Mão de Fátima Significado Espiritual: Origem, Simbolismo e Curiosidades!

O símbolo da Mão de Fátima se tornou popular há poucos anos. Atualmente, podemos ver a Mão de Fátima estampada em pingentes, brincos, camisetas e em outros objetos.Você sabe sobre Mão de Fátima significado, sua origem e funções? Aqui falaremos tudo sobre esse símbolo!

Origem da Mão de Fátima

A Mão de Fátima – também conhecida como Hamsá – conta com evidências arqueológicas sobre o seu uso como uma espécie de talismã. Ele era usado contra o mau-olhada, antes mesmo do desenvolvimento do Islamismo e do Judaísmo.

Historiadores acreditam que a Mão de Fátima se tratou de uma simbologia fenícia. Ela esteve associada a Deusa Tanit – que mantinha sua mão afastada das águas do mar.

Tempos depois, o símbolo da Mão de Fátima foi incorporado à cultura árabe. Em seguida, passou a integrar também os costumes judeus.


A Mão de Fátima ainda aparece na cultura do Budismo. Nessa religião, a Mão de Fátima é conhecida como Abhaya Mudra – possuindo um significado de proteção.

No dias atuais, os militantes que defendem a paz no Oriente Médio têm feito o uso do símbolo da Mão de Fátima. Isso porque a Mão de Fátima lembra as origens em comuns entre os povos árabes e judeus. Aqui, a Mão de Fátima não exerce uma função de talismã de proteção. Exerce, sim, uma simbologia de que a paz entre esses povos é possível.

Mão de Fátima significado

A Mão de Fátima é conhecida também como “Mão de Deus”, “Mão de Hameshh, “Chamsá e “Hamsá”. Trata-se de um símbolo que funciona como um amuleto contra o mau-olhado e a inveja. Também traz proteção àqueles que a usam.

uma mão de fatma invertida e normal

Mão de Fátima significado católico

A Mão de Fátima não faz parte da cultura católica ou de seus símbolos sagrados. Portanto, o símbolo não tem qualquer significado para a religião católica.

Seu uso

A Mão de Fátima, quando é utilizada pelas mulheres, dá a elas mais paciência. Também tem a função de atrair fortuna e boa sorte para as suas vidas. No entanto, seu significado principal permanece: proteção contra o mau-olhado e a inveja.

Já se a Mão de Fátima for usada como um amuleto para a casa, ela deve ser acomodada na entrada da residência. Dessa forma, acredita-se que o símbolo protege o lar da entrada de espíritos do mal e de energias negativas. Ainda, a Mão de Fátima protege todos os moradores da casa, trazendo sorte a eles.

A Mão de Fátima também pode ser colocada sobre a cama. Assim, ela evita que a pessoa sofra de insônia ou que tenha pesadelos durante à noite.

Atualmente, o símbolo da Mão de Fátima pode ser visto junto de diversos acessórios, como colares, brincos e pulseiras. Usando a Mão de Fátima dessa forma é uma maneira de se combater a inveja e o mau-olhado, além de trazer proteção. Muita gente prefere usar o símbolo como um pingente de colar. Assim, mantêm a Mão de Fátima mais próxima do coração.

Mão de Fátima é para cima ou para baixo?

Depende, de acordo com a tradição, a Mão de Fátima pode ser usada tanto para cima como para baixo. Porém, isso depende do sexo da pessoa que usa o símbolo.

Os homens devem usar a Mão de Fátima virada para cima. Já às mulheres é recomendado que usem o símbolo virado para baixo.

Tatuagem de Mão de Fátima

Com a atual popularidade do símbolo da Mão de Fátima, muitas pessoas tem optado por desenhar o símbolo em seus corpos. Colorido ou em preto, acredita-se que quem optar por fazer uma tatuagem da Mão de Fátima crê que o símbolo protege contra a inveja, o mau-olhado e traz proteção.

Além disso, a tatuagem pode significar outros sentidos da Mão de Fátima, que é a proteção contra os medos e o poder da fertilidade.

O desenho da Mão de Fátima é complexo e repleto de detalhes. Querendo tatuar a Mão de Fátima em alguma parte do seu corpo? Então, procure um bom profissional para tatuá-la em você!

A Mão de Fátima e o Olho Grego

um desenho da mão de fátima significado

Se formos reparar, no centro do símbolo da Mão de Fátima, existe um Olho Grego nela. De acordo com a História, o Olho Grego foi incorporado à Mão de Fátima pois também é uma espécie de amuleto.

O Olho Grego manda para longe coisas ruins, como: má sorte, pobreza, inveja, olho gordo e energias negativas.

Curiosidades sobre a Mão de Fátima

Agora que você já conta com diversas informações sobre a Mão de Fátima significado, conheça algumas curiosidades sobre o símbolo:

  • Além de proteger contra a inveja e o mau-olhado, o símbolo da Mão de Fátima também auxilia as pessoas em questões financeiras e relacionadas a negócios.
  • Para os árabes, cada dedo da Mão de Fátima é um pilar do Islamismo. Os dedos recebem os nomes: Salat (oração), Shahada (fé), Sawm (jejum), Zakat (caridade) e Haji (peregrinação).
  •  Muitas joalherias e indústrias do país têm investido em peças preciosas com o desenho do símbolo da Mão de Fátima, nos últimos anos – devido à popularidade que o símbolo ganhou no Brasil.