Rosa dos Ventos Tattoo – Qual o Significado? É Masculina ou Feminina?

A Rosa dos Ventos tattoo trata-se de um útil instrumento com a função geográfica para as embarcações. É composta pelos pontos cardeais e suas vertentes. Além disso, são atribuídos muitos significados a Rosa dos Ventos. Assim, é comum vernos Rosa dos Ventos tatoo, desenhada no corpo das pessoas.

Origem da rosas dos ventos

A Rosa dos Ventos é um instrumento bastante antigo. Acredita-se que as primeiras versões dela tenham sido criadas por volta do século XIV. O objeto é extremamente útil e dá a localização entre um ponto e outro para os navegantes.

A Rosa dos Ventos foi extremamente utilizada nos tempos antigos. Era mito importante durante as viagens feita por descobridores de terras. Ela servia como indicadora da posição dos ventos e ajudava a saber onde os navegantes se encontram no meio do mar. A Rosa dos Ventos possui 8 direções dos principais ventos e 8 direções dos ventos secundários. Além disso, indica a direção de 16 ventos  considerados complementares. Assim, cada Rosa dos Ventos possui a direção de 32 tipos de vento.

No ano de 1302, o navegador Flávio Gioia decidiu mudar a bússola usada nos navios. Ele colocou a agulha desse objeto em cima de um cartão com a figura da Rosa dos Ventos. O nome Rosa dos Ventos, então, vem justamente daí. Da sua semelhante de seus pontos cardeais com pétalas de rosa.


Vale ressaltar que os pontos cardeais são:

  • Pontos cardeais: Sul (S), Norte (N), Oeste (W) e Leste (E)
  • Pontos Colaterais: Sudeste (SE), Nordeste (NE), Sudoeste (SW) e Noroeste (NW).
  • Pontos Subcolaterais: nor-noroeste (NNW), nor-nordeste (NNE),  sul-sudoeste (SSW), sul-sudeste (SSE), lés-sudeste (ESE), lés-nordeste (ENE), oés-sudoeste (WSW) e oés-sudeste (WSE).

uma tatuagem de Rosa dos Ventos

Significado da tatuagem rosa dos ventos

A Rosa dos Ventos tattoo remete à luz e à sorte. Tatuá-la no corpo pode significar, por exemplo, o início de um ciclo de vida ou mesmo o desejo de mudança de direção.

Não é difícil encontrar pessoas com tatuagem de Rosa dos Ventos. Isso, porque, além de um desenho bonito, o símbolo pode representar decisão, ponderação, bons ventos, caminho certo, entre outros.  É um dos símbolos da navegação. Assim, representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha – simbolizando também a sorte e bons ventos.

Como a Rosa dos Ventos foi um artifício bastante útil usado pelos mais antigos dos navegantes. Sua invenção foi uma verdadeira revolução para a área da navegação. Com a Rosa dos Ventos, as navegações passaram a se situar melhor sobre onde se estavam na imensidão do mar. Permitindo, assim, novas descobertas. Assim, ter uma tatuagem de Rosa dos Ventos pode significar também uma nova fase da vida, conquistas e objetivos alcançados.

A tatuagem da Rosa dos Ventos ainda pode estar vinculada com as “8 portas”. Isso se refere às 8 direções diferentes expressas pelos 4 pontos cardeais no espaço. A tatuagem do instrumento também pode simbolizar os quatros elementos do Universo: água, terra, fogo e ar. Já os 4 pontos intermediários podem remeter ao estado das matérias: quente, seco, frio e úmido.

Significado da tatuagem rosa dos ventos – Parte 2

Vale saber que a Rosa dos Ventos ainda se trata de um dos ícones mais importantes usados como tatuagem por membros da máfia russa. Nesse caso, o desenho da tatuagem representa a superioridade de determinado membro dentro da máfia. Geralmente quando ela é tatuada no peito significando que tal pessoa faz parte da máfia russa. A posição da tatoo fica logo acima do coração.

Já quando a Rosa dos Ventos aparece tatuada nos joelhos significa que tal pessoa não irá se dobrar perante nada e à ninguém.

Significado da rosa dos ventos com uma flecha

Algumas tatuagens são formadas por uma Rosa dos Ventos com uma Flecha. Bem, nesse caso, o significado dessa tatuagem mescla as simbologias fortes que esses desenhos representam.

Com mencionado, a tatuagem da Rosa dos Ventos pode indicar caminhos, novo ciclo de vida, um no rumo que se pretende seguir, etc. Já  a flecha representa o foco. Isso porque a fecha é arremessada para se atingir algum ponto.

Assim, a tatuagem da Rosa dos Ventos, geralmente, cortada por uma Fecha, costuma significar que a pessoa pretender atingir em cheio um objetivo. Ou, então, que já conseguiu realizá-lo.

Exemplos de rosa dos ventos tattoo

uma Rosa dos Ventos tattoo

Não faltam modelos de Rosa dos Ventos tattoo. É um desenho bastante solicitado em estúdios de tatuagem, mas também bem versátil. Ou seja, pode ser tatuado em diversas cores e tamanhos, além de diferentes modelos.

Há desenhos de Rosa dos Ventos mais fiéis ao instrumento originais até os mais estilizados, com traços diferenciados. Não é uma regra, mas geralmente quem faz esse tipo de tatuagem são pessoas que apreciam o mar ou, então, necessitam sempre de uma direção certa para levar a sua vida.

Além disso, a tatuagem de Rosa dos Ventos fica bem para eles e para elas. Também pode ser feita em praticamente qualquer parte do corpo: braço, tornozelo, costas, pés. ombros, etc.

O importante é pesquisar muito antes de escolher o desenho da tatuagem de Rosa dos Ventos e buscar um profissional de tatuagem experiente. Isso porque a Rosa dos Ventos não é uma das figuras mais fáceis de se tatuar e para que você tenha um resultado satisfatório, deve escolher bem quem lhe irá tatuar.

Tatuagens de rosa dos ventos masculinas

Geralmente, os homens preferem tatuagem de Rosa dos Ventos pintadas apenas em preto, apesar de alguns optarem por desenhos coloridos.

As partes do corpo que eles mais fazem uma tatuagem da Rosa dos Ventos costumam ser os braços e as pernas.

Rosa dos ventos tattoo delicada

Se você procura um desenho delicado de tatuagem de Rosa dos Ventos tattoo também pode encontrar facilmente. Há desenhos de Rosa dos Ventos feita com cores super delicadas e traços finos. Porém, procure um bom tatuador, pois uma tatuagem delicada pode ser, muitas vezes, mais difícil de se fazer do que as mais brutas.