O Que é Cegonha? Qual o Seu Significado? Qual a Origem da Lenda?

O que é cegonha? A cegonha se trata de uma ave de médio/grande porte. Elas podem chegar até 1 m de altura e pesar a partir de 3 quilos. Seu nome cientifico é Ciconia spp. e pertence à das Ciconiidaes.

O que é cegonha?

As cegonhas, além do que já foi mencionado acima, são aves não possuem um habitat fixo, elas são animais migratórios. Além disso, costumam ser monogâmicas, vivendo sozinhas ou em casal. As cegonhas se alimentam de pequenos animais vertebrados.

Caracterizam-se por não ter a siringe – órgão comum em aves. Por esse motivo, não costumam emitir sons audíveis pelas pessoas. Seus únicos sons emitidos são originário do bater de seus bicos – a essa movimentação é dado o nome de gloterar.

A Cegonha também é bastante conhecida pela lenda de que elas trazem os bebês aos pais. Também são atribuídos outros significados a essas aves, em diferentes culturas e crenças.


A envergadura das asas da cegonha atingem mais de 2 metros de comprimento. Já o bico dessas aves são compridos, largos e grossos, suportado grande pesos.

Origem da lenda da Cegonha

O que é cegonha é muito conhecida pela lenda de que ela traz os bebês para os seus pais. É uma lenda muito antiga e popular. E a origem mais provável dessa lenda é que ela teria sua origem na Escandinávia.

uma cegonha em uma lagoa

O que é cegonha trazendo bebês?

Como mencionado, tudo aponta que a lenda de que as cegonhas trazem os bebês às suas famílias surgiu há muito tempo, na Escandinávia – e se popularizou pelo mundo todo.

Acreditava-se, na ocasião, que os bebezinhos nasciam em casa. Os pais, porém, devido ao tabu da época de explicar como realmente nasciam as crianças, não revelavam a real origem da vida.

Os pais, então, passaram a dizer para as crianças que os bebês chegavam trazidos pela cegonha. Era uma forma de satisfazer a curiosidade das crianças em relação ao um novo membro que chegava à casa. Já as mães, que se encontravam debilitadas e muito cansadas após o processo real do nascimento de bebê, diziam aos filhos que a cegonha picavam as pernas das mães ao entregar o novo bebezinho à família.

Mas porque a opção pela cegonha como responsável pela entrega dos bebês? Provavelmente, na época, a ave foi escolhida como o animal que entregava os bebês pela sua aparência dócil, por ser uma ave silenciosa e possuir um bico grande, que possibilitava aconchegar o bebê até entregá-lo ao pais.

Além disso, as cegonhas, geralmente, preparam os seus ninhos próximos a chaminés de casas. E as ave retornam sempre a esses mesmos locais para colocar novos ovos e cuidar de seus filhotes.

Assim, todas essas características e comportamentos da cegonha eram, na época, perfeitos para se criar a lenda de que estas aves transportavam os bebezinhos.

Essa lenda da cegonha, então, propagou-se por todo mundo, provavelmente, durante o século XIX. A lenda também teria se popularizado por meio das séries de contos  do escritor da Dinamarca,  Hans Christian Andersen.

Significados da cegonha

Devido a lenda da cegonha transportar bebês, seu significado está atrelado a boas coisas. A cegonha significa a fertilidade.  Sua figura também está associada ao nascimento e a piedade.Já no Oriente, a ave é um símbolo marcante da longevidade e da imortalidade.

Ainda é atribuído à cegonha o símbolo do amor – justamento por ela carregar os bebezinhos, fazendo famílias mais felizes.

Além disso, as cegonhas têm a capacidade de matar serpentes. Assim, em outras culturas, a ave é considerada uma destruidora do mal. Também recebe simbolismos ligados ao combate do mal e ao anti-satanismo, representando o amor de Cristo.

Outra característica da ave, que acaba por lhe atribuir significados é a sua postura. A cegonha costuma apoiar-se apenas em uma pata quando está parada. Tal fato, em algumas culturas, tem relação com a contemplação do divino e da natureza e a capacidade de concentração.

E não para por aí. A ave ainda simboliza, em outras culturas, a longevidade, pois ela costuma ter realmente vida longa cegonha. Algumas espécies chegam a viver mais de 30 anos – uma idade considerada alta para as aves em geral.

Por fim, a ave também significa a piedade familiar e filial. Isso porque algumas culturas creem que as cegonhas costumam se alimentarem de seus pais já mortos. A ave também é uma das mais devotas existentes na natureza em relação aos seus filhotes, sendo ainda dedicadas às suas famílias e monogâmicas.

Simbolismos da Cegonha

Imagem indicando O que é Cegonha

O simbolismo de o que é cegonha são as coisas que trazem felicidade, principalmente, às famílias. Seu simbolismo está associado ao nascimento, à fertilidade e à piedade filial. Na região oriental, a ave é o simbolismo da longevidade e da imortalidade.

Curiosidades

Agora que você conhece as lendas sobre as cegonhas e um pouco da forma como essas aves vivem, conheça algumas curiosidades bem interessantes sobre elas:

  • São 6 os tipos mais comuns de Cegonhas. São eles: Cegonha-Preta (Ciconia nigra), Cegonha-Branca (Ciconia ciconia linneaus), Cegonha Oriental (Ciconia boyciana), Cegonha-de-bico aberto africana (Anastomus lamelligerus), Cegonha-de-pescoço-branco (Ciconia espicopus) e Cegonha-de-bico aberto Hindu (Anastomus oscitans).
  • A cegonha pode se transformar em um animal muito hostil quando se sente ameaçado. a ave pode atacar qualquer animal que tenta aproximar se de seu ninho ou de seus filhotes.
  • O voo da cegonha costuma ser sereno, assim como das grandes aves migratórias. As aves começam a habitar a Europa na época da Primavera.
  • Na Europa, com a chegada de grandes quantidade de cegonhas nos céus, o fato é motivo de alegria para muitas pessoas. Isso porque algumas acreditam nas superstições ligadas às aves. A presença das cegonhas trariam boa sorte, fertilidade e alegria familiar.
  • As aves passam boa parte de seu tempo caçando e comendo presas vivas. As cegonhas se alimentam, preferencialmente, de peixes, ratos ou mesmo cobras. Seus bicos compridos permitem a captura integral das presas. Geralmente, as aves encontram suas presas preferidas na beira de rios, lagos e áreas aquáticas. As pernas longas das aves ainda permitem que elas corram sobre águas de baixa profundidade atrás de suas presas.
  • Assim que o casal de cegonhas retornam a unir-se no ninho, cada ave faz um espécie de saudação às outras aves. O sinal é uma curvatura de pescoço com algumas batidas do bico.