O Que é Ébano? Qual o Seu Significado? Existe o Deus e a Flor Ébano?

A palavra ébano é de origem grega. Significa ébenos.i ou ainda ser derivada do latim ebenus. É o nome de uma madeira densa preta. É produzida por várias espécies do gênero diospyros, que são outras madeiras, além de cor escuro. Ele é conhecido por ter a cor bem escura e ser uma madeira muito densa. Por esse motivo, ela é uma das poucas madeiras que afundam na água.

As outras madeiras têm densidade menor que da água e uma boa textura. Ela tem a cor muito preta, o seu centro é esbranquiçado para o córtex, que tem a cor cinza. É considerada uma árvore exótica que pertence à família das ebenáceas.

O que é Ébano?

O ébano é uma madeira bem pesada, escura e resistente. Encontradas em regiões tropicais como América e África, e também em certas regiões da Ásia. Considerada muito valiosa, de origem nobre. Quando polida, a madeira fica bem reluzente. Isso acontece por ser um tipo de madeira rija.

A altura da árvore varia de 10 a 12 metros.Tem o tronco grosso e maciço, a madeira pesada e lisa. Essas árvores podem ser encontradas em regiões tropicais, como na América e na África. Assim como também pode ser encontrada na Ásia. Usa-se a palavra no sentido figurativo, para enfatizar a cor preta e reluzente. Por exemplo: esse cão é preto.


é utilizado para a fabricação de instrumentos musicais, como violão, flauta transversa, oboé, clarinete, corne inglês, escalas de guitarras elétricas, e muitos outros. Além de também ser usada na fabricação de objetos de decoração e de móveis. É uma madeira muito cobiçada para a escala de instrumentos, por ser bem dura e muito resistente a empenamento.

São cobiçadas também as escalas para instrumentos de corda, por que o timbre permanece bem centrado na área dos médios, tornando o som morno e muito agradável. Ela também é usado para fabricar espelho de violino, assim como as teclas pretas do piano, além de outros instrumentos de corda.

uma madeira de ébano

Qual o seu significado?

O significado da palavra ébano é negro como a noite. simboliza a resistência. Uma árvore da família das ebenáceas, gênero Diospyros, que tem uma madeira nobre, resistente, escura e também pesada. O ébano é considerado a cor preto mais profundo que podemos encontrar na terra.

  • Alguns sinônimos: pau-preto, guiaca, ébano-da-índia, pau-ferro, acapulco, sapota-preta.
  • Antônimo: pau-branco
  • Exemplos de frases com a palavra:

– “As lágrimas corriam pela face de ébano do valente negro.”

– “Na pequena moldura de ébano, duas minúsculas figuras faziam amor.”

– “Porém, um salto na lembrança me levou a uma beldade de pele de ébano e um sentimento violento acendeu em mim.”

– “Do fundo do armário de vidro reluzia como a imagem de uma negra segurando com as duas mãos os seus seios longos e pontudos.”

– “Os olhos cor de ébano se estreitaram, como faziam quando ele sabia que ela estava mentindo, mas, com outra pessoa presente, Zeke não aprofundou o assunto, e logo estavam dedicados ao trabalho novamente.”

A relação com os Deuses

Segundo a mitologia romana, Plutão, o rei dos infernos, tinha um trono feito. Por esse motivo, o ébano também estaria associado à trevas, ao inferno. Já o deus Hades era simbolizado por uma coroa que carregava na cabeça feita de ébano.

Quem é a deusa do Ébano?

madeira ébano

Deusa é como se costuma chamar mulheres negras muito belas e exuberantes. As pessoas costumam se referir à beleza negra, como uma referência ao ébano, uma vez que este é negro e brilhante.

O que é a flor de Ébano?

O ébano tem folhas verde escuro, redondas e flores amarelas esverdeadas, em forma de sino.

Pergunta dos leitores

Qual a cor da Árvore?

A árvore tem cor escura. Considerada de cor preta, com o centro mais esbranquiçado para o córtex, que tem a cor cinza.

Existe o metal?

Há uma outra classificação, que seria um metal que Bethesda teria criado.