Qual o Significado da Flor de Lis? Qual Sua Origem? Quais Seus Usos?

A Flor de lis se trata, na verdade, de um tipo de representação de um lírio. É um símbolo considerado muito bonito. Além disso, existe significado da flor de lis, que veremos mais adiante.

É comum vermos a figura da flor de lis ornamentando peças diversas. Elas pode estar em vasos, roupas, caixas, roupas de cama, tatuagens, etc. É ainda uma figura cheia de simbolismos místicos. Esses simbolismos variam de acordo com a crença. a cultura ou a religião.

O que é a flor de lis?

Como já mencionado, a flor de lis é uma representação do lírio. Em épocas antigas, sua figura era bastante impressa em escudos e brasões. A primeira a adotar o símbolo da flor foi a realeza francesa, que estava ligada ao rei Luis VIII. Fora o rei Luis VIII o primeiro monarca a utilizar a figura da flor de lis em um sinal.

Qual o Significado da flor de lis?

A flor de lis tem diversos significados. Alguns deles são: a soberania, o poder, a lealdade, a honra e o poder.


A flor de lis também simboliza a pureza de alma e de corpo. A flor ainda é um símbolo ligado ao escotismo, à maçonaria, à alquimia e a algumas religiões.

Fala-se que a palavra “lis” – do termo flor de lis – tem a sua origem na França, onde significa íris ou lírio. Na heráldica (a ciência que se dedica aos brasões), a flor de lis simboliza um dos quatro símbolos mais populares. Outros são: a água, o leão e a cruz.

A flor de lis, como mencionado, também se trata de um símbolo usado pelo movimento escoteiro. A flor de lis foi escolhida pelo criador do movimento dos escoteiros, Robert Baden-Powell. No movimento escoteiro, as três pétalas da flor de lis simbolizam os três pilares da promessa dos escoteiros. Além disso, representa o Norte. A flor aponta, por uma de suas pétalas, a direção a ser seguida por um jovem escoteiro.

Além disso, a flor de lis é um desenho muito requerido para tatuagens. Provavelmente à sua delicadeza e aos significados atribuídos a ela.

um símbolo de Flor de Lis

Qual a origem do Significado da Flor de Lis?

A  origem da flor de lis é controvérsia. Existem algumas teorias sobre como ela teria surgido.

Para alguns estudiosos, a flor de lis se originou no Antigo Egito. Já outros defendem que a flor de lis teve sua criação inspirada na alabarda. Alabarda trata-se de um metal de três pontas. A função do objeto  fincarem ele em covas ou fossos a fim de espetar ali quem caísse.

Alguns estudiosos acreditam em outra possível origem da flor de lis. Eles creem que ela se trata de uma cópia da figura que era estampada em antigas moedas muçulmanas e assírias.

Já outros estudiosos associam o surgimento da flor de lis a lendas gregas. Para eles, conta-se que depois do nascimento de Hércules – filho de Zeus com uma morta – Zeus desejava tornar Hércules um ser imortal. Assim, Zeus solicitou a Hermes, que levasse Hércules até o seio de Hera, enquanto ela dormia e colocasse seu filho para mamar na deusa.

Hércules, ainda criança, teria mamado com muita força em Hera. Tanto que o leite do seio da deusa continuou respingando mesmo depois da criança se amamentar dele. As gotas do leite que pingavam do seio da deusa teriam, então, formado o céu, assim como a Via Láctea e a Terra, além da flor de lis.

No entanto, o primeiro uso registrado da flor de lis foi em um sinete do príncipe Luís – que viria a ser o rei Luís VIII de França, no ano de  1211. O ramo que estava impresso no sinete foi trocado, no ano de 1375, pelas figuras de três flores de lis. Hoje, o sinete é representado pelas flores de lis de uma maneira mais estilizada. Possui cor amarela sobre um fundo de cor azul. O azul contém um ramo também de flor de lis dourada.

Significado da flor de lis na medicina

A flor-de-lis ainda é muito usada na medicina, principalmente na homeopatia. Ela, que representa o lírio, é usada em fórmulas homeopáticas diversas. Essas fórmulas costumam ser empregadas para o tratamento de prisão de ventre e gases.

Fala-se ainda que o chá da flor de lis é muito bom para tratar problemas de pele, além de depurar o sangue. Estudos demonstram que as folhas e as raízes da flor de lis (lírio) são bastante eficazes para ajudar a tratar doenças dermatológicas, como eczema, psoríase e acne.

A flor de lis também vem se demonstrando ótima opção para contribuir com o tratamento das infecções ocasionadas por estafilococos. Esses agentes tratam-se de bactérias que causam infecções diversas no organismo. Na medicina popular e  natural, os rizomas secos da flor de lis são as partes usadas para ajudar a evitar e combater esses tipos de infecções.

A flor de lis apresenta excelente propriedades medicinais. Entre elas estão: purgante, anti-inflamatório natural, estimulante, diurética, tônica e laxante. Também costuma reduzir dores de cabeças e enxaquecas. Já em lesões de pele, ajudam na cicatrização em forma de compressas.

Mas, atenção. Apesar da flor de lis ser muito boa para tratar males diversos, ela deve ser usada com cuidado. O recomendado é que se utilize a raiz seca da planta. Além disso, em forma de chá, deve ser consumida de forma moderada. O excesso do uso da flor de lis pode ocasionar problemas como de pele, dermatites, reações alérgicas, dores de cabeça, náuseas, enjoos, vômitos, dores de estômago.

Significado da flor de lis na igreja católica

A flor de lis também aparece na arte católica romana, durante a Idade Média. Foi usada nas peças artísticas e sagradas devido seu significado de onipresença – que se associa a Deus.  A flor de lis – que na cultura francesa significa flor de lírio – se trata de um simbolo heráldico (arte e ciência que se propõe a estudar brasões) e possui três lírios juntos. Porém, variações da flor de lis apareceram durante o passar de milhares de anos – embora o modelo francês seja considerado o original. Alguns grupos que representaram a flor de lis diferenciada foram os escoteiros, a realiza britânica e exércitos.

Ainda, quando a França estabeleceu o chamado Novo Mundo, o país preservou sua identidade cristã. O país trazia com frequência missionários para evangelizar os povos nativos dos territórios conquistados. Assim, é comum ver igrejas católicas francesas ornamentadas com a figura da flor de lis.

Significado da flor de lis na pedagogia

O Significado da Flor de Lis

A flor de lis ainda faz parte do símbolo da profissão da Pedagogia. Na realidade, o símbolo da Pedagogia se trata de um caduceu contendo a figura de uma flor de lis na frente dele.

Significado da flor de lis na maçonaria

A maçonaria se trata de uma sociedade universal. Seus membros, que são convidados a integrar essa sociedade, pregam pela justiça social, pela filantropia, pela democracia, entre outras questões importantes, como a evolução do ser humano de forma geral. Seus participantes, os maçons, se organizam em grupos autônomos – conhecidos como lojas ou oficinas.

Além disso, a maçonaria é uma das sociedades que mais símbolos usam em seus rituais e trabalhos. E a flor de lis está presente também entre essas simbologias maçônicas. A flor de lis na maçonaria representa a autoridade e a realeza.

Tatuagem da flor de lis

A tatuagem de flor de lis é bastante comum, especialmente, em mulheres. Geralmente elas são vistas tatuadas em tamanhos pequenos ou médios – dificilmente são desenhadas no corpo em tamanhos grandes. São tatuadas também nas mais variadas partes do corpo. Além disso, podem ser somente pintadas em preto ou, então, coloridas, representando mais vivacidade ao desenho.

Se você gostou do emblema, da história e dos significados da flor de lis e quer fazer uma tatuagem em seu corpo, pesquise antes. Você não terá dificuldades, pois não se trata de uma figura difícil de ser tatuada por um bom profissional. E não se esqueça, procure um estúdio de tatuagem adequado – para preservar a sua saúde – e um bom tatuador, para a sua satisfação com a tatuagem, afinal ela será para sempre, não é?