Olho que tudo vê – Significado, Origem, É satânico? É illuminati?

O olho que tudo vê é também conhecido como o olho da providência ou olho de Hórus. Seu símbolo é um olho com raios de luz dentro de um triângulo ou pirâmide.

No Cristianismo, o triângulo é uma referência da Trindade de Deus: o pai, o filho e o Espírito Santo.

O olho da providência significa onisciência, providência divina e conhecimento espiritual. Muitos interpretam que é o olho de Deus que observa a humanidade.

Origem do olho que tudo vê

Na mitologia Egípcia, o olho que tudo vê ou olho de Hórus data de cinco mil anos aproximadamente. Hórus e o filho dos deuses Ísis e Osíris e era representado por cabeça de falcão. Nos desenhos antigos, o símbolo era inspirado nessa representação: uma mistura de olho do animal com o olho humano.


De acordo com a lenda, o deus Hórus perdeu o olho esquerdo numa luta Seth para reinar o Egito. Por meio de magia, o olho do deus Hórus foi restaurado por Thot, deus da sabedoria. A partir daí, o símbolo ganhou significado de proteção, força, poder e regeneração.

O símbolo era utilizado em todo Antigo Egito em túmulos, templos, tumbas, pirâmides, etc. De acordo com as tradições egípcias, o olho que tudo vê era utilizado em cerimônias dos mortos para a reencarnação.

Já a sua forma atual apareceu no século XVII no Equador Central em expedições. Muitos descrevem que o olho aparecia rodeado em nuvens.Desenho do Olho que tudo vê

Em 1782, o olho que tudo vê foi adotado pelos Estados Unidos no verso do grande selo como parte do movimento do simbolismo. O desenho foi projetado pelo consultor de arte Pierre Eugene du Simitiere, que era adepto a Maçonaria.

No selo americano, há a seguinte inscrição ao redor do olho: “Ele (o olho que tudo vê) é favorável aos nossos empreendimentos.” O grande selo é utilizado em documentos oficiais americanos.

Qual o significado do olho que tudo vê?

O olho da providência tornou-se um símbolo poderoso esotérico. De acordo com a mitologia egípcia, o significado do olho que tudo vê é atrair proteção, dar sabedoria, ampliar a visão interior, aumentar o poder de decisão e compreensão.

Para teosóficos, é considerado um símbolo do poder espiritual superior, representa Deus como vigilante da humanidade.

Atualmente, o símbolo do olho que tudo vê é usado em ordens esotéricas, ocultistas e alquímicas. Seu significado é proteção contra inveja, mau-olhado, toda maldade e negatividade. As principais ordens que utilizam o símbolo são: Maçonaria, Teosófica, Wicca, Cabalística, Rosa Cruz, Gnóstica e Illuminati.

Em algumas situações, o símbolo o olho que tudo vê foi corrompido, invertido e mudado seu significado espiritual positivo.

No Brasil, o olho da providência é usado como um selo de marketing de propriedade da antiga indústria extinta Fósforo Fiat Lux.

Olho que tudo vê é satânico?

Como dito anteriormente, o símbolo do olho que tudo vê teve seu significado adulterado por algumas ordens e religiões fundamentalistas. Por conta da sua origem pagã no Egito, o olho da providência é visto por essas religiões como amuleto de sociedades ocultas e secretas que desejam o controle e a destruição do mundo.

A pirâmide

O símbolo do olho que tudo vê irradiando raios de luz sempre ficou dentro de uma pirâmide ou triângulo.

De acordo com a crença, a pirâmide tem um significado espiritual e místico. Além disso, ela é relacionada com Trindade divina: Pai, filho e espírito Santo e simboliza a criação o poder divino soberano.

Uso atual

O olho que tudo vê ou da providência aparece em várias situações e locais. Ele já foi utilizado em filmes, games, empresas, entre outros.

Veja os principais usos na atualidade do olho que tudo vê:

  • Desenhado na nota de um dólar americano.
  • Presente no quarto álbum chamado No Code, da banda americana Pearl Jam.
  • Utilizado como logomarca da empresa Time Warner, antes de ser incorporada com AOL.
  • Aparece na torre da Catedral de Aachen, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália.
  • Aparece no 19º episódio da série american Gravity Falls. O personagem Bill Cilpher, representa o olho que tudo vê e se revela numa invocação.
  • É o formato da logomarca do Informatiion Awareness Office.
  • Presente na frente da Catedral de Nossa Senhora de Cazã, na cidade de São Petersburgo na Rússia.
  • É a logo do software The All-Seeing Eye que foi criado para que os gamers consigam encontrar servidores de jogos na internet.
  • Na trilogia de O Senhor dos Anéis, de J.R.R.Tolkien, Sauron, o grande mal, é apresentado como o Olho que tudo vê e aparece fisicamente num grande olho no céu em chamas.

Tatuagem do olho que tudo vêTatuagem do Olho que tudo vê

O olho que tudo vê é visto por muitas pessoas como símbolo de abertura e proteção da visão espiritual. Elas costumam utiliza-lo como talismã e amuleto em diversas formas: pulseiras, brincos, quadros, pingentes, pinturas em tecidos, esculturas em tatuagens.

Pergunta dos leitores

O olho que tudo vê é um símbolo do illuminati?

Sim. Sociedades secretas, esotéricas como Wicca, Gnóstica, Cabalística, Maçonaria e Illuminati.

Os illuminati usam o olho que tudo vê como símbolo e significa autoridade para governar o mudo de maneira mais radical. O olho fica dentro de um triângulo, como parte da ponta de uma pirâmide cortada. Os homens superiores ficam dentro desse triângulo com raios de luz e maior parte das pessoas na pirâmide, na parte de baixo.

Qual o significado do olho que tudo vê para a igreja católica?

Para os cristãos, o olho que tudo vê é o símbolo da onipresença e onisciência de Deus. O triângulo tem significado da Santíssima Trindade. Na Bíblia, é citado em Provérbios 15:3 – “O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte”.