O Que é o Presépio? Qual o Seu Significado? Quando Deve Montar?

O natal é uma época muito esperada e comemorada por todos, no mundo inteiro. É nessa época que as pessoas enfeitam suas casas com luzinhas e guirlandas e também que montam a árvore de natal e o seu presépio.

No entanto, o que muita gente não sabe é o verdadeiro significado do presépio e toda a simbologia que se esconde por trás de seus elementos.

Então, se você deseja saber um pouco mais sobre esse importante elemento natalino, continue lendo e descubra tudo o que você quer e precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

 

O que é o Presépio?

O presépio é um importante símbolo natalino, que representa o nascimento de Cristo. A origem da palavra é Praesaepe, que significa curral ou estrebaria.


Sendo assim, o nascimento de Jesus Cristo em um local tão simples serve para demonstrar humildade e a grandiosidade do momento.

Nesse local simples estavam presentes animais e não haviam acomodações adequadas para todos. Mesmo assim, Jesus veio ao mundo ali mesmo, sendo anunciado por um anjo.

Segundo as fontes históricas, o primeiro presépio foi montado ainda no século XIII, por São Francisco de Assis. Desde então, o ato de recriar o local do nascimento de Jesus se tornou uma grande tradição.

Qual o significado?

O principal significado do presépio é representar a humildade do momento. Além disso, ele simboliza ainda a união dos mundos, ou seja, humanos, animais e o divino.  Segundo o próprio São Francisco de Assis, o presépio é um ode à humildade e à simplicidade.

uma representação de Presépio

Animais do Presépio

No presépio, os animais servem para representar que a natureza está á serviço de Deus e do homem. Assim, eles forneceram calor para os demais no nascimento de Jesus.

Os animais presentes no presépio eram os seguintes: um galo, um boi, um burro e ovelhas. Tudo isso tem a intenção de mostrar que mesmo com toda sua importância, Jesus não nasceu em uma palácio nobre, e sim em meio a animais, com toda a simplicidade possível.

O boi do local serve ainda para representar a força e a bondade pacífica, bem como o sacrifício do povo hebreu. O burro, é a representação da humildade e também dos pagãos. Já o galo é o responsável por anunciar a chegada do menino Jesus, sendo o portador da boa nova. As ovelhas, por sua vez, simbolizam animais pastoreáveis e também o sacrifício de Jesus pelo povo.

Qual o significado de sonhar com o Presépio?

Na verdade, não foram encontradas muitas fontes à respeito de sonhos com presépio. No entanto, existem algumas interpretações que podem ser utilizadas, veja:

  • Montar o presépio: pode significar um amor duradouro
  • Sonhar com um presépio iluminado: compreensão
  • Sonhar com um presépio vivo: pode significar que as suas iniciativas estão no caminho certo
  • Sonhar com presépio: pode significar positividade na vida e a presença da família
  • Sonhar com a cabana do presépio: pode representar o surgimento de uma nova esperança.

Personagens do Presépio

O presépio é composto por uma série de personagens e figuras imprescindíveis para o seu significado completo. Então, conheça logo a seguir cada um dos personagens da montagem:

um Presépio

  • Menino Jesus: Filho de Deus que veio ao mundo através de José e Maria. Foi o escolhido para ser o salvador do seu povo.
  • Virgem Maria: Mãe de Jesus, o filho de Deus. Gerou Jesus no seu ventre
  • São Jose: Pai adotivo de Jesus, judeu e conhecido por ser um profissional carpinteiro.
  • Curral ou estrebaria: local que é representado pelo presépio, onde o gado era guardado. Justamente por isso que após o seu nascimento, Jesus repousa sobre a palha.
  • Manjedoura: lugar que serve como berço para o menino Jesus após seu nascimento.
  • Animais: representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. Isso quer dizer que apesar de sua importância para o mundo, ele não nasceu em um palácio ou qualquer lugar com luxo.
  • Anjos: responsáveis por anunciar aos pastores sobre a chegada do Menino Jesus. Assim, ficaram sabendo do nascimento de seu salvador.
  • Pastores: são os homens do campo, que representam a simplicidade daquele povo, visto que Deus sempre acolhe à todos sem ligar para a condição social.
  • Estrela de Belém: também utilizada no topo da árvore de natal, a estrela foi a responsável por guiar os 3 Reis Magos até encontrarem Jesus.
  • Três Reis Magos: eram os representantes dos povos pagãos. Seus nomes eram Baltasar, Gaspar e Belchior e eram considerados muito sábios e vinham do Oriente. Por representarem diferentes raças, simbolizavam também que a salvação era universal. Eles chegaram ao local de nascimento de Jesus portando presentes, que eram ouro, mirra e incenso. O ouro era a representação da realeza, a mirra era a paixão e o incenso era a divindade.

Quando montar e desmontá-lo?

Muita gente não sabe, mas a verdade é que existe um dia certo para montar e também para desmontar, não somente a arvore de natal, mas também o presépio.

Então, o presépio pode ser montado alguns dias antes do natal ou quando você preferir. No entanto, o Menino Jesus só deve ser colocado na manjedoura na noite do dia 24 para 25 de dezembro. Até então, a manjedoura pode ficar vazia.

Já algumas outras pessoas tem o costume de montar tudo na primeira semana do advento. Obviamente isso irá depender muito da comunidade cristã e dos costumes familiares.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o presépio, seu significado e toda a simbologia que envolve a sua montagem. Aproveite essas informações!