Pomba da paz – Significado, Origem da Pomba da Paz, Tatuagem

A pomba da paz é um dos símbolos e conceitos mais conhecidos em comuns em todo mundo. Ela é facilmente reconhecida mundialmente. Mas porque a pomba branca é conhecida como símbolo da paz?

A origem da pomba da paz

A pomba como símbolo da paz é universal. Sua origem vem da religião, mas especificamente numa passagem bíblica da Arca de Noé, capítulo 8 de Gênesis, no primeiro livro do Velho Testamento.

Noé aguardava o final do dilúvio, resolveu mandar um animal mensageiro para verificar se as águas já haviam baixado. Primeiro animal escolhido foi o corvo e só ficou voando de um lado para outro. Depois Noé enviou uma pomba que voou e voltou sem ter encontrado nenhum lugar. Após 7 dias, Noé soltou a pomba novamente para procurar terra no meio das tempestades.

A pomba voltou com um ramo de oliveira, o que mostrava que água já tinha baixado e ele poderia deixar a arca. Para a religião, esse gesto simbolizava a paz e esperança entre Deus e o homem. E o ramo de oliveira era sinal de remédio, benção divina, alimento, de acordo com a teologia.


Já para a religião judaica a pomba era vista como mensageira e também utilizada para sacrifícios, pois significava pureza.

O significado da pomba da paz

De acordo com citações no Novo Testamento da Bíblia, após o batismo de Jesus Cristo pelo seu primo João Batista, o espírito de Deus desceu dos céus sobre Jesus em formato de pomba. A partir daí, a pomba da paz é ligada ao Espírito Santo.

Por conta de toda essa representatividade mundial nas religiões do Cristianismo e Judaísmo, a pomba branca significa esperança, harmonia, pureza e ordem do planeta.

Muitas imagens do cristianismo apresentam Jesus Cristo rodeado por um bando de pombas.

Na mitologia grega e romana, a pomba branca era símbolo de devoção e amor. Acredita-se que Afrodita, deusa da fertilidade e do amor nasceu numa carruagem puxada por pombas. Em muitos afrescos e quadros, as sete filhas de Afrodita, as Plêiades são mostradas como um bando de pombas.

Já na mitologia asteca, a deusa do amor e mãe dos homens, Xochiquetzal, era representada por uma pomba branca.

As tribos nativas americanas consideravam a pomba branca uma ave sagrada. Elas acreditavam que quando uma pessoa morria, o espírito se transformava numa pomba e representava a reencarnação dos antepassados.

Em 1949, o pintor Pablo Picasso pintou o símbolo da pomba com o tema paz que foi apresentada no Congresso Mundial da Paz nesse ano.

A pomba branca passou a ser utilizada como desejo de paz em todo mundo. Em 1958, um novo símbolo foi incluso no Comitê de ação direta contra a guerra nuclear, formado após o fim da II Guerra Mundial. O símbolo CDN (campanha para o desarmamento nuclear foi desenvolvido por Gerald Holtom.

Nas décadas de 60 e 70, o movimento hippie adotou o símbolo de Gerald para lutar contra a guerra Vietnam, racismo. Desde então, tanto a pompa branca quando o símbolo CDD representam a paz universal.

Significado da pomba do divino espírito santo

Muitas passagens na Bíblia apontam a pomba branca da paz como símbolo do Espírito Santo. Em Lucas 3:21-22 cita “o Espírito Santo desceu sobre como uma pomba”. A passagem narre o batismo de Jesus Cristo por João Batista.

De acordo com a passagem, é o sinal que João Batista precisava para saber que Jesus Cristo é o salvador prometido. Após o batismo, Jesus Cristo começou a pregar para o povo, repleto de poder do Espírito Santo.

Significado da pomba branca na janelaPombas voando

A pomba branca tem muitas representações. Em geral, ele significa paz, serenidade, harmonia tranquilidade e liberdade.

A pomba branca na janela significa sorte. Acredita-se que quando a pomba branca pousa na janela é sinal de sorte para os próximos dias, principalmente na questão financeira.

Tatuagem da pomba da paz

A pomba branca da paz representa harmonia, paz, dedicação, esperança, perfeição e amor. Muitas pessoas resolvem tatuar a pomba branca para simbolizar amor eterno, lealdade, compaixão, família.

Em geral, a tatuagem é feita na área do quadril, barriga, pulsos e cintura.

Os cristãos escolhem fazer a tatuagem de única pomba da paz branca. Já duas pombas brancas na pele representam amor em casal, monogamia, família, compromisso de amor para outra pessoa.