Ramo de Oliveira – Significado, Tatuagem, Origem, Tipos de Ramos

O ramo de oliveira ganhou notoriedade através da igreja católica. Para os cristãos, o ramo leva a ideia de piedade ou a derrota do pecado. Já para os judeus, este símbolo significa paz e abundância. Mas além destes significados, o ramo de oliveira tem especial significado de triunfo e vitória.

Para os católicos existem a comemoração do domingo de ramos. Este ocorre  no domingo anterior a Páscoa, onde acontece a semana santa. Excepcionalmente neste dia, os fiéis vão a igreja levando ramos. A intenção é de relembrar a maneira triunfal como Jesus Cristo entrou em Jerusalém.

Entenda mais sobre o Ramo de oliveira, também conhecido como símbolo da paz, nos acompanhando neste artigo.

Origem do ramo de oliveira

Tanto no cristianismo como no judaísmo há relatos de que um pombo branco ao ser solto por Noé, teria voltado com um ramo de oliveira em seu bico. A intensão era de que este pombo encontrasse terra depois do dilúvio, . Noé então entende que o dilúvio haveria passado e que poderiam novamente encontrar terra firme. Para Noé, com isso Deus teria finalizado a “batalha” contra a humanidade. O arco íris surgido com o fim do dilúvio teria também representado a paz.


Na Bíblia, em Gênesis 8,11 cita-se: “E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.”

Significado do ramo de oliveira

Por causa da pomba branca retornando a Noé com um ramo de oliveira no bico e demonstrando que o dilúvio havia passado. Bem como que Deus havia perdoado a humanidade pecadora, os cristão deram ao ramo de oliveira o significado de vitória em relação ao pecado.

Significado da folha de oliveira

A folha de oliveira significa abundância, glória, purificação e paz. Isto porque suas folham foram encontradas no final do dilúvio. Assim, sinalizam o fim do dilúvio. E narram que somente após uma pomba branca levar uma folha a Noé foi que ele então comprovou que a inundação havia baixado e o dilúvio acabado.

Outros símbolos de ramos

Outros símbolos de ramos também tem grande significado. Principalmente aos fiéis cristãos, como o ramo de louro e ramo de trigo. Conheça um pouco mais sobre eles.

Ramo de louro

Conta-se que na mitologia greco-romana, o forte deus do Sol e filho do grande Zeus, nasceu de uma palmeira.  Apolo então teria começado a utilizar uma coroa de louros por causa de Dafne. Esta foi a mulher a qual ele se apaixonou. Por causa deste acontecimento, tanto os ramos como os louros passaram a ser oferecidos com frequência como prêmios a atletas e militares. Esta folha graciosa representa glória e prosperidade. Por isso é sempre oferecida em forma de ramo.

Ramo de trigo

Um dos símbolos que mais representam as comunidades cristãs em todo o mundo é o trigo ou a espiga de trigo. Ele representa o pão da Santa Ceia e o pão nosso de cada dia contigo na oração do Pai Nosso. O trigo representa o fruto da terra como sinal do amor de Deus.

Desenho de Ramo de Oliveira

O ramo de trigo nos lembra que Cristo é o pão da vida. A presenta do trigo depende de uma boa semeada para que haja o crescimento e possa começar a colheita. Assim pode-se dizer que sua representatividade é pela morte e novo nascimento. Associando a morte de Cristo e sua ressurreição com um novo sopro de vida.

O trigo permanece, juntamente com a uva  e outros símbolos, ao lado da cruz demonstrando sua importância na história do catolicismo e do povo cristão. Ele representa a abundância, fertilidade, prosperidade e riqueza. O trigo também pode significar  conquistas na vida, colheita farta, sucesso no trabalho e autoridade e governo.

Tatuagem de ramo de oliveira

Para muitos católicos, a tatuagem é uma maneira de demonstrar a fé caracterizada para sempre na pele. A tatuagem de ramo de oliveira vem sendo cada vez mais solicitada nos estúdios. E os tatuadores começam a inovar nos detalhes e locais do corpo. Os braços, costas e tornozelos são os locais mais escolhidos para a arte do ramo de oliveira.