Deus Shiva – Qual o Seu Significado? Qual Sua História? Olho de Shiva!

Shiva é considerado um dos principais deuses da religião hinduísta. Está constantemente presente nas figuras  do hinduísmo e também da prática da Ioga.

O que é Shiva?

Como mencionado, Shiva é o Deus Supremo do Hinduísmo. Ele também é conhecido como o ser que destrói e regenera a energia da vida. Trata-se de um Deus benevolente, que protege os seus seguidores.

Ele ainda é tido como um dos criadores da prática da Ioga. Isso se dá devido ao poder que o Deus tem de realizar mudanças emocionais e físicas para os praticantes dessa atividade.

Para a doutrina hinduísta, ela faz parte de uma Trindade Sagrada conhecida por Trimûrti. Tal trindade é formada pelos deuses Brahma (deus da criação), Vishnu (deus da preservação) e Shiva ( deus da destruição e da regeneração).


História do deus

Shiva no altar

Segundo a lenda hindu, o Deus jamais cortava seus cabelos longos. Isso porque seus cabelos representavam toda a nascente de suas energias e de seus poderes.

Shiva, em algumas de suas representações, aparece na companhia de Parvati – sua esposa. A esposa dele também faz referência ao dualismo que existe no  Universo, além da energia do masculino e do feminino, que se potencializa com a sua união.

Sendo também o Deus da Fertilidade, ainda se representa pelo Lingam (órgão sexual e reprodutor masculino). Já Parvati está relacionada a Yoni (órgão sexual e reprodutor feminino). Assim, a representação Lingam carrega uma simbologia da materialização das energias da vida, que estão presentes no corpo de todos os seres vivos.

De acordo com a lenda, Shiva e Parvati ainda tiveram um filho. O filho do casal trata-se de Ganesha – que representa um Deus extremamente cultuado no hinduísmo e na Índia. Ganhesha tem o poder de trazer riquezas e fortuna aos seus adoradores fiéis.

Representação visual

A representação visual é simbolizada por uma figura do sexo masculino. Geralmente, Shiva é representado também sentado, na posição de lótus – quando as pernas ficam de forma cruzada.

Além disso, Shiva possui a particularidade de possuir 4 braços. Dois dos braços do Deus aparecem repousados sobre suas pernas. O terceiro braço é representado segurando um tridente – que simbolizaria a Trichula, ou seja, a Trindade Sagrada.

Já o quarto braço do Deus aparece de maneira esticada, na altura de seu peito. As mãos do quarto braços se mantém abertas, como uma sinalização de benção.

Ele mantém em sua cabeça um jarro de água. Tal objeto representaria o poder do elemento água – que fora concedido naturalmente aos seres humanos. Segundo os hindus, a água também simboliza o  rio Ganges, que banha parte da Índia.

Ainda sob a cabeça do Deus há a imagem da lua crescente. Tal representação é uma simbologia das mudanças constantes que ocorrem na natureza.

Olho de Shiva

O deus, se repararmos em sua imagem, possui, em sua testa, um terceiro olho. Este é conhecido como o “Olho de Shiva” – que representa o fogo da destruição e da renovação, além da inteligência.

O terceiro olho de Shiva também corresponde ao chacra frontal. Esse chacra, presente em todos os seres humanos. tem o poder do conhecimento sobre a vida  Ainda trata-se de um símbolo que acaba com toda a ignorância e todo o mal.

Lingam de Shiva

A Lingam se trata se uma sagrada pedra para os hinduístas. Ela é encontrada apenas em um lugar singular de todo o mundo: o rio Narmada. Esse rio separa a região sul e norte da Índia e é considerado um lugar sagrado.

As lingans podem apresentar cores diferentes. As pedras sagradas geralmente têm colorações em cinza, vermelho ou marrom.

Vale ressaltar que o termo ‘lingam’ deriva da palavra em Sânscrito “símbolo”. Tais pedras são consideradas os únicos símbolos do Deus Shiva. As pedras ainda são partes de rituais de adoração a Shiva. O hinduísmo atribui extremo poder a essas pedras consideradas sagradas. Elas representariam e intensificariam a energia da vida, do corpo e de nosso bem-estar.

Shiva estatua

Tatuagem de Shiva

Não é raro encontrar pessoas que decidem imprimir a figura do deus no seu corpo. Geralmente, essas pessoas seguem o hinduísmo ou são praticantes de Ioga. A tatuagem pode aparecer em diversas partes do corpo, como: braços, costas, pernas, etc.

Lembre-se de que a representação do desenho é complexo e repleto de detalhes, Por isso, é preciso um bom tatuador para fazer o trabalho e se obter um bom resultado.

Pergunta dos leitores

Shiva é o deus da fertilidade?

Sim, um dos simbolismo de Shiva é a fertilidade. O Deus representa essa virtude quando aparece acompanhado da figura de sua esposa, Parvati.