Número 13 – Qual o Significado Psicológico e Místico? Curiosidades!

Sem dúvidas, o número 13 é, e sempre foi, cercado de muitas superstições e também um certo mistério. Como tal, divide as opiniões e tem gente que odeia o número e gente que o ama.

Além disso, o que não faltam são histórias, mitos e lendas acerca desse numero, o que justifica a conotação que ganhou ao longo do tempo, tanto positiva quanto negativa.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o número treze, continue lendo e descubra um pouco mais sobre os mistérios dessa combinação numérica. Vamos lá?!

Qual o significado psicologico do Número 13?

Desde a Antiguidade, o número 13 é considerado o número do azar. É considerado também o portador de más coisas. Já nas Escrituras Sagradas, o capítulo 13 é aquele que faz referência ao anticristo e também à besta, sendo o livro do Apocalipse.


Já a numerologia considera o número 13 como responsável por atuar em desarmonia com as leis do universo.

Já na última ceia, haviam 13 elementos, sendo eles 12 apóstolos e Jesus. Foi nesse momento que Jesus foi traído por um deles, Judas.

Há ainda a crença popular de que se deve evitar uma refeição na qual estejam 13 pessoas sentadas à mesa. Segunda a lenda, 12 deuses foram convidados para participar de um banquete. O deus do fogo então chegou e começou uma briga, pelo fato de não ter sido convidado. A consequência disso foi a morte do deus solar, que era o preferido entre os deuses.

Para o tarô, a carta de número 13 é aquela que traz a morte. Porém, não deve ser interpretada como a morte física e sim o fim de um ciclo. Sendo assim, a mudança não deve estar necessariamente ligada à algo ruim.

Justamente por isso é que o número 13 e considerado por muitos um numero de renovação e boas vibrações. O mesmo acontecia na Antiguidade, representando o sublime e poderoso.

uma imagem do numero 13

O Número 13 traz azar ou sorte?

Sem dúvidas, a conotação dada ao número 13 pode variar muito de acordo com a interpretação de cada pessoa. Assim alguns podem vê-lo com um número que dá azar, enquanto outros o consideram um número de sorte.

O próprio Zagallo, por exemplo, ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, é um grande admirador do número 13. Ele atribui uma grande parto do seu sucesso a esse numeral.

Da mesma forma, existem pessoas que até evitam sair na rua no 13º dia do mês. Outros, evitam marcar reuniões e até mesmo fazer viagem nesses dias. Isso vale especialmente se o dia 13 cair em uma sexta-feira.

O fato é que a interpretação dada ao número irá depender das crenças e superstições individuais e de um povo.

De acordo com uma lenda Escandinava, o cristianismo foi imposto aos povos nórdicos e alemães. Frigga, a deusa da união e do amor acabou sendo exilada em uma montanha, transformada em bruxa. Então, como uma forma de vingança, ela se reunia com mais 11 bruxas e o demônio, todas as sextas-feiras. Isso somava um total de 13 figuras que rogavam pragas aos humanos.

Lendas

Aquela mesma lenda que foi contada anteriormente com os deuses gregos, se repete na mitologia Nórdica. Nela, houve um banquete para 12 divindades nórdicas. O deus do fogo, Loki, resolveu se vingar por não ter sido convidado e acabou ferindo Baldur mortalmente.

Quando o assunto é jantar com 13 pessoas, podemos citar ainda a Última Ceia. Nela, haviam 13 pessoas reunidas, entre elas o traídos de Jesus, um dia antes de sua crucificação.

A verdade é que não se pode atribuir ao número 13 sorte ou azar, acreditando que ele pode atrair ou afastar coisas ruins. Não existe comprovação científica de que esse número seja responsável por algo, dependendo apenas da interpretação de cada um.

Tatuagem de Número 13

Para quem considera que o número traz sorte e o tem como um amuleto, a tatuagem com o número é algo comum. Claro, porque ninguém tatuaria um número que acredita trazer azar.

Assim, algumas pessoas tatuam somente o número, outras procuram fazer uma composição na qual o número esteja inserido, enquanto outras estilizam o número para marcar a pele.

Essa tatuagem é comum tanto para homens quanto para mulheres e ela pode se encontrada em tatuagens em várias partes do corpo.

Qual o significado da sexta-feira 13

Para quem é supersticioso, o fato de o dia 13 coincidir com uma sexta-feira, é sinônimo de azar. Por isso o dia é conhecido como o dia do azar.

O fato é que existe uma série de histórias que podem servir para explicar o motivo disso. No entanto, a mais aceita e utilizada é que 13 era o número de pessoas presentes na Última Ceia, sendo que um deles era um traidor e que Jesus foi crucificado no dia seguinte.

Curiosidades

um ícone do número 13

Por ser tão místico, o número 13 é cheio de curiosidades. Então, vamos conhecer algumas delas logo a seguir:

  1. Em alguns locais a superstição a respeito desse número é tão grande que o 13º andar não existe nos prédios. Claro que ele existe fisicamente, mas não é numerado. Assim, a numeração pula de 12 para 14 ou então de 12 para 12-a e depois 14.
  2. É chamado de triscaidecafobia o medo pelo número 13. Já o medo que se tem da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Dá medo até de pronunciar!
  3. Para a numerologia, o número 12 é considerado perfeito. São 12 tribos de Israel, 12 mese sno ano, 12 apóstolos, 12 signos no Zodíaco e etc. Já o 13 [e um número irregular, em desacordo com o universo.
  4. Algumas localidades, como São Paulo, proíbe a adoção de gatos pretos, nas sextas-feiras 13. Essa é uma medida para evitar o sacrifício de animais.
  5. O foguete Apollo 13 teve seu lançamento realizado as 13h 13min no dia 11/04/70. A soma dessa data também resulta em 13. Já o acidente, ocorreu no dia 13 de abril.
  6. A ascensão espiritual para os egípcios era um caminho com 13 fases. Doze deveriam ser alcançados em vida para chegar ao 13º que era a vida eterna.

Pergunta dos leitores

O Número 13 significa louco?

A expressão “treze” é utilizada de forma popular, e por alguns integrantes da polícia de forma extraoficial, para determinar que alguém apresenta algum desvio de conduta causado por um problema de ordem mental.

Sendo assim a gíria se popularizou e muitas pessoas dizem que o outro é meio “treze”, ou seja, meio louco. No entanto, isso não passa de uma gíria ou jargão popular.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o número 13, suas particularidades, como ele é interpretado em diferentes culturas e seus significados. Aproveite essas informações.