Significado do Olho de Hórus – É Satânico? É Illuminati? Qual a Origem?

Existem muitos símbolos enigmáticos. Cada um com as suas particulares e mistérios. Muitos desses símbolos viram amuletos, tatuagens, e as pessoas passam a ter verdadeira crença neles. Como acontece com o Olho de Hórus. Um símbolo muito comum e que, acredita-se, se tornou um dos mais poderosos amuletos no Egito Antigo. Tinha grande popularidade. Conheça um pouco mais sobre esse símbolo tão importante.

O que significa o olho de Hórus?

O Olho de Hórus, símbolo egípcio, indica poder, saúde, força, proteção, clarividência e coragem. Reproduz um olhar justiceiro e aberto do deus Hórus. O símbolo está representado pelo olho humano, contendo íris, pálpebras e sobrancelha, com linhas abaixo dos olhos representando lágrimas. Essas simbolizam a dor do deus Hórus na batalha, onde perdeu o seu olho.

Hoje em dia, o Olho de Hórus é usado também contra a inveja e contra o mau-olhado, e em pingentes também.

Usado como amuleto, acreditava-se que o símbolo era capaz de proteger contra doenças oculares, afastar mau olhado, potencializar as vistas, proteger os mortos, afastar a inveja. Considerado o olho da sorte. É um talismã que simboliza a prosperidade, a capacidade de renascer, a saúde, a indestrutibilidade do corpo.


um desenho do olho de hórus

Origem do olho de Hórus

O Olho de Hórus, ou udyat, como também é conhecido, significa proteção e poder. É considerado, no Egito Antigo, como um dos mais importantes amoletos Indicava vigor, saúde, força e segurança. Personificação da luz. Hórus, representado como um falcão, Deus egípcio do sol nascente. Seu inimigo era Seth, que era o deus da violência e da desordem.

Há uma lenda que diz que o Olho de Hórus contém duas partes, sendo o olho direito, que simboliza o sol. E o esquerdo, que simboliza a lua. E os dois juntos simbolizam o Universo todo e as forças da luz.

O Olho de Hórus já foi usado em várias tradições, como representação da Onipresença de Deus, capaz de ver tudo, poder e saber tudo.

A tatuagem significa algo?

Algumas tatuagens têm um significado bem expressivo. E esse é o caso da tatuagem do Olho de Hórus também é muito usado em tatuagens, pois também indica proteção. O sol e a lua representado pelas duas partes do Olho de Hórus formam o Universo, como referência a uma percepção única e consolidada.

No caso da religião hindu, que menciona o terceiro olho, que se posiciona entre as sobrancelhas, está relacionado com o dom da intuição, capaz de enxergar além da aparência. Dessa forma, o símbolo indica clarividência.

O olho de Hórus é o olho que tudo vê?

Para alguns, o Olho de Hórus representa, na maçonaria, o “Olho Que Tudo Vê. No entanto, para outras pessoas, eles não representam a mesma coisa.

Existem várias teorias a cerca do “Olho Que Tudo Vê”, ou “Olho da Providência”. É comumente representado dentro de um triângulo ou de uma pirâmide. A interpretação sobre ele é que ele seria a representação do olho de Deus, que observa toda a humanidade.

Curiosidades

um desenho egipsio do olho de hórus

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o Olho de Hórus. Algumas, com certeza, serão novidade para você.

– Na época dos faraós, o Olho de Hórus era tido como um amuleto sagrado, com a capacidade de afastar a inveja e o mau olhado.

– Na matemática, o Olho de Hórus, quando em fragmentos, atuava no sistema numérico como uma maneira de simbolizar as frações. Por exemplo: meio olho era o mesmo que ½.

– Também usado na medicina, o Olho de Hórus acabou se tornando um símbolo da radiologia. é possível encontrá-lo em clínicas de raio-x. Como simboliza a proteção e a saúde, o símbolo era usado pelos faraós por uma boa recuperação após um período de doença.

– Outra utilização do olho era como medida média. Usava-se as suas proporções matemáticas para encontrar as proporções dos ingredientes usados na produção de medicamentos.

Pergunta dos leitores

O olho de Hórus é satânico

Em determinadas religiões fundamentalistas, de acordo com os seus princípios, acreditam que o Olho de Hórus é um símbolo do mal.

Por causa da sua origem pagã, as pessoas dessas religiões condenam o seu uso. E também por ser usado como amuleto. A forma como se apresenta está associada à algumas sociedades secretas, como a Iluminati e a Maçonaria, por exemplo. Além de outras Ordens Ocultistas.