Flor de Lótus – Qual a Origem e Significado? Budismo, Mitologia, Tatuagem

A Flor de Lótus, chamada de “A Flor Sagrada”, é um dos maiores símbolos do budismo. Sua representação serve para harmonizar tudo aquilo que toca. Pode ser usada na casa em forma de quadro, escultura, pintura na parede ou outros objetos de decoração. Seus significados são muitos. E todos, sempre muito positivos para as pessoas que a usam.

Seu desenho pode ser colocado junto aos objetos pessoais de uso mais necessário. Pode ser estampada em roupas, usada na forma de adereço ou pingente e até tatuada. Como símbolo, a Flor de Lótus pode ser colocada no ambiente de trabalho, em residências, locais públicos e até automóveis. Também pode ser dada a animais, com os mesmos desejos de boas energias. Na tradição budista, é um excelente presente.

Significado da flor de lótus

A Flor de Lótus é considerada o trono de Buda, entidade máxima do budismo. Seu maior significado é ser o símbolo de um coração fechado para as verdades da vida e da eternidade, mas que ao conhecer o caminho do que é correto, abre-se para uma nova existência. É o momento de desenvolver virtudes boas ações.

O desenho mais comum deste símbolo é sua representação com oito pétalas, que apontam para todos os lados do universo. sua abrangência para todas as partes do mundo e presença em todas as direções é a representação da harmonia em toda a parte e em tudo que há no cosmos.


O maior significado da Flor de Lótus é representar a vida do homem ou mulher de virtudes. A planta nasce no pântano. Em meio ao lodo. Seu ambiente natural é o mais difícil à vida, sujo, cheio de mal cheiro, insetos e animais mortos. Ainda assim, cresce para ser uma das mais belas flores do mundo. A beleza da flor está relacionada às boas obras das pessoas de virtude.

Para o budismo, a Flor Sagrada é a representação perfeita das pessoas perseverantes. Aquelas que mesmo nos momentos mais difíceis e em meio aos maiores desafios da vida, são capazes de descobrir o lado bom das coisas. A bondade no outro, a alegria de viver e mesmo em necessidade, praticam o bem ao próximo.

Origem da flor de lótusFlor de Lótus rosa boiando na água

Símbolo de força e superação. É um símbolo relacionado a vencer dificuldades. E também, o despertar par ao mundo espiritual. A grande iluminação que apenas as almas mais evoluídas conseguem ter ainda em vida. A flor é o símbolo do milagre de uma alma pura nascer nos lugares mais inesperados. É uma representação de buda e de todos os grandes líderes e messias de cada época.

A Flor de Lótus tem o nome original de Padma, ou Lótus Egípcio. Também é o Lótus da Índia, ou Lotus Sagrado. É comumente representada por desenhos de círculos perfeitos, cheios de pontas, chamados de mandala, que são representações do universo e seus níveis de consciência e existência material e os muitos níveis da existência espiritual.

Cores da flor de lótus

Para efeitos diversos, cada cor da Flor de Lótus tem um uso mais apropriado. Veja as principais cores com que a flor sagrada é representada:

  • Cor de Rosa – É seu estado mais místico e representa o próprio Buda.
  • Branca – Representa a pureza. é o símbolo para o espírito e a mente.
  • Azul – Conhecimento e sabedoria. É associada ao Manjushrio, que é o bodhisattva da sabedoria
  • Vermelha – Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão. Também representa o amor. Pode ser usada para fertilidade e sensualidade.

Flor de lótus na mitologia grega

Nas histórias de Ulisses, a Flor de Lótus é um poderoso narcótico que fazia as pessoas que a comiam, esquecerem-se de tudo. Um efeito de amnésia. O escritor Homero falava do desejo humano de esquecer os problemas e recomeçar sempre. A narrativa se passa em uma das ilhas visitadas por Ulisses e sua tripulação. O poder narcótico da planta era tão forte, que quem a comia, adormecia e esquecia.

Na história, o próprio Ulisses precisa resgatar três de seus tripulantes que comeram as Lótus junto com os nativos da ilha. Sua missão era descobrir o que havia na ilha, mas ao comer da flor, eles apenas se esquecerem e passaram a viver uma vida de paz e tranquilidade. Para voltarem, Ulisses precisou amarrar seus tripulantes e levar de volta ao barco.

Flor de lótus no budismo

Nascer em meio a trevas, sair dos cantões mais inesperados do mundo, ser um pária, um ser sem posses, alguém que poderia ser desprezado. Ou mesmo ser o mais rico dos homens, mas estar envolto em trevas espirituais. O nascer de uma Flor de Lótus é a descoberta de que o universo que nos cerca é sabedoria e luz. Muito mais do que bens materiais.

Para os budistas, a representação de Buda é feita com uma Lótus dourada em sua mão esquerda. Esta flor representa o esclarecimento, ou o despertar para a realidade do universo. E também a pureza, obtida através de uma vida dedicada a virtudes e devoção ao próximo. Caridade é uma dessas virtudes.

Lenda da flor de lótus no hinduísmo

Brahma, o deus criador na religião hindu é relacionado à Flor de Lótus de mil pétalas, que nasce do umbigo de Vishnu, o maior dos deuses, mantenedor de toda a existência. O novo mundo nasce do mundo que já existe e a vida se perpetua para sempre entre as eras de renascimento. A vida prossegue e evolui.

Também Surya, o deus do sol, é representado com uma Flor de Lótus em cada uma das mais. O significado desta imagem está relacionado ao esclarecimento. Pode ter significado de saber. O deus do sol sabe e conhece mais e mais a cada dia. E cada flor em sua mão tem o conhecimento dos dias vividos.

Significado da flor de lótus em tatuagemTatuagem de Flor de Lótus nas costas

A tatuagem de Flor de Lótus está muito ligada à feminilidade. É muito indicado para mulheres que amam desenhos bem trabalhados e cheios de estilo. É muito comum que se use esta tatuagem feita apenas com a tinta de cor preta, caprichando em detalhes gráficos e criatividade. Mas não há regra que impeça de usar muitas cores. Tudo vai do esforço do tatuador e do objetivo da pessoa com a tatuagem.

A forma circular da Flor de Lótus é a mais utilizada nas tatuagens de uma única cor, representada na forma de mandala. É uma maneira muito prática de fazer um desenho geométrico e rico em detalhes, sem o recurso de efeitos de luz e sombra, ou cores. É a maneira de usar como símbolo de proteção e harmonizador.

Se for usada de várias cores, seu objetivo pode ser mais estético, ou simbolizar os sentimentos e poderes específicos de cada contexto, dependendo de outras imagens, cores, e até mesmo escrita.

Curiosidades

  • Planta aquática originária da Ásia. Além de ser famosa como ornamento e por sua beleza, sementes desta incrível flor podem ficar guardadas para germinar durante muitos anos. A resistência destas sementes pode durar até 13 séculos. São mil e trezentos anos!
  • A beleza singular da Flor Sagrada foi a fonte de inspiração para o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai.
  • Se a Flor de Lótus estiver representada por apenas uma semente, ou um botão, seu significado é a surpresa da vida e as infinitas possibilidades para a espécie humana.
  • Padmásana na Yoga é a posição da Flor de Lótus. Postura mais tradicional de meditação. Pernas entrelaçadas e mãos com palmas abertas para cima para receber as energias boas do cosmos.
  • A pureza desta flor é reconhecida pela ciência, que ainda não sabe explicar como a flor consegue repelir micro-organismos nocivos e partículas de pó.
  • No cristianismo, a flor pode ser comparada aos lírios do campo, citados por Cristo, que disse no livro de Mateus, que nem Salomão, com sua riqueza, jamais se vestiu como estas plantas.