Flor de Lótus – O Que Significa? Como Fazer Uma? Tatuagem e Mandala!

Você já deve ter visto uma Flor de Lótus. Talvez apenas em um desenho, mas há de convir que ela é linda! Esta flor atrai diversos olhares de admiração e vem sendo cada vez mais utilizada por artistas que reconhecem a beleza e delicadeza dessa flor. A Flor de Lótus está diretamente associada à espiritualidade. No budismo, ela é conhecida como a flor sagrada e no hinduísmo é conhecida por ter uma aparência semelhante a evolução espiritual do homem.

A Flor de Lótus é um tipo de lírio d’água que tem suas raízes imersas na lama dos lagos e rios. Quando ela brota, cresce até a superfície, abrindo-se majestosamente e oferecendo um espetáculo aos admiradores da sua rara beleza. Esta planta emerge bonita, limpa e pura. Por isso, para algumas culturas como a egípcia e a orienta, a Flor de Lótus simboliza o nascimento do que é espiritual e divino, a ressurreição, evolução e pureza.

Qual o significado da flor de lótus?

A Flor de Lótus tem variados significados a depender da região que habite. No oriente ela significa a pureza espiritual. A Flor de Lótus é também conhecida por lótus da índia, lótus egípcio ou lótus sagrado. Sua representação se dá através de oito pétalas que são relacionadas as oito direções do espaço. Sendo assim esta flor aparece comumente nas mandalas por simbolizar a harmonia cósmica.

Seu significado está relacionado antes de tudo a vida. Isto porquê, esta é uma planta que nasce do lodo e cresce linda e pura. Ela representa também a capacidade de superação, de passar pelas dificuldades e enxergar o ponto positivo da situação e representa também a força.


uma Flor de Lotus entre vitórias regias

Qual o simbolismo da flor de lótus?

O simbolismo da Flor de Lótus é variado, como citado anteriormente. Mas a depender da cor da flor de lótus ele terá uma simbologia bem particular. Entenda melhor aqui.

ROSA – Esta é a representação de Buda. Desta forma é a que tem mais significado para o Budismo;

BRANCA – Esta é a simbologia da mente, do espírito e da pureza;

AZUL – A Flor azul simboliza o conhecimento e a sabedoria;

VERMELHA – Representa a compaixão e o amor.

Flor de lótus no budismo

Segundo a lenda budista, Buda andou, dando seus primeiros sete passos. E o local por onde passou brotou lindas flores de lótus. Por isto, seus passos são considerados uma ascensão e sua representação vem através da flor totalmente aberta.

A Flor de Lótus está associada diretamente aos ensinamentos de Buda, por isso, é considerada uma flor sagrada. é comum ver, a maioria das divindades da Ásia, sentadas por sob uma Flor de Lótus.

A lenda egípcia desta flor

Para os egípcios a Flor de Lótus associa-se a criação do mundo e é retratada como o umbigo do Deus Vishnu. A partir da flor de Vishnu, outra divindade teria nascido. O Brahma, deus criador do cosmo e dos homens. Nos palácios e pirâmides do Antigo Egito é comum encontrar flores de lótus representando o renascimento. Ela também é conhecida como a representação do deus Ra. A noite, a Flor de Lótus fecha suas pétalas e recolhe-se para dentro da água e só torna a abir quando amanhece o dia. Por esta ação natural da flor, os egípcios a tem como a flor do deus do sol.

Seu simbolismo na mitologia grega

Flor de Lotus no rio

Para a mitologia grega, os povos Lotófagos, viviam numa ilha ao Norte da África e se alimentavam das flores de lótus. Por isso, receberam este nome. A flor, causavam um efeito alucinógeno e proporcionavam um sono leve e pacífico. Mas também provocavam amnésia em quem o ingeria.

Em um episódio na Odisseia de Homero, três homens são enviados a esta ilha para poder investigá-la. Mas o que ocorre, é que ao comer a flor, juntamente com os Lotófagos, acabam esquecendo o que foram fazer lá e que precisam voltar para o barco. Graças a Ulisses, esses homens são resgatados, mas precisou amarrá-los ao navio para que não voltassem a ilha.

Mandala de flor de lótus

A mandala, é uma palavra que se origina do idioma sânscrito. Mandala significa completude. Ela é considerada um círculo mágico, porquê nela se concentram muita energia que simbolizam a harmonia e integração. AS mandalas com flores significam vitória e beleza. Várias tatuagens de mandalas com a Flor de Lótus são realizadas, pois significam a pureza e virtudes que nascem do sujo, do lodo.

Tatuagem de flor de lotus

Uma das grandes escolhas das pessoas que gostam de tatuagens é pela Flor de Lótus. A tatuagem representa a força e capacidade de sair vitorioso após uma situação muito difícil. A escolha das cores, inclusive tem significado bastante particular. E o local, segundo os tatuadores, pode ser onde o cliente preferir. Contanto que consiga evidenciar bem a arte.