usado para estimular o apetite e como arma de consumo despertando a vontade de comprar impulsivamente. Representa o amor, mas também o seu oposto, o ódio. É a cor usual dos reis, da alegria e do perigo, representando o sangue da vida. O vermelho é uma cor bem sedutora e capaz de despertar o lado mais agressivo do indivíduo.

Amarelo

Para o marketing, o amarelo representa o otimismo e a juventude. Leva a sensação de clareza e é bastante utilizado como ponto de destaque a determinados produtos. É uma cor que cansa rapidamente, por isso não deve ser usada corriqueiramente. Alguns estudos comprovaram que o amarelo mais intenso é capaz de provocar choro aos bebês.

Na psicologia das cores, o amarelo pode ser considerado uma cor contraditória. Já que representa o mal e o seu oposto o bem; representa o otimismo e o crime; a compreensão e a traição. É uma cor considerada masculina que representa os impérios na China. Também mantém o ambiente iluminado, estimulante e criativo.

Azul

As empresas escolhem o azul por representar produtividade e ser uma cor não invasiva. Ela passa a sensação de segurança e confiança em determinada marca. Foi comprovado que esta cor consegue reduzir o apetite, desta forma não é indicado para sinalizar algum alimento a venda, mas pode ser uma ótima ideia para colocar em ambientes de prática de exercícios ou na cozinha por exemplo. O azul é um cor fria ligada a espiritualidade e fantasia. É uma cor que fideliza, harmoniza e causa simpatia. Esta cor é tão utilizada que já existe uma variação de 111 tons da  cor azul.

Significado das cores secundárias

Violeta

No meio empresarial, o violeta cai bem para locais que possuem produtos de beleza e antienvelhecimento, pois transmite calma, magia e espiritualidade, além de ser uma cor feminina. Não se recomenda pintar quartos, lojas ou salas com esta cor para não gerar ambivalência. Ela existem em 41 tons diferentes. Esta cor simboliza o poder, mas também pode simbolizar a ambiguidade.

Laranja

O laranja está associado com o prazer em fazer compras. É bastante utilizado no campo da publicidade por representar o incentivo a compra, emoção e cordialidade. É uma cor associada ao budismo e transformação gerando sensações positivistas e sentimentos que denotam o sabor. Se utilizar um tom muito intenso de laranja poderá passar a impressão de agressividade. Por isso, prefira o uso de tons confortáveis, suaves e amigáveis.

Verde

O verde representa o crescimento, renascimento e renovação e está associada a natureza, saúde, frescor e paz. Ele é bastante utilizado para  resolução de problemas levando a sentimentos de liberdade, paz e cura. Se estiver em tom opaco, representará o dinheiro, a burguesia e economia. Com uma variedade de mais de 100 tons, os intermediários estimulam o humor. Representa o amor incipiente e ajuda as pessoas que se encontram em estado de depressão por ser uma cor relaxante.

Cores neutras

Cinza

O cinza é uma cor neutra que transmite estabilidade, ausência de emoções e solidez. É comumente utilizada para representar elementos sofisticados, mas muitas pessoas veem no cinza uma cor que representa depressão, tristeza e solidão.

Branco

O branco também é uma cor neutra que representa a inocência e a pureza. Por isso é tão utilizado em batizados, primeira comunhão e nos vestidos das noivas. Representa também o interesse em iniciar algum projeto novo. Se utilizado num ambiente, levará amplitude e honestidade, além da sensação de paz, tranquilidade e cura. Associa-se a perfeição e existem em 67 tons diferentes.

Preto

A cor preta leva a sensações fortes por ser uma cor autoritária que representa elegância e sofisticação, mas também tudo que é secreto, misterioso e poderoso. O preto também pode representar o fim de um ciclo, como a morte, perda do emprego ou término de relacionamento. Era a representação da cor dos sacerdotes, mas hoje é a cor dos conservadores. O preto existem em 50 tons de preto.

Marrom

O marrom é conhecido como a cor da terra expressando maturidade, segurança, simplicidade e conforto. Hoje é associado ao estilo de vida saudável e a produtos naturais.

Significado das cores para ambientes decoradosImagem de Cores quentes e frias

As cores tem bastante significado na vida dos indivíduos, por isso são tão bem pensadas para compor a decoração do ambiente. Quando acordamos e nos deparamos com um lindo dia ensolarado temos de imediato uma sensação boa de prazer e bem estar. No entanto, quando o tempo está nublado, acinzentado e sem brilho o contrário também ocorre.

Como as cores tem o poder de levar sensações de estímulo, animação e felicidade, também conseguem causar sensações de irritabilidade, depressão e angústia.

Por isso a escolha das cores para a decoração do ambiente deve estar focada em oferecer as melhores sensações para que o indivíduo sinta-se bem e acolhido.

Significado das cores para o ano novo

O branco é bastante utilizado no ano novo por representar paz e harmonia. Situações esperadas par o ano vindouro. Além disto, também leva pureza. Assim as pessoas a utilizam com o intuito de expelir energias negativas do passado para criar uma renovação de fluidos.

Por que a mesma cor pode ter ideias opostas?

As sensações que sentimos ao ver determinada cor são capazes de nos remeter a lembranças decorrentes das nossas experiências passadas e do momento atual em que vivemos.

Se analisarmos a cor vermelha perceberemos que ela transmite a ideia de amor, ao tempo que para outros poderá representar a morte, por causa da cor do sangue. Neste contexto, podemos dizer que os significados são relativos a depender do contexto experimental.