O Que é Ouroboros? Qual O Seu Significado na Maçonaria e no Budismo?

Você já ouviu falar em Ouroboros? Bem, o termo também é conhecido como uróboro ou oroboro. As palavras designam um conceito que é representado pela figura de uma serpente ou um dragão. Na figura da Ouroboros, tais animais mordem a própria cauda.

O nome Ouroboros origina-se do grego: οὐρά  – que significa cauda – além de βόρος, cujo significado é devora.

O que é ouroboros?

A Ouroboros se trata se uma figura mitológica. Uma serpente ou um dragão morde ou engole a sua própria causa. Isso forma uma figura circular, com significados diversos.O significado da Ouroboros, porém, muda conforme a cultura em que sua figura aparece.

De acordo com o “Dictionnaire des symboles”,  a Ouroboros representa um novo ciclo. Seria uma espécie de retomada e evolução da vida, que volta-se sobre si mesmo. A simbologia da figura ainda se refere a ideias de continuação. Também traduzem a auto fecundidade e os movimentos e, em consequência, um retorno infindável.


Já o escritor Albert Pike, na sua publicação “Morals and Dogma” descreve a Ouroboros como uma serpente que se mantém enrolada como se fosse um ovo. Tal símbolo (o ovo) era muito usado por indianos, druidas e egípcios para se referirem à criação do Universo.

um exemplo do Ouroboros

Qual o seu significado?

Embora a Ouroboras possa ter seu significado alterado conforme a cultura, essa criatura mitológica, geralmente, tem a simbologia do infinito. Isso porque sua imagem sugere algo realmente sem fim. Também remete ainda ao tempo e às mudanças da vida. Pode, ainda, simbolizar a nossa evolução, a morte, o renascimento e muitos outros significados.

Ouroboros na alquimia

A figura está presente também na alquimia. Nessa arte de manipular elementos da natureza, o símbolo é usado como uma espécie de norteador para indicar as 4 diferentes estações do ano. Também indica a posição em que estamos olhando para o céu, por meio da figura da serpente em círculo.

Na Alquimia, o fato da serpente devorar a própria cauda significa que a energia do Universo é cíclica

Símbolos da Ouroboros ainda podem ser encontrados em obras milenares alquímicas. Em algumas, há referência ao símbolo como o fogo que se alimenta do próprio fogo. Assim, é possível obter-se coisas mais estáveis da vida.

Em outras obras de Alquimia, o símbolo ainda aparece como um segredo a ser desvendado em relação a sua origem etimológica. Uma das interpretações é que, em hebraico, ouro significaria rei, enquanto ob se referiria a serpente.

Em muitos livros alquímicos também a figura vem acompanhada pela frase “Hen To Pan”, ou seja, ” O um, o Todo”. Mais uma vez, tais informações nos levam a crer refere-se ao renascimento, ao novo, ao recomeço.

Seu significado na maçonaria

O símbolo também aparece na Maçonaria. Para os maçons, acredita-se que a figura tenha relação com a renovação, a eternidade, o amor e a sabedoria. É possível encontrar o símbolo de Ouroboros, por exemplo, como decoração de entradas de lojas maçônicas, juntamente, é claro, com o compasso e o esquadro.

Ouroboros no budismo

A figura também tem significado na cultura do Budismo. Para os budistas, por exemplo, a Ouroboros tem a simbologia de que o ser humano deve olhar para si mesmo. É só através desse auto-olhar que é possível evoluir.

Ouroboros ainda simboliza no Budismo a ausência, o início e o fim.

Outros significadosum Ouroboros

A imagem também está presente em religiões africanas. Nelas, por exemplo, a figura faz menção ao semideus Aidophedo – que é considerado aquele que morde o próprio fim de seu corpo.

Já na Índia, é simbolizada não por uma serpente, mas por um grande dragão que também circula, alcançando o fim de sua própria cauda. Ainda aparece circulando sobre uma tartaruga, que aguenta 4 elefantes. Isso simboliza toda a força da criação.

Ouroboros está presente também na prática da Ioga. Nela, o símbolo traduz toda boa e divina energia de Kundalini.

E na linhagem do gnosticismo, refere-se a eternidade e a alma que o mundo possui.

Tattoo de ouroboros

Tatuagens de Ouroboros não são assim tão comuns. Talvez porque sua representação seja tão conhecida aqui no Brasil.

Porém, quem opta por fazer uma tatoo de Ouroboros em seu corpo, possivelmente conhece o seu significado. E provavelmente está sempre em busca de olhar para si mesmo, de recomeço, de renascimento ou mesmo de mudanças.

Colorida ou preta, saiba que uma tatuagem possui muitos detalhes. Portanto, escolha um bom profissional tatuador, caso esteja querendo desenhar essa figura em seu corpo e ficar satisfeito com o resultado.