Mariposa – Qual o Seu Significado? É de Bruxaria? Simbologia e Origem!

A mariposa é um inseto de hábitos noturnos. Pertence à classe das Insectas e à ordem das Lepidopteras. Esse inseto apresenta atração pela luz – hábito conhecido como fototaxia.

Trata-se de um movimento que o organismo do animal executa em direção à luz. É frequente vermos mariposas pousando e voando em forma de círculos no entorno de luzes, especialmente, artificiais.

Simbologia da mariposa

A mariposa, por ser um inseto de hábitos noturnos, geralmente possui uma simbologia vinculada à morte. Também é simbolo da transformação da morte, do renascer e das forças vorazes de uma paixão.

O significado do inseto também pode variar de acordo com a sua cor. Veja a seguir:


  • Branca: é símbolo de prosperidade e de muita sorte. Acredita-se que se uma mariposa de cor branca surgir em sua casa, muitas coisas boas acontecerão em sua vida.
  • Preta: representa a morte ou o espírito de pessoas falecidas. Muita gente garante que avistar uma mariposa preta não é bom sinal, pois indica que alguém próximo virá a falecer.
  • Azul: as mariposas azuis, além de bonitas, trazem bons sinais. Indicam momentos de romantismo e muita alegria.
  • Marrom: acredita-se que não é nada bom avistar uma mariposa marrom. Isso porque ela representa que algo muito desagradável poderá acontecer.
  • Amarela: avistar mariposas amarelas indica que você precisa de mais sabedoria para levar a vida de forma melhor.

Qual o seu significado espiritual?

Mariposa em desenho

É um inseto que atravessa um processo de metamorfose para atingir a sua fase adulta – o que pode significar espiritualmente um símbolo de transformação .Para os astecas, por exemplo, ela era chamada de  “sol negro”. Segundo eles, o inseto passava por diversos submundos durante a sua vida noturna.

Para o espiritualismo, ela ainda se trata do fogo que representa a morte, mas uma morte que transforma. Não se deve entender esse significado como algo totalmente negativo. Isso porque as mariposas passam por metamorfose, então esse processo de morte deve ser mais compreendido como um ciclo de transformação, que leva as pessoas falecidas para outro tipo de existência.

Dessa maneira, pode-se compreender a morte simbolizada pelas mariposas também como um símbolo da imortalidade da alma.

A mariposa ainda representa a movimentação das sombras, das bruxas e de diversos espíritos. Como esse inseto se sente atraído pela luz, ele também representa a busca pela verdade, como a nossa alma que busca o Criador.

Além disso, a mariposa também possui um significado espiritual da força arrebatadora das paixões. Assim como esses insetos rodeiam o fogo e a luz, os serem humanos também se sentem atraídos pelo amor sem medidas.

Mariposa e borboleta tem o mesmo significado?

A mariposa e a borboleta tem significados parecidos, porém, com algumas diferenças. Ela, por exemplo, por ser um inseto noturno, costuma representar a transformação. Também representa a imortalidade da alma, assim como a força devastadora das paixões.

A borboleta também representa a transformação, assim como elas.  No entanto, tem outros significados, como a beleza, as coisas passageiras e a felicidade.

A borboleta também possui significados diferentes de acordo com a sua tonalidade. Confira, a seguir:

  • Borboletas Coloridas: são verdadeiras mensageiras da felicidade e da alegria
  • Borboleta azul: refere-se a metamorfose pela qual passa o inseto, simbolizando as mudanças pelas quais nós passamos ao longo de nossa história pessoal, nas mais variadas áreas de nossas vidas.
  • Borboleta Amarela: é um símbolo de vida nova. Representa também a estação da Primavera, onde a cor amarela predomina na natureza.
  • Borboletas Pretas: essas borboletas simbolizam a morte. Ainda significam a presença de um espírito de uma criança faleceu sem ser batizada ou a reencarnação de uma bruxa.
  • Borboleta Branca: é o símbolo da paz, da tranquilidade, da calma e da serenidade.

O que significa sonhar com mariposa?

Acredita-se que sonhar com uma mariposa significa que coisas novas estão para acontecer na sua vida. Tais mudanças podem acontecer em diversas áreas da vida, como: trabalho, família, finanças, relacionamentos afetivos, amizades, entre outras.

Esse sonho ainda representa o nosso desejo de que as coisas mudam – o que não é ruim. Isso porque para promovermos mudanças em nossas vidas, temos de fazer movimentos para a renovação e lutar para alcançar objetivos ou para que nossos sonhos se realizem.

Sonhar com uma também pode dar indícios sobre apostas em jogos, como o do bicho . Se sonhar com mariposa, muita gente indica a apostar no Pavão.

A mariposa bruxa traz a morte?

Muitas pessoas e em diferenças culturas acreditam que sim, que a “mariposa bruxa” pode trazer a morte, além de indicar má sorte.

Os povos antigos afirmavam que se uma da espécie Ascalapha odorata adentrasse em sua residência era indício de má sorte. Essa espécie de mariposa é conhecida também como a famosa “mariposa-bruxa”. Tal inseto, pertencente à família das Noctuidaes é um tanto temido, devido o seu significado estar atrelado à má sorte e à própria morte.

No Brasil, esse tipo é conhecido apenas como “‘bruxa”. Já nos Estados Unidades ela é chamada de a “black witch”, ou seja, a “bruxa negra”.

No México, o inseto é conhecido como “mariposa de la muerte” (mariposa da morte). Na Jamaica, a “mariposa bruxa” é conhecida como “duppy bat”, que significa “morcego fantasma”.

Em diversas culturas do continente americano, acredita-se que se uma grande e de cor escura entrar em algum local, trará maus presságios para aquele lugar. Além disso, como já mencionado, a “mariposa bruxa” pode indicar o falecimento de alguém.

No entanto, em outras culturas, a presença de uma “mariposa bruxa” está associada a prenúncios de momentos mais felizes. Ainda pode indicar a presença do espírito de pessoas falecidas, que vem visitar entes queridos que ainda encontram-se nesse mundo.

Mariposa em desenho

Mariposa tattoo

As tatuagens de mariposa são mais comuns de serem encontradas entre as mulheres. Tatuadas em preto ou de forma multicolorida, costumam aparecer em tamanhos pequenos e em diversas partes do corpo.

Geralmente, que  opta por tatuar uma mariposa quer passar um sinal de liberdade, ternura, evolução e transformação.