Simbologia da Joaninha – Qual o Seu Significado? Ela dá Sorte ou Azar?

A joaninha é um dos insetos mais graciosos da natureza. Delicada e colorida, enfeita os jardins, as plantas e as flores.

O gracioso inseto pertence a família das Coccinellidaes. Apresenta cabeça pequena, 6 patas curtas, corpo semiesférico, cabeça pequena e asas bem desenvolvidas. Seu corpo é protegido por uma carapaça  colorida. As joaninhas costumam viver até 180 dias.

Qual o significado da joaninha?

A joaninha simboliza a sorte, o amor, a fertilidade, a renovação, o nascimento, a harmonia e muitas outras virtudes e coisas positivas. Dizem que encontrar uma joaninha indica sorte à vista.

A joaninha é um símbolo da sorte?

Sim, como já mencionado, a joaninha se trata de um símbolo da sorte. Encontrar uma delas por aí costuma ser prenúncio de bons acontecimentos.


Se o inseto pousar em uma pessoa, então, a sorte pode ser dobrada. Significa que essa pessoa de sorte está prestes a viver momentos muito especiais, incluindo muita felicidade ou mesmo a chegada de um dinheiro inesperado.

Acredita-se ainda que o número de pintas que uma joaninha possui na sua carapaça indica a quantidade de meses que alguém vai esperar até que surja um grande amor na sua vida.

Para quem trabalha com agricultura, a joaninha também representa um símbolo de sorte. Isso porque o inseto se alimenta de pequenas pragas que podem estragar a produção.

Por tantos motivos positivos, nunca mate uma joaninha! Fazer essa crueldade pode lhe trazer muita tristeza e azar.

uma joaninha na folha

Na religião católica e no xamanismo

A joaninha também tem ligação com a religião católica. Isso porque o gracioso inseto simboliza a maternidade e, assim, pode se referir a “Virgem Maria”. Em algumas culturas, inclusive, as joaninhas são chamadas de “besouros de Nossa Senhora”.

Na simbologia cristã e no folclore da Europa, uma lenda da Idade Média diz que alguns insetos nocivos estavam a destruir plantações. Os agricultores, então, resolveram orar para a Virgem Maria. A Santa teria enviado às plantações muitas joaninhas, que acabaram com as pragas.

E não é somente os agricultores, alguns farmacêuticos antigos também acreditavam que as joaninhas simbolizavam presságio de bons agouros. Isso porque elas ajudavam a controlar a reprodução das pulgas – trazendo equilíbrio e bem-estar à vida das pessoas.

Para o Xamanismo, a joaninha também é símbolo de sorte, além de proteção e realizações. Quem se aproxima desse inseto se liga às energias transcendentais e à busca pelos conhecimentos espirituais. A joaninha, no Xamanismo, mesmo pequena, é considerada um inseto corajoso, que sabe muito bem viver e se proteger frente à grandeza da natureza.

As joaninhas podem ser perigosas?

Não. As joaninhas não são perigosas para nós, seres humanos. Porém, na natureza ela não é um inseto tão inofensivo assim.

Muitos outros insetos temem as joaninhas no mundo animal. Isso porque elas são insetos carnívoros, que se alimentam de outros mais frágeis, como os pulgões e os ácaros. O corpo gordinho da joaninha, por exemplo, serve como um tipo de capa protetora, que lhe permite ficar no meio de formigas de forma mascarada e devorá-las.

Disfarçadas, tornam-se caçadoras vorazes de outros insetos. Porém, temem aqueles que são maiores que elas, alimentando-se de seus indefesos filhotes. Isso dá um apelido de covarde às joaninhas.

Tatuagem

uma joaninha na folha

Tatuagens de joaninhas são bastante comuns, principalmente em pessoas do sexo feminino. Quem escolhe desenhar uma joaninha no seu corpo, geralmente, quer imprimir a ideia de delicadeza que esse inseto nos passa.

As tatuagens de joaninhas costumam ser feitas em diversas partes do corpo: ombros, pulsos, costas, nuca, tornozelos, etc. Geralmente são escolhidas por quem gosta de tatuagens pequenas.

Com um desenho repleto de cores e detalhes, se você está querendo tatuar uma joaninha no seu corpo, procure um profissional tatuador experiente, para obter um bom resultado. Lembre-se de que a joaninha ficará tatuada no seu corpo para sempre!

Curiosidades das joaninhas

Agora que você já sabe mais sobre a simbologia da joaninha, confira a algumas curiosidades muito interessantes sobre ela:

  • Como suas cores se sobressaem na natureza, as joaninhas são rapidamente avistadas por predadores. Para afastá-los, porém, elas exalam um odor bastante desagradável, que afasta os outros animais
  • As joaninhas mais comuns costumam ter 7 manchinhas na sua carapaça
  • Há, na natureza, cerca de 5 mil espécies diferentes de joaninhas
  • As joaninhas são carnívoras e se alimentam de pulgões, cochonilha e outros insetos
  • As joaninhas são muito úteis na agricultura, pois elas se alimentam de pragas que estragam as plantações, Uma joaninha apenas é capaz de comer mais de 70 pulgões ao dia
  • Uma joaninha é capaz de colocar até 50 ovos
  • Uma joaninha, geralmente, mede 0,5 centímetro. Isso é menor do que o tamanho de uma unha
  • As joaninhas entram em período de hibernação durante todo o inverno
  • O inseto chega a bater as suas asas 85 vezes por segundo, durante o seu voo