Mão de Hamsa – Qual o Significado? Qual Sua Origem? Curiosidades!

A palavra mão é derivada de manifestação, que no hebreu e iad. Ela significa poder e aquilo que se pode alcançar. Sendo assim, a mão é símbolo de ação, habilidade, domínio e poder. A mão de Hamsa, por sua vez, também possui um significado profundo.

Então, para saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

O que é a Mão de Hamsa?

Hamsa ou Hamsá nada mais é do que uma palavra que tem origem árabe. Seu significado é “cinco”, fazendo uma referência aos 5 dedos da mão humana.

A mão de Hamsa também é conhecida como “Mão de Fátima”, “mão de Deus”, “chamsá”, “mão de Hameshh” ou somente “Hamsa”.


Esse símbolo, para os seguidores do islamismo e também do judaísmo, é considerado como um amuleto que afasta o mau-olhado.

O símbolo se caracteriza pela representação do desenho de uma mão direita simétrica. Nelas, todos os dedos possuem a mesma proporção. Outra característica é que há um olho bem no centro da palma da mão. No lugar do olho, também se pode encontrar uma estrela de Davi, um pombo, um peixe ou outros símbolos.

Mao de Hamsa em colorido

Significado da Mão de Hamsá

No âmbito religioso, a Mão de Hamsa representa a mão que para. Isso quer dizer que ela impede a chegada do mal, transmitindo força, poder e proteção.

Assim, ela atrai o bem e se tornou uma expressão religiosa para proteção e bençãos

Para a igreja católica, a Mão de Hamsa é conhecida como Mão de Miriam. Isso porque para os judeus a sua associação é feita com Miriam, a irmã de Moises.

Na tradição, o amuleto também é conhecido como Mano Pentea, que quer dizer Mão da Benção. Ela é utilizada nas casas como um símbolo religioso de proteção.

No entanto, mesmo estando associada com ícones presentes no Antigo Testamento da Bíblia, ela não é muito utilizada pelos católicos hoje em dia. Isso porque a sua  utilização se massificou como um amuleto da sorte e isso não está de acordo com os preceitos católicos.

A Mão de Hamsa aparece também no budismo e no hinduísmo. Lá ela recebe o nome de Abhaya Mudra que é a denominação de uma postura sagrada da mão (uma mudra).

Para eles, a mão quando está estendida para cima, tem relação com a elevação espiritual. É como se fosse uma referência ao divino que é a representação da força e da fé espiritual.

Em sânscrito, Abhaya significa “destemor”, ou seja, falta de medo. Ela é uma mudra (postura de mão) bastante utilizada pelos budistas e hindus.

Essa mudra pode ser vista na representação do deus hindu chamado Shiva Nataraja.

Qual a diferença entre a mão de Hamsa e a mão de Fátima?

A Mão de Hamsa também é conhecida como Mão de Fátima. Ela recebe essa denominação como uma referência à filha mais jovem de Maomé, o profeta. Fátima era filha do profeta Maomé com a esposa Cadija. Vale lembrar que Fátima, para os seguidores do islamismo, é uma mulher santificada.

Para quem não sabe, Fátima nasceu em Meca e foi a única filha de Maomé a dar herdeiros para ele. Isso assegurou a descendência do mesmo, o que é um fato de extrema importância para os seus seguidores. Isso porque ele é o líder espiritual do Islamismo.

Um outro fato importante a respeito de Fátima é que foi ela quem cuidou do pai até a morte. Antes e morrer, Maomé disse a ela que havia recebido uma visita do anjo Gabriel. Nessa visita, o anjo teria dito que quando Maomé morresse, Fátima iria se encontrar com ele no Reino Celestial.

É por causa dessas associações que as mulheres muçulmanas costumam usar esse talismã. Fátima é tida como a “senhora das mulheres do Paraíso”.

Por fim, o significado dos dedos da Mão de Fátima em certas mesquitas é a representação dos 5 pilares do islamismo:

  • Shahada – fé
  • Salat – oração
  • Zakat – caridade
  • Sawm – jejum
  • Haji – peregrinação

Mão de Hamsa é para cima ou para baixo?

Mao de Hamsa em dourado

De acordo com o posicionamento da Mão de Hamsa, é o seu significado. Dessa forma, ela pode ser utilizada para cima ou para baixo e de cada forma terá um significado diferente.

Sendo assim, quando a posição da mão está para cima, ela tem relação com o céu e com tudo que está associado a ele, ou seja, ao espiritual.

Já quando a mão está virada para baixo, ela tem associação com tudo aquilo que está na terra e relacionado à ela, ou seja, o que é físico.

Existe ainda uma outra interpretação que diz que quando a mão está virada pra cima, ela tem mais ligação com as energias masculinas. Já se a mão estiver virada para baixo, é porque tem uma ligação maior com as energias femininas.

Há ainda quem afirme que o posicionamento da mão não tem importância significante na sua eficiência como amuleto.

Tatuagem de mão de Hamsa

Não há dúvidas de que atualmente a Mão de Hamsa vem se tornando muito popular no mundo inteiro. Isso porque além de ser muito bonita, ela ainda possui um excelente significado.

Por isso é que ela pode ser vista em estampas de roupas, amuletos, pingentes de colares e pulseiras e também, claro, em tatuagens. Não há dúvidas de que está na moda!

Normalmente, as pessoas que optam por uma tatuagem com a Mão de Hamsa o fazem por conta do simbolismo intrínseco a esse amuleto, sem falar na sua beleza estética visual.

Vale lembrar ainda que mais uma das interpretações do Hamsa tem relação com a fertilidade, no caso da Mão de Fátima, e da proteção e segurança contra o medo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Mão de Hamsa, o significado desse lindo amuleto e como ele pode ser utilizado. Aproveite essas informações.