Olho Grego – Significado, Tatuagem, Pulseiras e Jóias, Origem do Símbolo

O olho grego nada mas é do que um talismã que age contra a inveja e o mau-olhado. Há quem o considere também um símbolo de sorte e age contra as energias negativas.

O fato é que esse é um objeto muito popular em diversas culturas e também no Brasil. Então, pra saber um pouco mais sobre essa intrigante peça, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sore esse talismã. Vamos lá?!

O que é o olho grego?

Pedra do mau-olhado, olho turco e Nazar são apenas alguns nomes dados ao amuleto conhecido também como olho grego. Ele serve para a proteção de quem o utiliza contra o mau-olhado e energias negativas.

Esse objeto é muito popular na Turquia, onde está presente em todos os lugares. Isso quer dizer que ele pode ser encontrado em residências, escritórios, automóveis, cavalos, joias e até mesmo em telefones celular


Normalmente, o olho grego tem o formado de uma gota achatada ou um ornamento de vidro que fica pendurado. Ele é feito à mão e normalmente tem a cor azul.

Sendo assim, ele serve como um talismã de proteção contra mau-olhado e energias negativas ajudando também a atrair boa sorte.

OrigemPingente de Olho Grego

O olho grego é um amuleto que existe há muito tempo. Ele era bastante utilizado em rituais da religião islâmica, porém, se difundiu pelo mundo e foi adotado até mesmo na religião católica.

A sua origem é mais conhecida como sendo dos países árabes. No entanto, o símbolo foi adotado também pelos povos com os quais os árabes tinham contato. Dentre eles, podemos citar a África do Norte, a Grécia e a Turquia, entre outros.

O mais interessante é que independentemente da cultura, o olho grego possui sempre o mesmo significado, que é de proteção, afastando o mau-olhado e atraindo boa sorte.

Significado do olho grego

Esse talismã serve para simbolizar energia positiva, sorte, saúde, limpeza, paz, luz e proteção. Ele também simboliza o olha divino que zela e protege as pessoas contra alguns males da vida.

O olho azul, olho místico ou olho turco também recebe o nome de Nazar Bancugu. Em árabe, Nazar significa “olhar” enquanto Bancugu significa “conta de rosário”.

Na Turquia, por sua vez, o amuleto é muito comum e é considerado muito poderoso para atrair sorte. Em alguns locais ele é encontrado juntamente com a ferradura, que é outro símbolo de proteção

As mães turcas, por sua vez, deixam o olho grego sempre por perto das crianças ou sem suas roupas pra evitar o “olho gordo”.

Como usar em jóias?

Por sua popularidade, o olho grego já pode ser encontrado em diversa peças de vestuário e acessórios, incluindo joias. O fato é que, embora ele seja lindo, nem todo mundo sabe como utiliza-lo para montar uma produção linda.

Pois bem, se a ideia é utilizar esse talismã, não precisa ter medo. Isso porque o talismã em acessórios virou tendência entre as blogueiras e celebridades do mundo inteiro. Para que se tenha uma ideia, ele já virou até estampa.

A grife japonesa Kenzo, por exemplo, usou estampa de olho grego em diversas de suas roupas da coleção. Além disso, muitas outras grifes utilizaram o olho grego como um acessório em anéis, pulseiras, colares e brincos.

Como usar?

Algo que está em alta são as pulseiras com pingentes de um marca famosa. Graças ao seu sucesso, muitas outras pulseiras foram lançadas com essa mesma ideia. Entre elas, um dos pingentes que pode ser escolhido é o olho grego.

O mais importante de tudo é sempre usar o bom senso. Isso quer dizer que no dia a dia e recomendado optar por peças mais simples e que não contenham pedraria. O olho grego pode estar também em um anel. Um colar com o amuleto também fica lindo e pode ser combinado com uma pulseira do mesmo estilo.

No entanto, se a ideia é usar o olho grego em joias para uma ocasião mais formal, tal como um casamento, a dica é investir em peças que tenham pedraria e mais brilho. No entanto, é preciso cuidado para escolher apenas um ponto focal, ou seja, se o colar for mais extravagante, o vestido e demais acessórios devem ser escolhidos com cautela. Essa mesma regra vale para anéis e pulseiras, lembrando que o importante é dosar na medida para não ficar exagerada e com brilho demais.

Uma outra maneira muito interessante de usar o olho grego á é num mix de pulseiras. Para isso basta misturar uma pulseira com a peça juntamente com outras diferentes. Lembre-se de usá-las em um só braço, nunca nos dois.

Tatuagem do olho grego

Por seu grande significado, há quem prefira levar o olho grego na pele mesmo. Assim, muitas pessoas optar por, além do amuleto, tatuar o olho grego na pele, como uma forma de proteção vitalícia contra tudo de mal que ele combate. Então, veja algumas imagens de tatuagens de olho grego que você vai adorar:

Pergunta dos leitores

O olho grego é satânico?

Não existe qualquer referência que indique que o olho grego seja satânico. Tampouco a peça é utilizada por praticantes de rituais satânicos. Como você verá a seguir, o amuleto foi adotado até mesmo por católicos, sendo utilizado por pessoas de diversas religiões, sempre com a intenção de atrair o bem e afastar o mal.

Qual o significado do olho grego para a igreja católica?

O olho grego é tão popular que até mesmo a igreja católica decidiu acolhê-lo. Nesse caso, a peça pode simbolizar também o poder de deus. Embora ele fosse utilizado anteriormente na religião islâmica, ele se difundiu muito. Com isso, diversas culturas passaram a utilizá-lo, incluindo os católicos. Isso tudo sem falar, claro, que ele é muito encontrado na Grécia, Irã, Armênia, Turquia e países árabes.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o olho grego. Sabe também para que ele serve, seu significado, como funciona e demais detalhes sobre seu poder e misticismo. Aproveite essas informações.