Tatuagem Maori – Quais os Significados? Veja os Símbolos Mais Usados!

Maori ou Maore se trata se um povo nativo da Nova Zelândia. Repletos de símbolos e significados, a cultura desse povo é usada até hoje em diversas religiões, culturas e seitas.

O que é maori?

A palavra maori significa, em português, “normal ou “natural”. É um símbolo que até hoje possui significados místicos e espirituais.

Qual sua origem?

Como já mencionado, o maori vem da Nova Zelândia. De acordo com registros, acredita-se que os maoris sejam originários de ilhas bastante antigas que faziam parte da Polinésia. Por volta do século X, então, os maoris teriam migrado para a Nova Zelândia.

Ao que tudo indica, com a chegada dos povos europeus, durante o século XVIII a Nova Zelândia, os maoris tiveram contato com eles. Os europeus encontraram, então, uma tribo guerreira, com rica cultura e muitas tradições particulares. Uma dela era a prática do canibalismo pelo povo maori.


Foram inevitáveis guerras entre os nativos maoris e os colonizadores europeus, pelo poder do território. Já na década de 1840,  a Nova Zelândia aceita ser uma colônia pertencente do Reino Unido, por meio da consolidação do Tratado de Waitangi.

Algumas características típicas do povo maori, porém, se mantiveram, como a dança Haka – que se popularizou através dos membros da Seleção Neozelandesa de Rugby “AllBlacks”. Por hábito, os participantes da Seleção Neozelandesa fazem uma pequena demonstração dessa dança típica do povo maori, com o objetivo de intimidar os adversários de jogo.

A dança Haka era feita pelos maoris para criar medo em seu inimigos.

um indio da tribo Maori

Significado da tatuagem maori

As tatuagens que seguem a cultura maori é formada, em geral, por figuras repletas de formas geométricas, formando esculturas. Esses desenhos ainda possuem diversos significados religiosos e espirituais – representando uma boa opção para tatuar figuras maoris no corpo.

A maioria das tatuagens que tem sua inspiração nas figuras são consideradas “tribais”. Assim como para os maoris, as pinturas realizadas no corpo e no rosto masculino tem o significado de posições sociais. O número desenhos na pele iam aumentando progressivamente com a posição social que o homem ia obtendo dentro de sua tribo.

Atualmente, se você quer fazer uma tatuagem em seu corpo, não faltarão opções bem bonitas e legais. Normalmente, as tatuagens significam a força, a persistência, a conservação de uma rica cultura. Em geral, as tatuagem com características são repletas de formas geométricas e espirais, além de curvas que vão se encaixando uma nas outras.

Qual o significado do bracelete?

As tatuagens de braceletes ficam muito bonitas e estilosas, fazendo toda a volta do braço. Vai muito bem tanto para homens como para mulheres.

O significado do bracelete é força e, como não poderia deixar de ser, tenta conservar os aspectos dessa cultura tão rica.

Vale ressaltar que o bracelete é cheio de detalhes e traços. Assim, para tatuar um bracelete maori em seu corpo, dê preferência por tatuadores experientes, para que de um bom resultado e você fique satisfeito/a com a sua nova tatuagem.

Os símbolos mais usados em tatuagens

Muitos símbolos são usados em tatuagens. A seguir, você fica conhecendo os símbolos mais usados em tatuagens maori:

  • Maori-tiki: são desenhos que representam os deuses da cultura. Os principais deles usados em tatuagens são: Tiki-tohua (deus das aves), Tui: (deus dos peixes), Tiki-auaha (deus dos homens), Tiki-kapakapa: (deus dos pássaros) e Tiki-whakaeaea (deus dos alimentos).
  • Tubarão: tatuagem com traços maori que simbolizam a coragem e a bravura. Na cultura, os afiados dentes do tubarão ainda representam proteção contra inimigos.
  • Koru: tatuagem maori formada por espirais, que costumam simbolizar os ciclos da nossa vida, não possuindo começo, meio nem fim. Ainda representa o presente, o passado e o futuro. A tatuagem maori Koru ainda se associa ao crescimento e à harmonia.
  • Amor impossível: trata-se de um desenho estilizado por traços de uma meia lua. Mais comum em mulheres, simbolizam o amor impossível. Caso essa figura seja formada por dois símbolos, representa o recomeço e a persistência na busca pelo amor.
  • Arraia: tatuagem com traços da cultura bem comum entre os homens. O desenho simboliza o poder de locomoção e a liberdade. Na cultura, a arraia ainda está relacionada à sabedoria.
  • Tartaruga: trata-se de um símbolo da serenidade e da longevidade. Vida longa para quem opta por uma tatuagem de tartaruga maori no corpo.

Os símbolos maori mais usados em tatuagens

um simbolo Maori

  • Lagarto: a animal tem significado especial na cultura maori. Tatuar um desenho com traços maori de lagarto remete á proteção contra doenças.
  • Ngaru: desenho que lembra as ondas do mar e significa o movimento da vida. Ainda expressão a continuidade e a impermanência das coisas.
  • Moko: tatuagem com traços que têm o objetivo de identificar a posição dentro da família que uma pessoa ocupa. Também representa uma espécie de assinatura da pessoa que tatua essa figura em seu corpo.
  • Folha de samambaia: desenho que remete ao livramento de tentações. É adotada também por quem deseja segurança na vida.
  • Aves: é o símbolo da liberdade. Representa as aves que voam,mas que sempre retornam ao seu local de origem. Pode representar o apego às origens e a própria história.
  • Tiki Mana: é representado por uma pessoa de lábios grandes e olhos fechados, Trata-se ainda de um dos Deuses da cultura, que oferecia proteção a família e à pessoa que pintava a figura em seu corpo.
  • Cavalo Marinho: símbolo que remete à perseverança e a paciência. Segundo a cultura maori, a perseverança e a paciência são as virtudes mais importantes para alcançar qualquer tipo de vitória.
  • Palmeiras: palmeiras e coqueiros na cultura maori representam a felicidade e a serenidade. Quem opta por tatuar esse desenho pode estar em busca dessas virtudes.
  • Hei Tiki: trata-se de um verdadeiro talismã para os maoris. A representação traz sorte e felicidade. Ainda simboliza o embrião humano que não veio ao mundo. Pode significar também a sabedoria, a perspicácia e a lealdade.

Como fazer uma tatuagem maori?

A tatuagem maori costuma ser muito procurada pelas pessoas.  Seus traços simétricos, bonitos e em espiral – geralmente tatuado na cor preta – enchem os portfólio dos tatuadores hoje em dia.

Porém, os traços da tatuagem devem ser finos e proporcionais, Portanto, procure um profissional tatuador experiente e que, de preferência, já tenha feito bastante tatuagens nesse estilo. isso para que a sua tatuagem fique bem feita e traga um resultado satisfatório para você.

Pergunta dos leitores

O que significa uma tatuagem maori de coruja na perna?

A tatuagem maori de coruja na perna costuma simbolizar a sabedoria feminina – assim é mais observada em mulheres. Geralmente, essas tatuagem são grandes e bastante estilizadas e rica em detalhes. Recomenda-se fazer a tatuagem de coruja maori na perna com tatuadores experientes em traços precisos e finos.