O Que é Marca Registrada? Qual é o Símbolo? Como Fazer no Teclado?

Sem duvidas, é grande o número de empresas e pessoas que possuem dúvidas a respeito o processo necessário para ter uma marca registrada. O que muitos não sabem, por exemplo, é que o processo deve ser feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Então, se você também tem dúvidas e quer saber um pouco mais sobre a marca registrada, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

O que é a marca registrada?

A marca registrada nada mais é do que o nome dado a marca de uma corporação ou empresa quando ela a registra. Assim, a marca passa a ser uma propriedade da empresa e só pode ser usada por ela ou com a sua autorização. Esse direito pode, inclusive, ser cobrado judicialmente.

A marca, por sua vez, é a combinação de conjuntos e símbolos. Juntos, ele tem o objetivo de distinguir um determinado produto ou serviço. Assim, o consumidor pode diferenciar um produto ou serviço oferecido, mesmo que tenham uma finalidade similar ou idêntica.


Além disso, o registo da marca ainda contribui para que ninguém mal intencionado possa se beneficiar do sucesso comercial de um determinado empreendimento.

É importante ressaltar que a marca registrada não deve ser confundida com o copyright. Nesse caso, o símbolo que representa é um “C” maiúsculo também dentro de um círculo. Ele é referente aos direitos do autor sobre determinados textos ou imagens. Sendo assim, sua reprodução só pode ser feita sob autorização do mesmo.

um ícone de Marca Registrada

Como funciona o uso este símbolo?

Quando uma marca e registrada, logo ela passa a ser de propriedade da empresa que a registrou. Sendo assim, a mesma só pode ser utilizada por quem possui sua propriedade ou por terceiros com a devida autorização para isso.

Além disso, só pode utilizar o símbolo quem já possui a devida concessão para isso. Então, marcas que não possuem registro ou que ainda estão em processo, ainda não podem fazer uso do símbolo ®.

Qual é o símbolo de marca registrada?

No Brasil, o símbolo da marca registrada é uma letra “R” maiúscula dentro de um círculo. O símbolo é o seguinte: ®. Nos EUA, por exemplo, o símbolo é representado por duas letras, que é “TM”, também maiúscula. Essas letras significam Trade Mark, ou seja, marca comercial.

Justamente por isso que em nosso país também se pode utilizar o símbolo “MR”. Nesse caso, a sigla com duas letras maiúsculas corresponde à abreviação de Marca Registrada.

Independentemente do símbolo utilizado em cada país, ambos servem para indicar uma propriedade intelectual. Assim, registrar a marca protege o nome e logotipo de uma empresa de acordo com a sai atividade fim. Isso mostra que o uso daquela combinação de símbolos e exclusiva da mesma naquele segmento.

 

Como fazer o símbolo de marca registrada no teclado

Se você procurar nos símbolos do teclado do seu computador, dificilmente irá encontrar o símbolo da marca registrada. Isso porque a quantidade de símbolos existentes é muito grande e seria impossível colocar todos em apenas um teclado. Por isso, os que encontramos são somente aqueles mais utilizados.

No entanto, se o que você deseja é usar o símbolo da marca registrada, pode ficar tranquilo. Isso porque existe uma forma muito simples de fazer os símbolos que estão ocultos do teclado, que é através da utilização e códigos.

Então, para que você possa fazer o símbolo da marca registrada, basta pressionar a tecla “Alt” no teclado, enquanto digita o código 0174. Assim, o que você vai obter é o seguinte símbolo: ®.

Caso o que você deseje seja o símbolo de Trade Market, o código a ser digitado deve ser 0153. Isso deve ser feito sempre com a tecla “ALT” pressionada. Assim, o que você vai obter é o seguinte símbolo: ™.

Computador Mac

Caso o seu computador seja um Mac, o processo é muito parecido, porém os códigos são diferentes. Para isso, basta pressionar as teclas “options” + “2”, que o símbolo de Trade Market vai ser inserido.

No caso do símbolo da marca registrada, basta pressionar “options” + “R” e pronto! Logo aparecerá o símbolo de marca registrada.

Aplicativo Microsoft

símbolo de Marca Registrada

Já se você está utilizando algum aplicativo, existem outros atalhos que podem ser utilizados. Além dos códigos “ALT + 0174” para marca registrada e “ALT + 0153” para Trade Market, existe uma outra forma.

Por isso, se você estiver usando o Word, por exemplo, o comando é o seguinte:

  • Pressione “ALT + Ctrl + T” para inserir o símbolo de Trade Market. Você também pode digitar (TM) que ele fará a conversão.
  • No caso da marca registrada, você deve pressionas “ALT + Ctrl + R”. Você também pode simplesmente digitar (R) que ele fará a conversão automática.

Se mesmo assim nada der certo, use a opção de copiar e colar da web, que é sempre um bom recurso.

Pergunta dos leitores

Posso usar o símbolo de marca registrada em marcas não registradas?

Embora possa parecer óbvio, é sempre importante ressaltar que somente quem tem a marca registrada é que pode usar o símbolo da mesma, que é ®.

Sendo assim, o símbolo não deve ser utilizado nem por marcas que ainda estão em processo de registo. Muito menos por aquelas que sequer solicitaram o registro de sua marca.

Dessa forma, é preciso já ter a concessão para poder usar o símbolo da marca registrada.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a marca registrada, seu símbolo, quem pode utilizar e todos os detalhes a respeito desse tema. Aproveite essas informações!