Significado da Coruja – O Que é? Qual o Simbolismo? Significado Místico!

Cada animal que existe tem os seus ensinamentos a nos passar, tem a sua beleza e o seu significado. Alguns, porém, são um tanto mais fascinantes que os outros. Veja neste artigo o significado da coruja.

A coruja é um exemplo desses animais tão fantásticos, além de ser um animal muito enigmático também. Os significados dessa ave tão misteriosa podem ser vários. Em cada cultura existe um significado diferente. Todas as suas habilidades fazem com que a sua imagem seja associada ao oculto e também à alta percepção.

Qual o significado da coruja?

Coruja, uma ave que consegue enxergar através da escuridão. Em inglês, owl. Muitos povos acreditam que a coruja significa sabedoria, inteligência, conhecimento e mistério.

Na mitologia grega, a deusa Athena, deusa da sabedoria, tinha como símbolo a coruja. A coruja é o símbolo da reflexão, do conhecimento intuitivo e racional. Por ser um animal notívago, ou seja, noturno, os gregos viam a ave como um símbolo que representava a busca pelo conhecimento. Para os gregos, a noite era o momento mais propício para os pensamentos filosóficos.


Durante o momento em que todos estão dormindo, a coruja permanece acordada, atenta aos barulhos durante a noite, sempre em alerta. Como é uma caçadora noturna, ela pode também representar a lua e os bons agúrios. Mas, como quase tudo tem muitas interpretações, com a coruja não poderia ser diferente. Para aborígenes australianos, por exemplo, acreditam que ela é a representação da alma da mulher.

Para as culturas pagãs, a coruja é a representação do Deus da noite e do submundo, além de ser protetora dos mortos também. Já para outras culturas, a coruja pode significar algo ruim que está por vir, devido aos seus gritos potentes e seus vôos noturnos.

uma coruja voando

Significado da coruja na feitiçaria

A coruja é bastante associada com a magia antiga. Principalmente à alquimia da alma humana, que transforma a pedra bruta no ouro, que simboliza o renascimento moral e a iluminação.

Como é uma ave silenciosa e noturna, a coruja também está relacionada com a obscuridade. Ela provoca o medo nas pessoas, como todas as coisas que tragam consigo a impressão de secreto. Por isso, muitos acreditam que encontrar uma coruja no caminho indica mau agouro. Existe ainda a crença de que ela é dotada de poderes psíquicos, representando o anjo da morte.

Origem do símbolo

O símbolo da coruja surgiu na mitologia grega. Athena, a deusa da guerra e da sabedoria, tinha como mascote, uma coruja. Para os gregos, a noite era o momento ideal para o pensamento filosófico e para a revelação intelectual. Como a coruja é um animal noturno, ela acabou tornando-se o símbolo da busca pelo saber.

Tatuagem de coruja

As tatuagens de corujas costumam ser bem interessantes e marcantes. Normalmente, tatua-se a coruja nos pés, nos pulsos, ou nos braços. Mas pode ser em outras partes também. Existem vários significados para elas. Confira abaixo:

– Sabedoria da coruja

– Simboliza a sabedoria

– Mistério

– Representa a busca pelo saber

– Conhecimento

– Inteligência

– Conhecimento da filosofia

– Também pode indicar obscuridade

– Pode representar Athena, a deusa da sabedoria e da guerra

– Reflexão

E ainda existem muitos outros significados…

Curiosidades

uma coruja mostrando o significado da coruja

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o significado da coruja:

– A coruja, ao contrário das pessoas e das demais aves, possui a capacidade de girar em 270° o pescoço. E isso nos dá a impressão de ela estar virando o pescoço completamente, sem precisar movimentar o seu corpo.

– A coruja é uma ave com uma audição super apurada e uma visão muito intensa. Devido à todas as suas habilidades, ela tornou-se um símbolo de várias coisas.

– Na Europa Medieval, as corujas eram tidas como bruxas disfarçadas. Acreditava-seque elas voavam para ouvir os segredos dos reis, e para levar suas almas.

– Ao todo, são mais de 150 espécies de corujas ao redor do mundo. Porém, de acordo com a classificação das suas diferenças, algumas contas consideram que existem cerca de 220 espécies diferentes.

– A coruja pode ser encontrada em vários tipos de habitat, com exceção da Antártica. Porém, o maior número é encontrado nas florestas.

– Animais carnívoros, comem mamíferos, roedores, corujas menores, insetos, pássaros, etc. Após a digestão, as corujas regurgitam pêlos, ossos comprimidos, penas, dentes e demais restos que não consegue digerir.

– As corujas não conseguem mexer o seu globo ocular.

– As corujas são capazes de gritar, assobiar, grunhir e até sorrir. Além do mais, elas ainda têm a capacidade de diferenciar cada um desses barulhos.