Pentagrama – Significado, Pentagrama invertido, Musical, Wicca, tatuagem

Também conhecido como Pé de Druida ou Pé de Feiticeiro, o pentagrama é um símbolo muito antigo e que carrega muito significado em si. Dessa forma, ele é utilizado em diversos âmbitos, desde a matemática, música e astronomia até magia e religião.

Então, para saber um pouco mais sobre o pentagrama, continue lendo o descubra tudo o que você precisa saber sobre esse símbolo.

O que é um Pentagrama?

O pentagrama nada mais é do que um símbolo composto por 5 sinais ou elementos. Sua etimologia vem do grego pentágramma.

Seu símbolo gráfico é uma estrela de 5 pontas que é feita por linhas retas que se cruzam entre si. No entanto, o termo também pode ser utilizado na música sob s denominação de “pentagrama musical”.


Qual o significado?

O pentagrama é um símbolo simples, massa que carrega consigo uma infinidade de significados. A sua representação é feita por uma linha contínua que se entrelaça, formando uma estrela de cinco pontas.

Ela sempre foi considerada pela humanidade com símbolo de energia e de força. Já os primeiros cristãos adotaram o pentagrama como uma simbologia para as chagas de cristo, que era, 5.

Desenho de um Pentagrama invertido

Pentagrama invertido

No entanto, para os pagãos e esotéricos, o pentagrama é a representação de 5 elementos. Esse elementos são água, terra, ar, fogo e espirito. O símbolo da religião Wicca, por exemplo, é um pentagrama como um círculo em volta.

Já na geometria, o pentagrama é o nome dado a um pentágono estrelado. Para os seguidores do pitagorismo, ele é um talismã pitagórico, que nada mais é do que um conjunto de regras e doutrinas de vida que foram atribuídas ao matemático e filósofo grego chamado Pitágoras.

Em “A Divina Proporção” de Leonardo da Vinci é possível ver a reação geométrica do universo com o homem. Isso porque o Homem Vitruviano é a representação do pentagrama na figura humana dentro de um circulo.

Pentagrama invertido

O comum tem a ponta para cima. No entanto,  o invertido tem a ponta da estrela voltada para baixo. É um símbolo muito utilizado pelo satanismo.

Anton LaVev ao fundar a Igreja Satã fez uso desse símbolo invertido. Assim, por muitos séculos ele é usado para representar a maga negra.

Vale lembrar ainda que o pentagrama invertido deixa 3 pontas do símbolo voltadas para baixo. Isso serve como uma forma de representar a negação da Santíssima Trindade. Já as duas pontas que ficam para cima equilibram a igualdade no universo. Isso quer dizer:

  • Criação e destruição
  • Positivo e negativo
  • Masculino e feminina
  • Vida e morte
  • Ação e reação

Pentagrama musical

A música, como regra geral, é sempre escrita sobre um conjunto de linhas paralelas que são denominadas “pauta” ou “pentagrama”.

Sendo assim pentagrama é o nome dado ao grupo de linhas utilizado na composição de uma música. É nela que se escreve as notas de uma partitura.

No início do uso das partituras, apenas uma linha colorida era utilizada. No entanto, com o passar do tempo, outras linhas foram sendo acrescentadas. Já o pentagrama musical utilizado hoje é datado do século XI. Porém, vale ressaltar que ele só foi utilizado mesmo a partir do século XVII.

Pentagrama Wicca

O Wicca nada mais é do que a estrela de cinco pontas dentro de um círculo, sendo o símbolo da religião. O pentagrama para os wiccanos é o mesmo que a cruz para os cristãos ou o hexagrama para os judeus.

O fato é que o pentagrama é um forte símbolo de magia e bruxaria. Assim, os bruxos o utilizam como uma forma de reconhecimento e de representação da sua fé.

Para eles, o pentagrama representa o homem dentro de um circulo. Cada uma das pontas possui um significado e juntas, simbolizam o homem em união com todos oselementos da natureza, veja:

  • Ponta 1 – O Espírito: representa os deuses que guiam a vida e ajudam na realização de ritos mágicos. Estes deuses são os detentores do poder sobre os quatro demais elementos;
  • Ponta 2 – A Terra: é a força dos elementais da terra e dos gnomos. Simboliza os mistérios e o lado invisível de uma força de fertilidade;
  • Ponta 3 – O Ar: é a força e o poder dos silfos. Simboliza a inteligência, o poder da comunicação, do saber e da criatividade;
  • Ponta 4 – O Fogo: é a vontade e a energia das salamendras. Simboliza transformações e mudanças com o podr da agilidade e ativação;
  • Ponta 5 – A Água: é a força aquática das ondinas. Simboliza as emoções, o inconsciente e o entardecer.

Os bruxos devem dominas esse conhecimento para que seja possível usar o pentagrama como um símbolo de domínio e também de poder sobre eles.

Vale lembrar que os wiccanos utilizam o pentagrama com uma ponta para cima, ou seja, não fazem uso do pentagrama invertido.

Afinal, para que ele serve?Desenho de um Pentagrama

O pentagrama nada mais é do que um símbolo, representado por uma estrela de cinco pontas. Ele é feito por uma linha única que se cruza até formar a imagem final.

Para a maioria das religiões e crenças que o utilizam como símbolo, o pentagrama representa os 4 elementos naturais que estão sob o domínio do quinto, que é o homem.

O conjunto do pentagrama dentro de um circulo se chama Pentáculo. Ele normalmente é o símbolo os praticantes da magia, não importa que linha seja. Já o pentáculo invertido e um símbolo druídico que foi distorcido pela igreja cristã.

Os padres diziam que o pentagrama invertido, com um bode dentro, era utilizado para cultuar o demônio. No entanto, isso não é verdade visto que em qualquer religião pagã, isso não existe. O motivo é muito simples: o demônio nada mais é do que uma cristã e não possui um correspondente entre os deuses pagãos.

Dito isso, o pentagrama serve basicamente com um símbolo de representação. Cada religião deu a ele uma interpretação única e, dessa forma, ele serve como forma de identificação, reconhecimento, proteção e até mesmo ligação com aquilo que representa.

Tatuagem de pentagrama

Conforme já foi dito, o pentagrama possui uma variedade de significados. Por isso, cada um pode escolher tatuá-lo por motivos diferentes.  Isso quer dizer que desde matemáticos até bruxos Wicca podem escolher o símbolo para marcar sua pele e representar algo com significado próprio para sim. Sabendo disso, veja algumas imagens de tatuagens de pentagrama:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o pentagrama, o que ele representa, para que é utilizado e todos os detalhes sobre esse antigo símbolo. Aproveite essas informações!