Lírios Significado – Bíblico e espiritual, Tipos de Lírios, Como cuidar?

Os lírios possuem perfume inebriante e um formato diferenciado e exuberante. Da família Liliaceae, os lírios têm sua origem na Ásia, América do Norte e Europa.

A flor tem característica física marcante. Ela tem caule alongado que garante muita elegância. Por conta disso o lírio é preferido para eventos, decoração de palácios e é símbolo de brasões de famílias europeias reais.

Simbologia dos Lírios

Os lírios simbolizam inocência, pureza celestial e virgindade. É a flor do amor sublime.

Pelo aspecto fálico, a flor também está relacionada à erotismo, sexualidade e tentação das paixões.


Na cultura chinesa, os lírios simbolizam o verão, fartura e amor eterno. Já para os cristãos, os lírios têm uma simbologia de entrega à graça de Deus, à providência divina.

Para a realeza e nobreza, o lírio é símbolo de prosperidade, soberania, poder, honra, lealdade. É mito utilizado em vários brasões.

Lírios significadoLírios roxos e brancos

Os lírios são utilizados em arranjos, buquês de noiva, decoração. Cada cor tem um significado diferente:

Lírios de pétalas laranjas: Representam fascínio e atração imensuráveis.

Lírios branco e lilás: Indicam matrimônio, inocência e maternidade.

Lírios de pétalas azul: Significam segurança, bons sentimentos.

Lírios amarelo: Representam amizade ou até mesmo vontade de retomar um romance.

Lírios rosa e vermelho – Significam amor, sensualidade

O perfume dos lírios é tão inebriante e contém endorfinas, que garante bem-estar e felicidade. O lírio é considerado a flor da alegria, da prosperidade.

Tipos de Lírios

Há várias espécies de lírios. Eles são provenientes de cruzamentos que provocam diferentes cores e estilos. Os lírios híbridos.

Os principais são: Lírios orientais, lírios asiáticos e lírios longuiflorum.

Os lírios orientais são os mais procurados, pois têm perfume envolvente e são deslumbrantes. A espécie Lilium Stargazer desse modelo se destaca. Suas pétalas são recurvadas, grandes nas cores rosa ou branca com pintas em vermelho.

A espécie floresce no inverno até a primavera. Para cultivar essa espécie é preciso manter ao sol fraco.

Os lírios longuiflorum são grandes. São exclusivamente brancos, ou numa versão creme. São ideais para arranjos de flores com outros tipos de plantas para decorar eventos, casas.

Já os lírios asiáticos possuem flores menores quase sem perfume. Suas cores são variadas e fortes: rosa, roxo, laranja, amarelo, entre outros. Podem ser usados tanto para corte (buquê) quanto para vasos.

Essa espécie floresce no verão, são fáceis de cultivar e necessitam de sol pleno ou meia sombra. Não podem ser expostas a sol extremo.

Independente da espécie, todas as espécies são ótimas para presentear em qualquer situação. Os lírios são ótimos para garantir bons fluídos e repor as energias dos ambientes.

Onde usar os Lírios?

Os lírios podem ser utilizados em diversas situações e lugares pois são muito versáteis. Pode ser usado como buquê como presente para uma pessoa especial. Também pode ser dado em forma de vaso.

Além disso, pode ser usado em eventos especiais, formaturas, casamentos para compor a decoração da cerimônia da igreja e salão.

Os lírios também podem compor o buquê da noiva. Eles dão um ar colorido e rústico e são ideais para casamentos modernos e despojados.

Essa flor também pode decorar casas. Basta fazer o plantio dos lírios num vaso adequado e deixar num lugar arejado, sem vento ou incidência de sol direta, mas como boa iluminação. A flor vai florescer e a residência estará sempre bonita e perfumada.

Como cuidar?Lírios em vaso de vidro

Os lírios devem ser plantados em vasos em local iluminação boa, de preferência os bulbos da planta. É preciso molhar todos os dias, sem encharcar o substrato ou acumular água no prato. O vaso deve ficar em local arejado, sem receber sol direto.

Dentre 2 a 3 meses, os bulbos plantados devem começar a florescer. Flores mortas devem ser retiradas para não matar a planta.

Curiosidades

Assim como as rosas, os lírios possuem perfume inebriante. Eles possuem uma substância feniletilamina que produz endorfina nos seres humanos. Essa produção proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade.

Um dos significados da palavra Lírio é amor eterno. O povo chinês o batizou assim, quando começou a cultivá-lo há mais de 3000 mil anos.

Há uma lenda que os lírios têm o poder de reconciliar os apaixonados. Um pedaço do seu bulbo é capaz de reaproximar pessoas que romperam relações.

Nos palácios da Grégia Antiga, há desenhos de lírios nas paredes dedicadas à Hera.