Significado da estrela de Davi – Origem, Usos da Estrela, Curiosidades

A Estrela de Davi – conhecida também como escudo de Davi – é usada pelos judeus ou pessoas convertidas ao Judaísmo. Trata-se de um símbolo que representa diversos significados e está sempre presente nas manifestações religiosas e culturais judaicas. No idioma hebraico, o termo Estrela de Davi é chamado de  “Magen David”. O significado da estrela de Davi é  Escudo de Davi.

Origem da estrela de Davi

Não há registros concretos que permitam especificar onde e quando surgiu o símbolo da Estrela de Davi. Porém, acredita-se que ela já era usada de forma mística. Povos da Índia já usariam o símbolo, por volta de 4000 a.C.

A estrela de Davi ficou conhecida quando foi adotada pelo Judaísmo. Porém, seu uso não é de exclusividade de tal religião. Registros apontam que o símbolo também pode ser verificado na arte muçulmana. Assim como em catedrais cristãs, na Idade Média.

De acordo com o filósofo Mário Sérgio Cortella, da PUC – SP, a Estrela de Davi foi usada por muitos povos com o significado de proteção e representando a junção da Terra e o Céu.  Outra curiosidade é que a tradução literal do símbolo em hebraico é Escudo de Davi e não Estrala de Davi.


Desenho da Estrela de Davi

De acordo com a tradição judaica, os soldados de Davi usam a estrela. Conforme consta no Antigo Testamento, eles usavam o símbolo nas suas vestimentas. Tal tradição teria o o objetivo de proteger os soldados que saiam em batalha, pela proteção de Deus.

No século XVII, o símbolo foi consagrado como oficial pela comunidade judaica de Praga (atual República Checa). Cerca de 2 séculos depois, a Estrela de Davi passou a representar o Judaísmo.

Significados da estrela de Davi

Para o Judaísmo, a Estrela de Davi é um dos símbolos máximos da religião. Ela significa proteção divina aos seus seguidores e ao mundo todo.

Porém, outras religiões também adotaram o símbolo. Uma delas é Umbanda, onde significa proteção e união dos opostos.

A Maçonaria também tem faz uso da Estrela de Davi. De acordo com o escritor Nicola Aslan, a Estrela de Davi na Maçonaria representa a criação de Deus e a sua perfeição.

Já algumas pessoas associam a Estrela de Davi com o ocultismo. Porém, não há indícios concretos que ela esteja realmente ligada ao ocultismo. Isso porque por muitas vezes há uma confusão entre o símbolo da Estrela de Davi com o Pentagrama.

Porém, vale ressaltar que o Pentagrama possui duas de suas estrelas direcionadas para cima. Tal símbolo está ligado ao Satanismo, mas nada tem a ver com a Estrela de Davi do Judaísmo.

Usos da estrela de Davi

A Estrela de Davi, hoje, aparece em sinagogas e túmulos de judeus, assim como na bandeira de Israel.

Ela é bastante usada também pelo seu significado positivo em pingentes de jóias e tatuagens – por judeus e não judeus também!

Variações da estrela de Davi

A Estrela de Davi não sofreu variações depois que foi adotada como um dos símbolos principais do Judaísmo. Como já foi mencionado o que pode acontecer é a confusão do símbolo com o pentagrama de cinco pontas – usada no esoterismo e até no Satanismo.

Vale ressaltar que o pentagrama usado no esoterismo ou no Satanismo não tem nenhuma relação com a Estrela de Davi do Judaísmo. Apenas a aparência dos dois símbolos são parecidos.

CuriosidadesImagem do Significado da estrela de Davi

Confira agora algumas curiosidades sobre a Estrela de Davi.

  • A Estrela de Davi é conhecida também, por algumas pessoas, como “Selo de Salomão” – que foi o filho de Davi e, que foi considerado como o rei mais sábio e rico de Israel.
  • A Estrela de Davi é um simbolo de grande importância para israelitas e judeus.
  • A Estrela de Davi está impressa no centro da bandeira de Israel.
  • Alguns historiadores consideram que a Estrela de Davi é constituída por 2 triângulos, pois no alfabeto hebraico utilizado na época do Rei Davi, o nome “Davi” era composto por 3 letras. Dessa forma, a Estrela de Davi é composta pela sobreposição de 2 triângulos.
  • Alguns autores apontam que um dos triângulos que foram a Estrela de Davi indicam o homem e suas três aspectos: corpo, alma e espírito. O outro triângulo remeteria a Deus e seus vértices expressavam a Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
  • A Cabala (livro sagrado do Judaísmo) aponta que a Estrela de Davi indica o confronto do homem confronto do bem contra o mal e do espiritual contra o físico.
  • Na época do holocausto, os nazistas identificavam as pessoas judias que estavam nos campos de concentração por meio da Estrela de Davi em suas roupas

Pergunta dos leitores

O significado da estrela de Davi é do demônio?

Não, o significado da estrela de Davi, não tem relação com o demônio. O que ocorre é uma confusão da Estrela de Davi com o Pentagrama Satânica de 5 pontas.